China defende instalação de base naval no estrangeiro

21

bandeira da china

vinheta-clipping-navalA China precisa de uma base naval permanente no exterior para reabastecer seus navios e para ajudar no combate a piratas, especialmente no golfo de Áden, na Somália, afirmou o almirante chinês Yin Zhou em entrevista a uma rádio estatal.

A declaração ocorre poucos dias depois de a China ser obrigada a pagar a piratas somalis um resgate estimado em US$ 4 milhões para recuperar o navio De Xin Hai, que transportava carvão. O cargueiro havia sido capturado em outubro.

A entrevista de Yin foi lida como um movimento de Pequim para testar a recepção internacional à possibilidade de instalar uma base militar no exterior -não há nenhuma hoje. Enquanto a China ganha cada vez mais importância no cenário geopolítico, vizinhos na Ásia e potências mundiais monitoram de perto todas as iniciativas do país em matéria de defesa.

“Creio que a petição é razoável e que os países estrangeiros entenderão a necessidade da China”, disse o almirante, chefe do centro de pesquisas da Força.

A China enviou à costa da Somália navios escolta neste ano, mas não atracou em nenhum porto por 124 dias. Segundo Yin, a ideia era não criar “suspeitas desnecessárias nos países ocidentais”.

FONTE: AP, via Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Coral Sea

Oi Poggio

A China já tem uma base naval na região; em Gwadar no Paquistão…mas conta como “investimento no setor civil”.
E estão construindo um porto no Sri Lanka e outro em Myamar.
Além de outro que está em fase de planejamento no Blangadesh.

Fábio  Mayer

Que bom que voltou a caixa livre de comentários! Não é que eu não queira assinar a trilogia blog. O problema é que já assino ASAS e compro T & D e Força Aérea, sou sócio do Coritiba, assinante do UOL e outras tantas coisas, que não posso mais me dar ao luxo de mais um… afinal, Leticia pretende casar (eu também) em 2010. De qualquer modo, não sou daqueles que se revolta pelo site fechar… ninguém trabalha de graça, que dizer com tanta qualidade… vocês estão certos de cobrar! Quanto à China: está apenas colocando em prática o manual… Read more »

Galileu

Feliz ano novo a todos, moderadores e leitores.

abraço

Wolfpack

De vez enquando a China mostra suas garras. É capaz de executar um cidadão Britânico por tráfico de Heroina, mesmo o cara tendo problemas mentais e peita até pedidos de clemência da Inglaterra. Ninguém segura mais a China, acho que nem as reivindicações internas por mais liberdade e democracia. A Internet por lá é censurada. MAs a Inglaterra, a Europa e os Estados Unidos não podem reclamar, pois forma eles que criaram este monstro que compete no mundo atual seguindo suas próprias regras e é aceito assim. Férias, direitos como Previdência, acesso a Saúde, direitos Trabalhistas zero e salários de… Read more »

Dalton

coincidencia Wolf !!

estou montando, o kit do submarino voador escala 1/32 e estava pensando a mesma coisa que voce,…a empresa tem sede na Florida,
Moebius Models…but…made and printed in China.

Mas até quando a China poderá sustentar tal crescimento? 300 milhoes de chineses vivem relativamente bem…e o bilhão restante?

Os jovens chineses querem mais liberdade…quem sabe o que a próxima geração exigirá?

Acho que a China tem grandes problemas internos e cedo ou tarde, eles terão que lidar seriamente com isso.

abraços

El  Carajlo

Sobre a China Faz bem a nos sermos amigos deles, emquanto eles puco a pouco minam a influencia de UE e EUA, nos ajuda a crescer, mas só até certo ponto. Depois, nós é que teremos problemas com eles. Problemas grandes, pois sempre sofremos com pirataria. Brasil e China Lembrando que nós, brazukas, damos muitos valores para eles. Poderemos trabalhar conjunto no futuro. Se na nova ordem mundial “pedir” que cada país aproveite sua característica no mundo, o Brasil seria a “frabrica de alimentos”. Poderíamos alimentar a China e ele nos vendem seus produtos. Seria a UNICA forma do Brasil… Read more »

El  Carajlo

Tudo vai terminar na América Latina. O continente populoso e populista.
Por isso eu disse que a África não atrai a China e nem UE e EUA. A Áfria morre de fome e não da lucro, so seria despesas.

Coral Sea

Sobre o relacionamente China-África; alguns amigos aqui estão mal informados….o negócio é que os chineses fazem as coisas sem alarde, música e festas…. Eles já arrendaram milhares de hectares de terras férteis em Moçambique, Madagascar, Kongo entre outros para plantar arroz, milho, trigo etc e vai tudo para a China. Estão investindo muito na exploração de petróleo em Angola e Guinea Equatorial. Fora da África, eles estão comprando tudo no setor de matérias-primas que estiver a venda… Recentemente ganharam os direitos de exploração de um gigantesco campo de gás no Afeganistão, para o desespero e raiva das firmas européias, canadenses,… Read more »

gabriel

eu concordo plenamente sobre o que disse o Coral Sea,a Africa nao eh somente um lugar pobre,la a varias materias primas que sao fundamentais para o crescimento economico chines ,ou seja precisam dessas materias primas para poderem crescer,alem disso eles estao investindo pesadamente por la,outro dia vi um texto no the new york times,sobre o crescimento chines na africa e sua influencia por la,os chineses dao ate bolsas de estudo para os filhos dos governantes africanos,por isso nao me surprienderia se um dias desse colocarem algumas bases militares por la.

