Em virtude da intervenção do deputado federal Chico Rodrigues (DEM), a população do Baixo Rio Branco será beneficiada por uma unidade móvel de atendimento em saúde. Trata-se da “ambulancha”, oficialmente conhecida como Lancha de Apoio Médico (LAM), barco doado pela Marinha Brasileira ao Governo do Estado e que atenderá as comunidades ribeirinhas. A unidade está em Belém (PA) e deve chegar até o final do ano aqui em Roraima.

O parlamentar, que é relator do orçamento do Ministério da Defesa – ao qual a Marinha está ligada –, percebeu que o Estado do Pará conta com várias unidades móveis do tipo lancha e achou viável para Roraima, que também tem grande número de moradores às margens dos rios.

Segundo o parlamentar, a população do Baixo Rio Branco tem necessidade de remoções rápidas e a “ambulancha” tem potência para deslocamentos imediatos. “O barco deve ficar em Santa Maria do Boiaçu à disposição da população e se deslocará à medida que houver demanda”, frisou.

A “ambulancha” já é utilizada em municípios com populações ribeirinhas. Custa em média R$ 300 mil e é fabricada no estaleiro da Marinha Brasileira. O processo de negociação para a doação da embarcação ao Estado de Roraima durou em média cinco meses.

Em Roraima, contará com a parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estadual e terá repassem mensal de R$ 13 mil para manutenção da embarcação. A equipe médica, composta por um médico e dois assistentes, é a mesma que está lotada em Santa Maria do Boiacu.

Para o secretário estadual de Saúde, Rodolfo Pereira, o recebimento dessa embarcação é muito importante, já que vai cobrir uma lacuna enorme no Sul do Estado, que tem uma logística diferenciada, por se tratar de rios ao invés de estradas. “Vai melhorar a qualidade de vida e salvar vidas da população ribeirinha, já que a embarcação é ágil”, enfatizou.

O Barco

Equipada com balão de oxigênio, três macas, kit de primeiros socorros, radar, bússola, sinalizador, dentre outros equipamentos existentes em uma ambulância normal, adaptada a uma embarcação, a “ambulancha” atenderá somente aos moradores do Baixo Rio Branco, pelo fato de a região ter rios navegáveis, mesmo no período de seca (verão intenso).

O modelo é pioneiro no Brasil. Possui 7,80 metros de comprimento, velocidade de 30 nós (aproximadamente 55 quilômetros por hora), é movida a diesel, tem motor de 220 HP, tanque combustível com capacidade para 400 litros. Possui casaria, espécie de hospedagem para a equipe e tem capacidade para um condutor e mais cinco pessoas, entre equipe médica, três ao todo, e um paciente.

FONTE: BV News

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments