Mais um teste bem sucedido com o míssil balístico Trident II D5

2

Trident II D5

A Marinha dos EUA conduziu com sucesso, no dia 19 de dezembro, um disparo de teste do míssil balístico Trident II D5, a partir do submarino USS Alaska (SSBN 732) no Oceano Atlântico.

O teste marcou o 130º lançamento consecutivo bem sucedido do Trident II D5 desde 1989, com um recorde de 20 anos de confiabilidade, inigualado por qualquer outro míssil balístico ou veículo espacial.

A US Navy lançou o míssil como parte do DASO (Demonstration and Shakedown Operation) do USS Alaska, depois de um período de reparos. Para o exercício, um míssil foi convertido para a configuração de teste usando um kit da Lockheed Martin, que contém dispositivos de segurança e instrumentação de telemetria.

O Trident entrou em operação em 1990 e o D5 encontra-se em operação nos SSBN da classe “Ohio” da US Navy e “Vanguard” da Royal Navy. O míssil tem alcance de 4.000 milhas náuticas e leva múltiplas ogivas nucleares.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Existem algumas informações na internet que não são confiáveis e que são inexistentes quando procuramos os fabricantes. Por exemplo, a cabeça de combate do míssil antitanque Javelin é dada como sendo de 8,5 quilos. Ora! Sabemos que o míssil inteiro pesa 11,8 k. Informação claramente descabida, sem falar que no site do fabricante não existe referência ao peso da “ogiva”. Sobrariam 3 quilos para todo o resto do míssil, o que é claramente incompatível com seu alcance de 2,5 km. O mais provável é que a ogiva esteja na faixa dos 4 kg. Outro exemplo é a “ogiva” do CALCM,… Read more »

Bosco

O site da fabricante Lockhead diz que o alcance é mesmo na faixa de 4000 milhas (4700 pra ser preciso).
O site “designation-systems” mostra um diagrama com o desenho de todos os SLBM americanos e nele diz ser 4000 milhas o alcance, igual ao do Trident I, mas nas “características gerais” ele diz ser de 6000 milhas.