NAe São Paulo A-12 - 2

Meio século depois, um novo porta-aviões repete a sátira de Juca Chaves

O Brasil já vai a guerra, comprou um porta-aviões/Um viva pra Inglaterra, de oitenta e dois bilhões/Ahhhh! mas que ladrões. A sátira “Brasil já vai a guerra”, composta em 1958 pelo menestrel Juca Chaves, ainda parece perfeita para descrever o destino dos porta-aviões da Marinha brasileira.

Composta para ironizar a compra do NAeL Minas Gerais, o primeiro porta-aviões do país, depois vendido como sucata, a canção parece ter sido feita para o São Paulo, comprado em 2001. Em função de um acidente trágico, em que morreram três tripulantes, o novo porta-aviões passou cinco anos no estaleiro e já custou R$ 140 milhões em manutenção e reparação – sete vezes o preço de compra.

Anacrônico, o São Paulo não é capaz de transportar os caças que a FAB pretende comprar na célebre concorrência de US$ 5 bilhões que mobiliza franceses, suecos e americanos. Segundo a Marinha, eles são pesados demais para o porta-aviões. Procurado para falar sobre o assunto, Juca Chaves mandoudizer que está de férias.

FONTE: Revista Época / FOTO: Poder Naval

NOTA DO EDITOR: Mais uma matéria que sai na grande imprensa depreciando o único navio-aeródromo brasileiro. Na última enquete do Poder Naval, a maioria dos leitores acha que a Marinha deve continuar investindo em porta-aviões e aviação naval.

Na contramão, a grande imprensa continua a detonar o porta-aviões brasileiro por conta própria, por ignorância ou má fé. Mas a Marinha também deveria fazer melhor a sua parte, divulgando com mais profissionalismo as atividades do São Paulo e da Aviação Naval e sua importância.

O Poder Naval Online está à disposição da Marinha para facilitar esse trabalho de divulgação, temos equipamentos profissionais de foto e vídeo, tempo disponível e muita vontade de trabalhar. Só estamos aguardamos o convite da Marinha do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SxMarcos

Concordo Galante. Já tentei achar mais informações a respeito da reforma do São Paulo, mas te digo, encontrar alguma coisa no site da Marinha é difícil. Não tem como não ficarmos com um pé atrás com o SP, sabendo que já gastaram essa quantia enorme, sem sabermos o que está sendo feito, ou quando iremos ver a conclusão da reforma. Está parecendo uma caixa preta. Também achei um absurdo a marinha dizer que qualquer um dos caças concorrendo no FX é pesado depois para operar no SP. Vídeos já mostraram que isso não é verdade. Resta saber se esta declaração… Read more »

Marine

O midiazinha miseravel, desde quando caca de Forca Aerera e comprado pra ser usado em Porta Avioes de Marinhas?

emerson

Parabéns ao Blog. Nos poucos dias após o carnaval, senti algo parecido com o que foi o blog tempos atrás e tanto me cativa a visita-lo diariamente (desde seu início…). Fiquei muito feliz. Sobre mais essa reportagem da IstoÉ, revela um problema também ocorre em ciência, que é a falta de jornalistas especialistas nas áreas. Em defesa (e ciência) é assustador a quantidade de erros, equívocos e inverdades publicadas. Talvez o blog se torne a consciência critica sobre defesa, mas ainda é necessário que as editorias dessas grandes revistas (veja, istoé, carta capital, etc) busquem consultar com mais frequencia alguns… Read more »

emerson

Talvez, o blog deve se antecipar à MB e buscar informações junto à ela sobre o MB, quem sabe propondo à MB uma matéria sobre o A12. Sabemos que a MB (assim como todas as forças armadas brasileiras) não conseguiram manter uma comunicação social eficiente, por isso acho improvavel que a MB irá buscar o blog… mas acredito que se o blog buscar a MB será efetivamente bem recebido.

Quem sabe uma reportagem para o blog sobre o A12 reformado? fará sucesso.

André

É isso aí, Marine. Essa parte da matéria só serve para denegrir de vez a aquisição do São Paulo. Quem disse que caça comprado pela FAB tem que, necessariamente, também ser compatível com a utilização em uma navio aeródromo por parte da MB? Que o jornalista discorde da aquisição do NAe, sem problemas, mas que traga argumentos sérios para tanto. Notícia safada, que ainda pega carona nessa paródia bem velha do Juca Chaves, composta quando da compra do Minas!
Sds a todos.

