Atlântico Sul dominio UK

A imagem acima, que foi mostrada numa apresentação do Ministério da Defesa sobre o programa de submarinos da Marinha do Brasil, mostra as ilhas do Atlântico Sul sob domínio do Reino Unido.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thomas

Estamos cercados !!!

Nao ter inimigos e’ tremendamente chato, temos que inventar eles – junto com fictícias ameaças a nossa soberania …

Inquiridor

Alguem pode decifrar esta imagem?
O que significa as linhas amarelas?
Os pontos amarelos é as plataformas da Petrobras?
O que significam os quadrados vermellhos?
Agora de uma coisa eu sei; não sabia que a inglaterra tinha tantas ilhas no atlantico sul. Vivendo e aprendendo!!

Roger.T

interessante notar a influência que uma marinha bem preparada pode causar. No nosso caso, seria apenas suficiente uma marinha preparada para manter a soberania no atlântico sul. No minímo ter um preparo de igual pra igual com a marinha britanica aqui no nosso hemisfério.., Aposto que seria impensável para os britânicos (ou até mesmo para os americanos) a presença de bases da marinha brasileiras no atlântico norte… Se quisermos começar a pensar como potência, acho necessário considerar essas “futilidades”..

Cor Tau

“o amigo como sempre, foi no ponto chave, o que está em risco não é só o petróleo nas malvinas, mas o pré-sal tb, por isso o aumento da costa maritima não vai para frente.” Repito………Tem um grosso do pré sal que encontra-se em aguas internacionais….Eu só quero ver como reagirão quando se instalarem lá…………Quando esse mesmo tipo de problema aparecer aqui………… “Amigo Blau Blau…Sera noruegues,argentino até frances……Espera só pra tu vê…Sera como num dia de verão carioca….Um arrastão de Trombadinhas…….. É um absurdo que certos tipos de coisas ainda existam nos dias de hoje…..Só a inglaterra mesmo………………. “por isso… Read more »

Marine

Interessante sabermos o que seriam os pontos amarelos na nossa costa e notar que como se defende as linhas maritimas do “nosso Atlantico Sul” com a Marinha que possuimos agora e nos proximos 10 anos?

Quando vamos acordar que a Marinha e a forca primordial em tempo de paz, garantindo a economia de um pais como nosso ao manter as linhas maritimas abertas.

Wolfpack

Isso é excelente para mostrar para os idiotas dos Jornalistas que pensam que o Pré-Sal e nossa costa está salva de alguma intervenção econômica. Se os ingleses estão começando a explorar petróleo nas águas ao redor das Malvinas, nada o impedirá de explorar petróleo do pré-sal, uma vez que este se extende além de nossas águas territoriais… Abra o olho Brasilll…
Por que a Folha de São Paulo não publica tal imagem?????

Wilhelm

Thomas acertou na mosca!

fullcrum

O problema da defesa ou a falta dela é como já dito por aqui a cultura de que conosco não vai acontecer nada. O Joelmir Betting falou que o FX custa 1,5 bolsa família e outros jornalistas falam como se investir na defesa fosse desperdício de dinheiro. Os mesmos que falaram que o Brasil não tinha meios para chegar no Haiti. Mas quando surgir a necessidade só haverá tempo para lamentar.

Harry

Caros

Para aqueles que acha que o Brasil não tem nada a haver com o caso Malvinas.

PIMENTA NO CARACU DO OUTRO É REFRESCO

Abs

jacubao

Os amigos do blog repararam que a amazônia está separada do Brasil?
Por que pintaram ela de verde e o restante do brasil não???
Estranho, né?

Mauricio R.

Mas é mta paranóia junta, o que é que os britânicos tem de infra em:

Gough; Tristão da Cunha; Orcadas do Sul; Sanduich do Sul; que possa nos afetar????

Santa Helena tem porto ou uma base aérea, por acaso???

Instalações militares reais e importantes somente em Ascenção e nas Falklands propriamente ditas, e estas ultimas graças aos panacas dos nossos “hermanos” argentinos!!!

Somente aquele mto mau intencionado do Jobim, p/ inventar que os britânicos estão nos cercando…no mar.

Enquanto os americanos estão fazendo isto em terra.

