Carmem Ziebell

O navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, está atracado no cais do Porto Novo do Rio Grande desde o início da noite de quinta-feira. A embarcação saiu do Rio de Janeiro na última segunda-feira, iniciando viagem para a 28ª Operação Antártica. A saída do porto rio-grandino em direção à Antártica está prevista para a manhã deste domingo, 1º de novembro.

A escala em Rio Grande objetiva o recebimento de roupas especiais para o frio antártico para a tripulação e pesquisadores que com ele viajam, além de gêneros alimentícios e equipamentos para quatro acampamentos de pesquisa no Continente Gelado. O embarque do material, que é preparado pela Estação de Apoio Antártico (Esantar), localizada no Campus Carreiros da Furg, ocorreu na noite de quinta para sexta-feira.

Nesta 28º Operantar, o Ary Rongel atuará em conjunto com o navio polar Almirante Maximiano, que deixou o porto rio-grandino na manhã da última segunda-feira seguindo para a Antártica.

FONTE/FOTO: Jornal Agora/MB

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

O nosso país está incrementando suas operações navais, militares e de pesquisa. Isso tráz “efeitos colaterais” interessantes. Nesse momento, pesquisadores formados elaboram teorias ou um novo plano de pesquisas que almejam poder por em prática nos programas da Marinha. Enquanto isso, estudantes de graduação nas diversas universidades sonham em poder participar de uma operação como a Operação Antártica e isso os estimula a avançar em suas áreas de estudo. O investimento em pesquisa tem retorno formidável em virtude de estar focado principalmente no elemento humano, no pesquisador, cientista, técnico. Esse investimento se desdobra formando uma grande massa de pessoas voltadas… Read more »