Adler Brediks Medrado

Quem ganha com esse tipo de papel da grande mídia? Concordo com o Galante, o website da MB é uma porcaria. Conheço pessoas que trabalharam no Ministério da Defesa que me disseram o quanto esse pessoal é amador no que diz respeito à internet. Já dei aula para pessoal do EB e da FAB que tinham grande vontade em trabalhar e desenvolver sites de grande qualidade mas que eram impedidos pela burocacria e afins. É lamentável mas no que diz respeito à divulgação de seus trabalhos as forças armadas brasileiras em geral são amadoras e é por isso que ficam… Read more »

Invincible

Muito bom o Post. Essa imprensa miserável não sabe o que faz para poder atacar as FAs. Ainda bem que em um conflito eles são alvos prioritários. Aí queria ver. Quando eles atacam as FA´s estão atacando o país. As FA´s são uma instituição de estado da pátria. E se o São Paulo está assim a culpa é dos políticos ignorantes e da ma fé que corre nesse país para deixar tanta riqueza exposta a cobiça do mundo. A nossa imprensa não pode ser classificada como pouco informada, ela é ignorante e estúpida, pois nem crítica sabe fazer de forma… Read more »

Clausewitz

Já dizia o Almirande Adama, Battlestar Galactica:
” Liberdade de imprensa não é direito de falar mal dos outros..”

Infelizmente, eta imprensa ruim esta…

Domingos

Só acho estranho que os editores do blog condenem a postura de alguns orgãos de imprensa e não condenem alguns dos participantes do blog que agem exatamente da mesma forma.
Há inúmeros leitores que só fazem críticas às FA´s, incluindo o São Paulo, e não vejo os editores tomando essa postura de criticar.
Creio que a crítica deveria ser feita também para esses “vira-latas” que infestam o blog quase diariamente.
Boa tarde

Felipe Cps

1. A Isto É é uma revista com pouquíssima credibilidade, embora seja seu direito postar o que bem entender: cabe ao leitor atento fazer o discernimento (todo mundo tem internet hoje em dia); 2. Os caças da Força Aérea não serão usados no NAe São Paulo: a concorrência é da FAB, e não da MB; e a FAB não dá a mínima pro que a MB quer/precisa/pensa… 3. O Gripen NG não tem versão naval, o F/A-18E Super-Hornet é pesado demais e o francês oferecido ao FX2 não é a versão navalizada, que por sinal é mais pesada e ainda… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Pessoal:

FONTE: Revista Época

[]s

The Captain

Desculpe-me a sinceridade, mas as Forças Armadas, desde o Império, nunca estiveram no coração do povo. Sempre foram dissociadas da alma do povo brasileiro. Os militares do Exército, no tempo do Império, no entender o povo, serviam pra capturar “negro fugido”, a saber: escravo. A Marinha começou com oficiais estrangeiros, ingleses. De la para cá, o que temos: A República, forçada pelo Exército, onde o povo, na antiga capital federal aplaudiu, sem entender nada! Depois uma sucessão de três generais presidentes. Quem eram os que queriam implantar o comunismo no Brasil, na década de 20, os militares, evidentemente, uns poucos,… Read more »

athalyba

Gente, onde está a novidade ??? Há tempos que acompanha os blogs e foruns de defesa sabe que coisa é feia qdo o assunto é jornalismo especializado, como pontuou o colega Emerson. E tem outro ponto: uma coisa é a apuração jornalística, outra coisa é a orientação editorial do “aquário” (local onde ficam os editores, o diretor da redação e o publisher). Ainda bem que temos a Trilogia e outras fontes que, acreditem, estão sim sendo consultadas pelos jornalistas. O problema, como eu disse, é o “aquário”, que faz verdadeiros assassinatos em matérias bem feitas. Qto à proposta do blog,… Read more »

Felipe Cps

Giorda: belo lembrete. A fonte é a Época, não a Isto É. Não que quanto à credibilidade em matérias militares a primeira seja muito melhor que a segunda (respeitando-se sempre o sacrossanto direito de a imprensa publicar o que entende devido)…

Sds.

Felipe Cps

“Eu, pelo menos, consigo pagar minhas contas assim”

Isso realmente explica muita coisa…

vplemes

Com certeza esta reportagem está eivada de erros. Mas vamos falar a verdade, o São Paulo hoje não passa de uma piada de mau gosto. Um Porta-Aviões que não navega, e não tem aviões. O próprio GF não ajuda em nada quando fala em usar o A-12 como salão de festas, como foi a alguns meses atras, quando o governo queria fazer propaganda do pré-sal. A verdade, é que como está hoje, o A-12 não tem muita serventia. Dos caças A-4, hoje a MB só teria 04 (quatro) em condições de uso. Fica dificil de justificar para a imprensa e… Read more »

Nick

Eu entendo que o A-12 está ae mais para manter a doutrina, para quem sabe no futuro como está nos planos da Marinha termos 2 PAs realmente capazes. Temos que ter tanto capacidade de negação do mar como projeção de poder .

