Marinha e Força Aérea coordenam resgate de tripulantes de veleiro

0

O Comando do Primeiro Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE) informa que por volta das 17h de ontem (18 de fevereiro) solicitou à Força Aérea Brasileira que uma aeronave investigasse a emissão de um sinal de emergência acionado pelo Navio Veleiro “Concórdia”, distante cerca de 300 milhas do litoral do Rio de Janeiro. Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão.

O Navio Veleiro “Concórdia” pertencente à “West Island College International” do Canadá estava realizando a travessia de Recife para Montevidéu, tendo partido dia 08 de fevereiro com previsão de chegada dia 23 de fevereiro.

A MB enviou a Fragata Constituição com uma aeronave a bordo para dar prosseguimento nas buscas, com chegada prevista para às 13h. Além disso, foi determinado que três navios mercantes navegando naquela área marítima se dirigissem ao encontro da balsa. Participando da operação de resgate, também partiu do Rio de Janeiro, o Rebocador de Alto Mar Almirante Guillobel, com chegada prevista na madrugada do dia 20. A Fragata Liberal partirá do Rio de Janeiro às 09h. A FAB mantém uma aeronave Hercules, C-130 nas buscas.

Até o momento foram localizadas 03 balsas com aproximadamente 48 pessoas, que estão sendo resgatados pelo Navio Mercante “Hokuetsu Delight”. Os Navios Mercantes “Cristal Pionner” e “ SE Stao Knutsen” já chegaram na área.

Segundo um dos tripulantes que foi resgatado, durante a travessia o Navio Concórdia”, com cerca de 64 tripulantes, enfrentou fortes ventos, vindo a emborcar e naufragar. Também informou que ainda faltaria uma balsa, possivelmente com 16 pessoas, a ser localizada.

Informações sobre o Navio Veleiro e sua viagem podem ser encontradas no
site www.classafloat.com.

FONTE: Marinha do Brasil

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments