No dia 5 de janeiro de 1983 o navio oceanográfico Barão de Teffé chegou à Antártica na primeira viagem oficial o governo do Brasil. O navio atingiu a Ilha King George, onde fundeou ao lago da Estação Polar polonesa Arctowski.O Barão de Teffé estava acompanhado do navio oceanográfico Prof. Wladimir Besnard, da USP.

Os navios zarparam do Porto de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, em 26 de dezembro de 1982, com grande festividade e cobertura da imprensa. A bordo do Barão de Teffé estavam 88 pessoas, entre militares, cientistas, jornalistas e convidados. No W. Besnard, 12 pesquisadores e uma tripulação composto por 24 homens e 1 mulher.

No dia 7 de janeiro, o helicóptero Wasp N-7041, transportou o Comandante do Barão de Teffé até a Base Chilena “Tenente Marsh”, tornou-se o primeiro helicóptero da ForAerNav a pousar no continente antártico.

FONTE/FOTO: NGB

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celio Andrade

o que foi feito do Prof. besnard e Barao de Teffé..?

celso

O Prof Bernard eu sou que ainda esta navegando ,mais o Braão de tefe eu soube quue estava aguardando para ser desmantelado,uma grande pena pois um marinheiro que conheço disse que não custaria muito para reformar a suas estruturar que ja não estavam muito bem

Mahan

Quanto ao fiasco que se deu este ano por conta da “instável nave” negociada pelo “professor” e pelo “almirante nelson”, em que pé ficou a missão. Já foi retomada?

Fly Man

Falando em Antardida. E aquele acordo de rever de quem é realmente o polo sul. Seria mesmo dos EUA? Dos Europeus?

Vão rever o direito internacional do Polo Sul.
O que irão fazer?

jose carlos

Se assim for derrepente a Marinha poderia doar o Barão de Teffé ao IUSP,logicamente se houver interese dessa que dona do Prof Besnard e quem sabe com auxilio do Estado e de ONGs reformar o Barão e poderia desativar o Besnard.

Giordani RS

27 de anos de falta de investimento…o programa antartico só é lembrado por brasília quando as raposas querem aparecer na mídia…falta de investimento, estação de pesquisa no limite da vida útil, dependencia do chile pra chegar na região…

AJS

O defeito consistiu na quebra do dessalinizador.
O Maximiano está operacional.
A estação de pesquisas vem sendo ampliada.
A estação chilena tem espaço para pista de pouso apta a receber Hercules, a geografia na área da estação brasileira não permite isso.
A cooperação naquela região é uma marca, o que não se visalumbra em outras partes do globo.