vinheta-clipping-navalFoi realizada no último dia 15 de janeiro, em Den Helder, Holanda, a cerimónia de transferência para a Marinha Portuguesa da Fragata D. Francisco de Almeida, a segunda de duas fragatas adquiridas ao Estado holandês.

A cerimónia, durante a qual a Bandeira Nacional será arvorada pela primeira vez no navio, deverá contar com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.

O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da Classe Bartolomeu Dias. A entrada ao serviço das duas fragatas “constituirá uma importante etapa no reforço da Esquadra para prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à política externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima”, refere uma nota da Marinha Portuguesa.

Os navios vão substituir as quatro fragatas da classe João Belo, que integraram a Esquadra Portuguesa cerca de 40 anos.

A Fragata D. Francisco de Almeida é comandada pelo comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 176 militares, dos quais, 20 oficiais, 40 sargentos e 98 praças, 13 militares dos destacamentos de helicópteros e cinco militares da equipa de abordagem, que estiveram em formação e treino, primeiro em Portugal e depois na Holanda.

FONTE: Mundo Português

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cap. Desastre

Sim, eles podem mais que nós. Eles não ficam com aquela ladainha esquerdista PeTrelha de “independência”.

Toda essa “independência” é meramente para justificar a não compra de armas de ultima geração, ja que o Brasil tem verba suficiente para isso. Essa “independência” mostra o total descaso do governo para com a defesa do Brasil. Revanchismo?

Cap. Desastre

Podemos ser 10 vezes mais que eles. O PIB do Brasil é 30 vezes maior que de portugal e eles tem uma Marinha melhor que a nossa. Essa idéia de independência, além de enganar o cidadão para que ele pensa que isso irá ajudar o mercado interno (o que não vai pois o governo não liga para empresas que não financia com os seu “caixa” corrupção). A Embraer entrou no mundo do governo, por isso ela se salvou. A Engesa não, e caiu feito b0st@. Assa ladainha do governo de que os caças são para a “indePENDECIA” é para negar… Read more »

Fly Man

Cap. Desastre em 19 jan, 2010 às 19:57

Em partes concordo com você. O governo despreza e não apoia a iniciativa nacional, como a turbina nacional TR 3500, que parece que não vai decolar.

Só estou deixado bem claro que se depender do governo, bons projetos nacionais não vão decolar (aeronáutica), não vão para o mar (marinha), e não vão caminhar (exercito).

Cabral

Já ouvir muitos dizerem que a Marinha de Portugal tem capacidade igual a Marinha do Brasil, discordo dessa comparação, nossa marinha pode ser pequena para o tamanho do Brasil mais é bem mais potente do que a Armada Portuguesa.

joao vaz bandeira

Cabral, desculpe, podemos ter mais “numeros”, mas os patrícios têm mais qualidade e operacionalidade.

Cabral

João Vaz Bandeira. Meu caro amigo Gostaria que o Sr. Fizesse uma pequena pesquisa na frota portuguesa , descubrirá que as corvetas são muito antigas (1974.) e o seu principal armamento baseandos em canhões (1 peça de 100mm e 2 peças Boffors de 40mm/70) e com deslocamento de (1380t): F471 António Enes , F475 João Coutinho, F476 Jacinto Cândido, F477 Pereira d’Eça e outra classe: F486 Baptista de Andrade, F487 João Roby, F488 Afonso Cerqueira. O Navios que são realmente navio de combate e poderia ser comparado as fragatas brasileiras são: F 330 – Vasco da Gama, F 331 –… Read more »

Luan

Cabral.Sendo assim,guardada as devidas proporções,a marinha portuguesa é 100x mais capaz que a nossa,e mais bonita tbm.
O Doorman é mesmo Lindo.

[]’s

MO

Cabral, sei não 3 Mekos 200 e 2 Karel Doorman ele ainda sim fazem mais que a gente

sem contar a pratica operacional deles neh

ahh em tempo = em verdade são 3 T22 (quem dera serem T 23 ) rsssss

Abs
MO

João Gonçalves

Caríssimos, a Marinha Portuguesa tem neste momento 5 fragatas modernas, todas com elevados padrões de operacionalidade. Tem também reconhecida capacidade de comando de forças multinacionais como já se provou nos sucessivos comandos da STANAVFORLANT e mais recentemente do STANDING NAVAL MARITIME GROUP da NATO, onde debaixo de comando português já navegaram fragatas de países como os EUA, Alemanha e Reino-Unido, entre outros. Tem experiência operacional real de teatro, como o Iraque, o Adriático (onde inclusivé operou um submarino), Guiné-Bissau, Timor e a Somália. Prepara-se para receber dois submarinos AIP considerados os U-214 mais avançados do Mundo. Mas por outro lado… Read more »

Carlos Velasco

Caros, A marinha portuguesa tem tido um papel muito ativo nos mares da Somália. Cerca de 40% dos piratas lá capturados o são pelos portugueses. Mas a marinha desta nação também tem sido alvo dos internacionalistas. Portugal possui a maior ZEE da Europa e tanto a Espanha como a União Europeia tudo fazem para absorver o país e os seus recursos marítimos. A muitos grupos interessa acabar com Portugal e lá também não faltam políticos traidores que conspiram contra a soberania em troca de falsas honrarias e empreguinhos bem pagos. Muito parecido com o que se passa no Brasil… E… Read more »