[]’s

athalyba

Explica pra gente então, Anakim: que precioso insight minhas palavras te deram ???

Felipe

Vcs falam da mídia cretina que nós temos, mas aposto que passaram os últimos 20 anos votando nos candidatos que essa mídia manda. Maior contradição impossível.

Toda vez que eu conversei com um militar eu escutei uma total sintonia e subserviencia com o que a grande mídia diz. Vcs só reclamam quando ela fala mal diretamente de vcs. como no caso do FX-2 e do NAE SP. Caso contrário, obedecem direitinho.

Wilson Giordani de Souza

Felipe em 21 fev, 2010 às 15:45

Ai meu Deus… sem comentários… ou, para ser bem nerd: /* no comments */

[]s

Coral Sea

Felipe Cps! Sou da sua opinião; infelizmente essa é a nossa realidade. Desde fins dos anos 70 e começo dos anos 80, quando comecei a me interessar por temas navais, escuto que até o ano 2000 a “potência do futuro” terá uma grande marinha etc e tal… Mas hoje com os armamentos cada vêz mais caros de projetar, comprar e usar; cheguei a conclusão que infelizmente não dá para ter tudo. Creio que seria sábio da MB abdicar do PA e investir mais em submarinos, escoltas e acima de tudo caças de longo alcance baseados em terra. Não que eu… Read more »

Felipe Cps

athalyba em 21 fev, 2010 às 15:42:

Que o Sr. é um profissional da “aparelhagem”. Coisa que eu aliás já desconfiava faz tempo.

Sds.

athalyba

Nossa, Felipe CPS !!! Que comentário relevante !!!

Muito obrigado pela intensa colaboração nesse debate e pela sua educação, continue assim …

Leigo

O PIG ataca tudo que possa trazer o mínimo de progresso para o Brasil. E se eles não levarem uma por fora, também atacam. Sem mais.

Celso Cruz

realmente… fico me perguntando se X, Y e/ou Z ñ recebem “jabá” para defender os ianques. justificar o injustificável? só DEUS mesmo. :p

Wilson Giordani de Souza

Acho que o Carl Vison vai ficar pelo Rio de Janeiro e o Jobim vai trazer uns F-35C na bagagem…

Tá, acordei.

[]s

athalyba

Galante,

Acho que falta dizer que o fato de termos um NAe fez que nossos laços com os chineses ficassem mais fortes. Não tenho informações atualizadas, mas eu desconfio que a coisa está andando rápido, confirma ???

E sobre as armas: os indianos estão chegando:
http://defesabr.com/blog/index.php/18/02/2010/brasil-interessado-no-missil-de-cruzeiro-brahmos/

abcs

Coral Sea

Bozó!

Recebeu meu e-mail com um artigo sobre o Antonov?

ronaldos

Galante

Você acha que custaria quanto para o Brasil fazer um porta-aviões, de tamanho médio digamos? Contando com construção de estaleiro capacitado e tudo o mais.

Ou será que vão esperar o resultado do submarino nuclear, e usar a experiência para fazer um Navio Aeródromo com propulsão nuclear?

Coral Sea

Ok, vou te enviar agora mesmo….

Coral Sea

Galante!

Se puder, confirme se recebeu ou não; creio que estou com algum problema no pc!
Abs

Dunga

Tudo isto acaba sendo uma comedia… Para o Juca Chaves comentar, se quiser, que a piada dele não ficou velha… R$140.000.000,00 cento e quarenta milhoes de reas dá para contruir duas (02) Fragatas Barroso ( Novas é claro). R$140.000.000,00 dá para comprar dez patrulhas oceãnicos novos da classe do Macae P 70. Seriedade é o primeiro passo para quem quer fazer alguma coisa, não adianta reformar um sucatão de 50 anos, que não vai dar retorno nenhum, não adianta gastar US$ 14,000,000,000.00 quatorze bilhoes de dolares para fazer um submarino que vai ficar pronto em 50 anos… Vamos ter uma… Read more »

Guilherme Poggio

Galante disse:

É, a coisa tá feia. Uma fonte disse que o NAe São Paulo consome 26% do orçamento da Esquadra.

Imagine você o SNB consumindo outros 25% do orçamento e já teríamos metade de toda a verba para apenas dois navios.

Milloski

Infelizmente, estamos cheios de “entendidos” escrevendo um monte de besteiras nos jornais e revistas, atingindo um público apaixonado pelas forças armadas. Concordo que a Marinha deveria ter uma ação mais efetiva para mostrar o que é feito e desenvolvido sob sua responsabilidade. A Marinha, como todas as outras armas, sofrem com o fluxo de verba, ao sabor dos ventos e regado pelo humor dos economistas do planalto. Faltou grana ?, corta a verba das Forças Armadas !!!!! Esperamos há tempos o retorno do São Paulo ao mares, operando em plena capacidade. Confesso que dá agonia, mas é o que temos… Read more »

Lacerdinha

Vai dar SOL amanhã.

Nick

Com os novos meios a serem adiquiridos, o SubNuclear entre eles, os Orçamentos de Custeio terão de ser revistos. Se não as naves viverão docados.
Acho que o lobby de todos aqui deveria ser esse. Um novo nível de Orçamento de Custeio para as Forças Armadas.

[]’s

Cor Tau

A midia passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças…Sempre ou quase sempre a midia está mais perto de nosco…Fazendo com que o
telespectador solte o seu lado obscuro…A midia pode ser definida como uma faca de trez gumes….Ela tanto pode
formar, como informar, como deformar…Futebol é o ópio do povo! E o narcotráfico da mídia….Todo béquer sem rótulo o que contém é veneno fulminante……………….Enquanto isso: Primeiro ‘destroyer’ contruído no Irã é lançado no golfo…………….

OTV

Eu faço minhas as palávras do Cao, se o plano estratégico é dissuasórioi, ou seja, convencer a quem pensa em invadir o Brasil, que isto será um mau negócio, uma frota de submarinos, com um número entre 15 a 20 subs modernos, bem armados e equipado com o estado da arte, cobre bem este papel, somado a isto que os navios dos DN possa realmente fazer o papel de guarda costeira, ficando a MB com uma esquadra moderníssima, com PA, návios de escoltas, para podermos ter a nossa independencia doutrinária. Com relação à imprensa, esta é livre, e assim deve… Read more »

OTV

a página inicial ta aparecendo estranha aqui, ta com letras garrafais e tudo embolado.

OTV

só a página inicial do poder naval, o poder aéreo, terrestre estão normais, bem como os comentários aqui.

Wilson Marcos Santos

Post deixado no site de época. Se terão coragem de publicar, é outra coisa. Olá Wilson Marcos Santos, Você postou o seguinte comentário no site de Época. “O Paulo Moreira deveria pesquisar mais antes de apresentar comentários a respeito do Porta Aviões – PA – São Paulo. Antigo PA Foch, da França; nele (PA Foch) foi desenvolvido o Rafale M, que pode ser usado embarcado. Logo, pode ser usado no PA São Paulo. Por seu peso, o Sea Gripen, aeronave oferecida para ser desenvolvida e concorrente do FX, também pode pousar e decolar no PA brasileiro. Quanto ao Super Hornet,… Read more »

Ricardo

Imprensa em qualquer lugar do mundo é muito atacada, mas liberdade de imprensa é fundamental. O São Paulo foi construído em 1957, e lançado ao mar 3 anos depois e comicionado em 63, tem 50 anos de idade. Os franceses venderam o navio por que ele é muito velho, manutenção cara e não obedece minimamente as diretrizes ambientais da União Européia. Eles tentaram primeiro vender o Foch para estaleiro indianos, que não quiseram, Depois ofereceram ao Brasil que o comprou por 12 milhões. Os franceses para fazerem o Rafale M voar no Foch (1993) tiveram que adicionar uma Sky Jump… Read more »

SP

Felipe Cps em 21 fev, 2010 às 15:29

Concordo com vc em gênero,número e grau !!!

Miguel

Felipe Cps em 21 fev, 2010 às 15:51

Depois dizem que os não assinantes são os que fazem ataques gratuitos e baixam o nível do blog…

Giordani RS

Sempre defendi que a MB deveria construir seu próprio NAe. Por quê? Explico: a)para a construção de um equipamento de tal porte precisaríamos de pessoas treinadas; b)para se ter pessoas treinadas, será preciso formá-las e para tal as escolas tecnicas seriam a fonte; c)A construção de um NAe nacional, levando-se em conta nossos governantes, levaria no mínimo 5 e no máximo 10 anos, ou seja, haveriam milhares de postos de trabalho durante uma década; d)manter-se-ia a proficiência destes profissionais na manutenção do equipamento, sempre necessitando de renovação da MO; e)a construção de mais dois NAe´s gerariam milhares e milhares de… Read more »

eduardo

Primeiro ponto, o que saiu na revista não é notícia, é uma nota, que deve ser curta e apontar diretamente para um problema. E isso ela faz. O pessoal fala que o São Paulo serve para manter a doutrina. Doutrina de que? De como ficar parado no porto? De como gastar uma grana (milhões de dólares) formando pilotos que não tem onde treinar? O São Paulo para funcionar precisa de uma tripulação de cerca de 1.900 homens. Essa tripulação, se é que existe, está fazendo o que nesses cinco anos que o navio não sai do porto? Certamente em outras… Read more »