O ‘São Paulo’ poderia ser usado no apoio ao Haiti?

33

NAe Sao Paulo (A12)

Na foto acima, o NAe São Paulo operando somente com jatos A-4 Skyhawk. Nas fotos abaixo, seu irmão PA Clemenceau, na primeira Guerra do Golfo, atuando como porta-helicópteros e navio de assalto anfíbio. Observar os caminhões e a quantidade de helicópteros no convoo.

clemenceau-003

clemenceau-004

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WDias

Bem, em tese, tecnicamente falando, acredito que sim, como navio de múltiplos propósitos, praticamente nucleando os esforços brasileiros no Haiti, e fornecendo valiosíssimo apoio aéreo fluxo de alimentos, remédios e socorro às vítimas onde as vias terrestres encontram-se intransitáveis. Com seus vetores aéreos, helicópteros obviamente, infiltrando e exfiltrando soldados da MINUSTAH conforme a necessidade do terreno. O custo de sua operação nessa missão ? Ora, estamos doando US$ 15.000.000,00, dentre os quais alguns poucos milhares seriam suficientes para financiar essa operação expedicionária. Aliás, alguns pouco milhares seriam suficientes para retirá-lo das docas agora !!! Seria possivelmente a única missão real… Read more »

Vinicius Kober

É muito mais fácil deixar para as grandes potências fazerem isso, pra que gastar dinheiro? E ainda tem gente no governo achando que podemos ser um membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Muham

O que falta para o NAe São Paulo voltar a operar?

Giordani RS

Quem quer ser membro permanente do CS tem de estar preparado…essas mazelas expõem em muito nossas fraquezas perante o Mundo e principalmente a AL de evo, chaves e afins…

lc

Na minha opinião sim.
Além dos helos de emprego geral da MB, poderíamos embarcar outros do EB e da FAB, assim como viaturas e equipamentos de apoio.
Salvo engano, a ala aérea da MINUSTHA é composta por aeronaves chilenas e argentinas. Se houvesse interesse, poderíamos embarcar helos destes também. Ademais caso fosse solicitado pela ONU, teríamos ao menos parte dos recursos gastos reembolsados.
Isto tudo se o opalão estivesse operacional é claro.

Sds.

Learce

Dá dó, esta é a expressão correta, vê com que garra, marinheiros, soldados, pilotos e civis se dão no esforço de fazer horrar as cores de nosso país contrastado com o descaso da classe politica. Não se chega ao Conselho de Segurança da ONU com discurso e bravatas é preciso seriedade.

Paulo

Ele ja não tinha terminado a modernização e estava operacional ano passado mesmo?
Abçs

dod

com certeza; pq ñ podemos
mas pera ai; o que eu sei, e que falta manutenção pra ele como vamos colocar ele em mar.

Nick

Mulhan
Conforme comentário do Corsário em outro fórum, está na fila na AMRJ, haja vista que seus reparos necessitam muita MO e de maneira Intensiva. Aguardemos então.

Getulio - São Paulo

Creio que se a coisa fosse séria o governo brasileiro deveria criar verba de emergência e repassar as forças armadas os 35milhões de dólares para este apoio ao Haiti, pois não dá para ficar aguardando o pagamento pela ONU é muito humilhante para um país como o nosso que quer fazer projeção de força pelo mundo afora, só que sem meios e sem recursos. Esperar que a ONU pague o combustível do Porta Aviões São Paulo, ou dos C-130 da FAB, as diárias dos médicos, etc. É lamentável. País grande age como os EUA vão lá e despejam recursos, dizendo… Read more »

Fábio  Mayer

Nao sei se helis do EB ou mesmo da FAB seriam utilizáveis em um PA. O treinamento para pilotos navais implica em saberem pousar com o navio em movimento… há muita diferença no treinamento de quem pilota helis e os pousa apenas em terra e os qu pilotam para pouso em navios?

Fernando de Noronha

NÃO !!!
Claramente não. A MB já vai ter dificuldades em bancar o combustivel para deslocar o NAe até o Haiti, assim como vai sustentar o navio e a tripulação durante a missão no Haiti?

É absolutamente rídiculo. Além disso corre risco que vai quebrar novamente durante a viagem.

Melhor é investir essa fortuna em doações, material, equipamento e pessoal para ajudar no Haiti AGORA e não em um ou dois meses, quando o NAe poderia chechar la.

Seal

Quando o A-11 “Minas Gerais” foi comprado da Grã-Bretanha no governo de JK,operou quase meio século na MB.Pelo que me lembro,nunca o vi ficar tanto tempo parado como o A-12. Muitos países nem sabe que o Brasil possui um navio-aeródromo. O A-12 São Paulo será que não estaria disponível nem para levar helicópteros? Os helicópteros,além de poderem deslocar rapidamente,podem cobrir grandes distâncias em pouco tempo,podem lançar alimentos e água em voo de baixa altitude,sem terem que aterrissarem,evitando aglomeredos de pessoas e saques. O Brasil enviou 15 ton de alimentos e água, pelos C-130 da FAB,mais hospital de campanha,médicos,técnicos em telefonia,para… Read more »

bulldog

Nosso PA é só para festas e comemorações cívicas ou de troca de comando. Também pode ser usado como vitrine em portos brasileiros, para visitação. o Brasil não possui um PA operacional para manobras ou operações de qualquer tipo.
O A-12 foi um brinde e é usado como tal. Nem de escola tem servido…como está a doutrina dos pilotos da MB? Quantas horas de operação no NAe? Esse é o verdadeiro Brasil! Não o do marketing.

COMETA

Pistas de pouso da cidade do Rio de Janeiro (Galeão, Afonsos, Santos Dumont, Santa Cruz, Jacarepaguá e São Paulo …….sairá em breve do Guia Quatro Rodas……………
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

COMETA

Pode ser alugado para Fashion WeeK …ninguém aguenta mais aqueles galpões horríveis da Pça Mauá

COMETA

Pode ser o centro de imprensa das Olímpiadas e da Copa do MUndo………

COMETA

Pode ser o novo catamarã que ligará a futura estação de São Gonçalo partindo da Pça XV

COMETA

Pode ser a nova aquisição para o Museu da Marinha pertinho do 1 Distrito Naval…
Pode ser a sede náutica do Clube Naval……é show……..

Fly Man

Pode! mas não vai.

marcelo tadeu

Pra que a MB prescisa enviar o São Paulo para o Haiti. Este pessoal viaja mesmo. A FAB já está operando magnificamente e outros países já têm navios no local. è uma discussão imbecil. Se o Brasil vai mandar todos os seus soldados pra la, poxa, os EUA mandaram o NAE,e bla´, blá, blá….

bulldog

A MB não deveria mandar o A-12 pro Haiti por dois motivos: Já possui uma base em terra e os EUA já estão com Helis suficientes para a demanda. Não adianta todos os países mandarem tudo o que têm…seria um caos logístico. MAS QUE O A-12 DEVERIA ESTAR PRONTO PARA IR, CASO PRECISASSE…DEVERIA. Esta é a base da discussão que o Blog propõe, ceio eu. Desde que foi “comprado” o São Paulo pouco acrescentou às nossas FFAA de fato. Infelizmente.
sds

bulldog

A única lembrança boa que tenho do A-12 é um simpático boné que ganhei qdo o conheci. Trocaria esse e todos os bonés do mundo por vê-lo apoiando tropas e patrulhando/treinando em prontidão na nossa “Amazônia Azul”.

rodrigo avelar

ainda n entendi o pq o A-12 não estar operacional? o que ta faltando? alguém pode tirar esta minha duvida?

Ivancarias

Eu tenho uma notícia boa e uma ruim… a ruim é que os EUA estão chegando no cone sul… a boa é que os EUA estão chegando no cone sul! dependende do lado que nós estaremos!

Ivancarias

Extraí este comentário no “Forças Terrestres”… até que enfim uma visão não política do negócio!!! respondeu tudo o que penso em 2 respostas! Isto É – Mas será difícil convencer muitos países, inclusive na América Latina, de que os EUA agem de boa-fé. Salvador Ghelfi Raza – É um desafio. De qualquer maneira, a América Latina não está no foco de atenção americana, apesar de ter ganho projeção surpreendente. O Brasil precisa acordar dessa letargia metodológica intelectual, achando que para crescer basta deixar rolar. Nossas instituições estão obsoletas. Nosso pessoal militar tem que sofrer modernização drástica. Não basta comprar avião… Read more »

humberto

A marinha tem que ir ao Haiti? Claro, pois a via maritma é o meio mais barato de transportar equipamentos, o transporte aereo é carissimo. Devemos levar Helis? Se estão levando (creio que não), é porque os militares devem estar sentindo falta da mesma, agora, temos que lembrar que o custo da hora de voo da mesma é muitissimo alto (não só a hora voo mas como todo o pessoal de suporte do heli), creio que o BH seria o indicado, pois os gringos já estão lá (apesar que pelas fotos são SH). Quanto ao São Paulo, creio que Mattoso… Read more »

André Castro

Os americanos estão com 9 navios e 50 helicópteros no Haiti .
Esta semana o governo fez uma reunião de emergência para dar um vasculhada no orçamento de 2010 para ver da onde tirar dinheiro para o combustível dos aviões da FAB que este ano vão ter que voar mais para enviar ajuda ao Haiti .

Na foto acima eu contei 45 helicópteros , está certo ?

Já não era para o A-12 estar navegando ??

Sopa

O Barato sai caro!!

Sds.

Carlos Eduardo

A muito tempo falo que o PA São Paulo é um grande calo para a marinha do Brasil. Não serve para nada na atual situação orçamentária e pior, rouba recursos preciosos, e não digo apenas financeiros. Ele somente está lá para agradar ao ego de muitos comandantes e politicos que querem apenas mostrar uma imagem de país forte e poderoso, e que eles (já referidos acima) são, como se diz no popular. Infelizmente, são poucos comandantes que tem a cabeça no lugar, mas suas vozes são caladas em prol o ego maior. Seria muito melhor nos livrarmos dele e quem… Read more »

Edu_bomba

“Nao sei se helis do EB ou mesmo da FAB seriam utilizáveis em um PA. O treinamento para pilotos navais implica em saberem pousar com o navio em movimento…” Onde o movimento..rs..só se for da maré, aliás, nem isso, tá “docado”. ACORDA BRASIL!

celso

Estive dentro dele ,e a opinião de alguns que la trabalham e a mesma estariamos melhor servido de Nae se fosse e mingão pois estava pronto ,faltando apenas os cistemas de defesa como misseis ,agora o Sampa falta muito para ficar pronto,so para terem uma ideia de como ele esta ,se na hora da boia se ligarem todas as maquin as de lavar a corrente eletrica cai e ai e blecauti total imaginen