El  Carajlo

“Sobre o relacionamente China-África; alguns amigos aqui estão mal” Obs: AL é América Latina Se foi pra mim eu não sei. Mas sei que no lado social como eu disse antes, África não atrai a China como a América Latina vão atrai no futuro. A África so da lucro suficiente para quem quer trabalhar o lado social, desenvolver melhor a estrutura civil la que esta meia destruída. Se a China trabalhar nesse lado, assim como os EUA fizeram com o japão a sua visão (tornando od japoneses valiosos aliados na Ásia e um parceiro comercial favorável) ai sim a China… Read more »

El  Carajlo

gabriel em 31 dez, 2009 às 14:06

“se um dias desse colocarem algumas bases militares por la.”

Você não sabe o quanto esta perto da verdade amigo. Realmente será facil na África.

Outra coisa, quando se fala em Base estrangeira americana (sem ser antiamericano) para muitos significa perigo, ou atrair perigo, atenção dos vizinos que com certeza irão reclamar e etc. Mas se os Chineses resolvesse colocar algumas, vamos ver, na Venezuela, ja que alguns vizinhos nossos andam bem amiguinhos dos chineses. Quem sabe.

Feliz ano novo

gabriel

El Carajlo,concordo em parte com vc,mais ainda vejo a Africa mais importante do que America do Sul para os chineses,neste momento.Apesar da America do sul ser mais desenvolvida que a Africa.
Para a China crescer,precisa da materia prima e os paises da Africa os tem com certa abundancia ou seja,os chineses encontram materia prima com certa facilidade por la,alem de eles ja terem uma certa influencia com alguns lideres africanos.

gabriel

El Carajlo em 31 dez, 2009 às 14:17 “Outra coisa, quando se fala em Base estrangeira americana (sem ser antiamericano) para muitos significa perigo, ou atrair perigo, atenção dos vizinos que com certeza irão reclamar e etc. Mas se os Chineses resolvesse colocar algumas, vamos ver, na Venezuela, ja que alguns vizinhos nossos andam bem amiguinhos dos chineses. Quem sabe.” El Carajlo,concordo com vc,fizeram um alarme mt grande com as bases americanas,se fossem chinesas ou russas,acho q nao teria esse alarde todo. Enfim quando eu digo que hoje a Africa é mais importante para a China do que America do… Read more »

El  Carajlo

gabriel em 31 dez, 2009 às 14:40

EU sei, a AL será importante para a China no futuro. Por agora, somos apenas mais um de seus fregueses.

Falo isso porque cada vez mais vemos nossos vizinhos rejeitando trabalhar em conjunto com o Brasil para fazer a AL crescer, preferem a china e cada um ficar para o seu lado. E isso irá continuar por muito tempo. Até a AL num futuro em que a CHina será super potencia maior, poderemos ser o mercado deles.

El  Carajlo

ja a África como ja foi dito, é ummero campo de plantaçõers onde os Chinese colhem os seus frutos, claro, falando de forma subjetiva. Pois so tem petroleo e minerais. A a polação em si como disse, não pode ser muito levada em conta como um mercado consumidor da China. Ja que são pobres.

El  Carajlo

[ polação ] é população

Chacal

É perigo a expansão chinesa,principalmente na africa,vai deitar e rolar na exploração na africa,apoia um país que como um Sudão que permite exterminio da sua propria população,vende armas para qualquer “regime democratico”,respeita os direitos humanos,a liberdade,falsifica tudo que os outros levam anos para desenvolve,se a China é nossa amiga ninguém precisa de inimigo.Coitado da Africa.Viva ao perigo vermelho.

Ramir

A Africa é o novo El-Dorado do mundo.Até o Brasil tem aumentado sua influência por lá, com abertura de embaixadas e etc

Nossa influência lá é mais forte em paises de lingua portuguesa, como Angola e Moçambique.

A Africa é um bolo no qual muitos paises querem ter suas fatias, quem tiver a fatia maior ganha mais e assim sucissivamente.

Andre RC

Eu tenho um amigo que foi trabalhar em Angola, em um projeto grande de construção civil, adivinhem quem estava financiando, um Chinês com negócios no Brasil também.

Braziliano

Pobres africanos.

Conhecendo alguns de seus dirigentes, é bom a população nativa abrir os olhos.

Se os chineses gostarem do clima, população de olhinhos puxados é que não falta para dominar a África subsaariana.

E não esperem os ecolatristas e ecólatras brasileiros e europeus protestarem. A maioria é marxista de carteirinha. Vão ter orgasmos mútiplos de satisfação.

Azevedo

Seria a contratação de “navio de guerra” da Tanzânia um sinal de que um futuro feudalismo corporativo se avizinha?

http://www.cphpost.dk/news/international/89-international/47866-maersk-hires-war-ship-to-protect-tanker.html