Harry

Caro

Mauricio eu não sabia que a ARgentina tinha parceria na construção das instalações militares inglesas em Ascenção e nas Malvinas, deve ter tido financiamento portenho também. Ha, Ha,

Abs

Wilhelm

O que o Maurício quis dizer é que as instalações militares britânicas de Ascencion e Falklands foram incrementadas por causa da Guerra do Atlântico Sul.
Será que é tão difícil entender isso?
Precisa apelar para o supremo despolimento da ironia?

Paulo

Roger.T
As tais “futilidades” poderiam começar com bases aeronavais em Cuba, Moçambique e Timor Leste, sem falar na base da Namíbia, já em gestação. Para que isto? Para “rastrear” nossos satélites.
E quem não gostar que se exploda.
Abraços

Harry

Caro

Wilhelm voce me faz lembrar da frase QUEM MANDOU SER..

Pobre, Negro, P…., Nordestino,

Quem Mandou as Malvinas ficar defronte da Argentina,

Senta Argentina,

Quem sabe assim o Brsil não desperta

Abraço a todos

AL

Nessa questão das Malvinas, vcs perceberam que as condições político-econômicas da Argentina são quase as mesmas, hoje e em 82? Claro, tirando que lá era ditadura e agora governo eleito, o resto é a mesma coisa. A diferença é que em 82 a Argentina ainda tinha alguma coisa de FAs, hoje é comédia. Se a Argentina fosse bem mais forte hoje, em termos bélicos, vcs acham que a Inglaterra iria assim explorando petróleo nas Malvinas sem mais nem menos?!? Que isso nos sirva de lição e a nossa MB seja equipada o quanto antes!!!! Abraços.

Felipe Cps

Mauricio R. em 22 fev, 2010 às 21:14: “somente em Ascenção e nas Falklands propriamente ditas, e estas ultimas graças aos panacas dos nossos “hermanos” argentinos!!!” HAHAHAHAHAHA, “PANACAS” FOI ÓTIMO, rsrsrsrsrsrs 🙂 É bem isso mesmo: perderam uma porcaria de guerrinha por pura burrice e incompetência (além de alguma “trairagem” da “aliada” França) e agora querem meter a nossa cabeça no mesmo baraço em que meteram a deles das guampas ao ombro… Meu medo maior é que também temos nossos “panacas” no Planalto e alderredores, louquinhos pra fu. com a gente… Corre Bino, que isso é uma cilada! 🙂 Sai… Read more »

OTV

Inquiridor em 22 fev, 2010 às 19:16

“Alguem pode decifrar esta imagem?
O que significa as linhas amarelas?
Os pontos amarelos é as plataformas da Petrobras?
O que significam os quadrados vermellhos?
Agora de uma coisa eu sei; não sabia que a inglaterra tinha tantas ilhas no atlantico sul. Vivendo e aprendendo!!”

Faço minhas, as suas palávras, todas sem exceção.

Fábio  Mayer

Isso é paranoia. Se alguém quisesse atacar o Brasil já o teria feito, não ficaria esperando esse rearmamento pifio que estamos experimentando. A questão é: Por que o Reino Unido domina o Atlântico sul? É simples: a) Porque é bem equipado e no estado da arte, suas FFAA tem o que é moderno em meios e equipamentos, e em quantidade compatível com suas necessidades, inclusive as de politica externa. O Brasil, bem, nem preciso escrever muito… b) Porque tem uma visão global bem esclarecida, com finalidades pre-determinadas. Eles não mudam todos os critérios de politica externa a cada governo, não… Read more »

Mauricio R.

Ué não foi o próprio ministro da Defesa, que levantou essa lebre????
A do cerco britânico ao Brasil, no Atlântico Sul???
Então qual a qualidade desse cerco???
Tem cerco nenhum, tem é uma vontade mto grande de usar isso p/ justificar as compras mto mal ajambradas de material bélico francês, isso sim.

Getulio - São Paulo

Até que enfim uma abordagem geoestratégica do poder no mundo. Até agora estávamos restritos à nossa costa continental. Estamos engatinhando pelo Atläntico.
Quem sabe daqui a pouco possamos fazer como os portugueses e dobrar o Cabo das Tormentas ou o Cabo Horn e passamos a pensar no Pacífico e no Globo como fazem estas forças navais a que nos referimos A e B que nos cercam.

André

Perfeita a sua abordagem sobre o tema, caro Fábio Mayer.
Sds a todos.

Harry

Caros

Só se fica sabendo se o RABO esta preso e aonde ou com quem
levantando a LEBRE.

Se é que entendem…..ACORDA BRASIL

Átila

Galante, parabéns!
Só tenho isso a dizer.

Icaro

As linhas amarelas saum as principais rotas de comercio maritimo…

Os quadrados vermelhos saum pontos onde ha minerios…

e as bolas amarelas saum as principais plataformas petroliferas ou como foi colocado pelo Sr. NJ, infraestruturas criticas energeticas…

Eh o q me lembro de ter assistido na apresentação pela tv senado na reprise. Alguem pode confirmar?

Icaro

Quanto as ilhas se eu naum me engano estaum relacionadas a falha geologica q existente, +- nessa linha pontilhada em vermelho, q eh originada na separação da africa com america do sul…

falha essa q permitiu o surgimento do “arquipelago de s. pedro e s. paulo”…

Axo q eh essa a explicação…

caravlhomtts

Pessoal boa noite,escuto muito o pessoal do governo falar em pré sal,pois eu vou falar uma coisa a petrobras ou outra campanhinha qualquer de petróleo não tem tecnologia para prospecção de petróleo em águas super profundas,o maquinario para esta perfuração nem projetado foi,as plataformas para o pré sal só existem desenhadas em papel,quem trabalha na área de petróleo e gaz sabe disto,a logística para o pré sal é maior que da bacia de campos toda,fora construção de navios de serviço treinamento de pessoal,e alem do mais não é 100% a quantidade de pétroleo que andam floreando aos sete ventos,tem muita… Read more »

Felipe Cps

Fábio Mayer em 22 fev, 2010 às 23:01:

Perfeito! Amigo, seus comentários tem sido uma luz no meio de tanta treva paranóica…

Sds.

fabio

Essas ilhas são um monte de rocha no meio do atlantico, nao serve pra nada, somente em Ascenção é q tem uma pista de 3 km e o porto, e nas malvinas com a pista de Mount pleasant q podem se dizer imprtantes, é só dá uma olhada no google earth !!!!!

acho q alguém q justificar o preço do equipamento Sr. Dassault

Junior

As guerras de hoje, nao serão como era antigamente, ela será eletronica e economica, se o Reino Unido bater o pé e não recuar, corre risco de ter todas a suas mercadorias boicotadas pela América Latina, o que nao será muito bom para uma economia em constante estagnação. O Brasil, está certo em apoiar a Argentina, fazendo isso estará fortalecendo o poder de liderança e de voz na América Latina.

OTV

Bom com relação ao “cerco ao Brasil”, concordo não há cerco nenhum, e também não nenhuma nação no mundo que tenha um discurso de “vamos tomar a Amazônia”, ou o pré-sal, mas há dentro do EUA, e de paises aliados a este, grupo econômicos fortes interessados nestas áreas; e estes grupos disfarçando de benfeitores financiam o lobby internacional sobre ecologia, ambientalismo, conservadorismo, direitos humanos, e lá vem as ONGs, e comissões de DH, ambientalistas, etc, dirigindo nossa política interna (demarcação das terras indígenas, ambientalismo impedido a exploração de recursos naturais, e assim vai), e ainda se estabelecendo fisicamente em território… Read more »

PAULO SÁ

Amigos, que sera necessário pra se enxergar?
Isso não pra agora, mas a longo prazo.
A Inglaterra esta cercando todo Ataltico Sul e manietando o Brasil.
Esta ilhas estão sendo preparadas para isso.
Vejam o que causou a ignorância a Argentina!
Hoje estão sem ação.

OTV

“Isso não pra agora, mas a longo prazo.”

Políticas públicas nunca são para agora, são estratégicas. E em relação a defesa é a mesma coisa. Pode não ser para agora, pode ser até que nunca ocorra, mas os investimentos em FFAA são para ontem, e não depois que acontecer, ou estiver na iminência disto.

Augusto

Os meios de comunicação e a oposição tem que parar com discurso do apocalipse com relação o Brasil se tornar a Venezuela ou ao PT. Se o Lula e sua trupe quisesse hj já tinham feito e ninguem ia falar nada, esse pessoal do PSDB e PT são tudo da mesma origem, DEM é um deserto de ideias e o resto nem conta. O pessoal tinha que pensar é numa plano para o pais e isso não vi até agora! Não adianta só reclamar ficar falando petralha para lá mensaleiros para cá e ai? Cade o plano para tirar o… Read more »

humberto

Senhores,
Concordo com caravlhomtts, a infra estrutura para a prospecção do petróleo é gigantesco, não daria (ou o custo seria proibitivo) se não tiver uma bom suporte em terra.
Como não vi todos os slides fica uma dúvida, colocaram lá as guianas francesas? Creio que sim para ser mais isento, se não colocaram..
No mais, os britanicos não dominam o Atlantico Sul, quem tem o título são os satanicos gringos.. Eles sim tem um poderio global.
[]

2demaio

Apesar de nós sermos o pais com mais territorio maritimo no Atlantico Sul, tem alguns ilhotas (Grã Bretanha) do Mar do Norte que dominam o Atlantico Sul. Aja saco !
E agora com mais petroleo no Atlantico Sul (inclusive do lado africano).
ACOOORDA BRASILLL.

Paulo Costa

Os pontos amarelos são as plataformas,e as linhas amarelas são as rotas dos navios de porto a porto,as rotas atuais deverão ser mudadas,e os retangulos em vermelho são as jazidas de petroleo,
e minerais já levantadas anteriormente,a maior delas é a elevação
do Rio Grande,que os russos se apoderaram,palavras do NJ em um
encontro das forças armadas.

Paulo Costa

Este arco de ilhas existe ha mais de duzentos anos,recentemente
usamos a Tristão da Cunha para entregar um Napaco para a Namibia,
la tem uma instalação militar pequena,e fizemos a escala por lá.
A ilha de Trindade,nos foi devolvida pelos Britanicos,inclusive
com o forte feito por eles,tudo negociado,em volta da ilha existem jazidas de minerais,e etc.Com paises de primeiro mundo
é arriscado o uso de força,melhor negociar,Ghandi ja dizia isto,
e teve sucesso na India.

OTV

Isto chama-se sobrevivência. E o Brasil aqui querendo dar uma de bonzinho…tenho um ditado popular que diz que bonzinho só se da mal.

Getulio - São Paulo

Eu me lembro bem de uma fala do Bush no início de seu primeiro governo quando a coisa andava mal por aqui no governo FHC, inflação alta,sem perspectiva de solução, estagnação da economia, etc. Na época o Brasil ainda devia muito ao FMI e os arrogantes do Citibank vieram até o governo dar palpite na política econômica brasileira.
O que disse o Bush nesta ocasião, “se alguém não tem com que pagar, que pague com terra (amazonia)”.

Getulio - São Paulo

É sabido que os ingleses tradicionalmente dominantes do mundo até o início da II Guerra Mundial detinham territórios por todo o planeta e conhecimento do que existia em cada uma de suas colonias. A exploração de petróleo nas Malvinas não é um “achado”, mas prospecção já realizado há muito tempo, só não fizeram antes pela inviabilidade econômica da exploração. Os ingleses e americanos já tem todo o planeta Terra mapeado com seus satélites e sondas espaciais, sabendo exatamente onde se encontram os recursos naturais e jazidas, ainda desconhecidos pelos seus proprietários, como nós ou argentinos, peruanos, etc; Existem boatos de… Read more »

Leonardo

Matéria excelente, parabéns!

evandro

Bom não concordo que o Reino Unido domina o Atlântico Sul. As ilhas que estão sob domínio Britãnico estão no meio do oceano que não fazem a menor diferença. O problema são as Malvinas na qual o Governo Argentino reclama a sua soberania. Hoje nas malvinas tem caças Typoon e submarino Nuclear e isso incomoda não só os Argentinos como tbm os Brasileiros. Na guerra das malvinas um único submarino inglês pos a Frota argentina nos portos com medo de ser afundada como foi o Belgrano. Os ingleses não vão dar as malvinas para os argentinos de graça não. O… Read more »

GUPPY

Excelente matéria. Eu sempre achei que o Brasil deveria investir militarmente em Fernando de Noronha e na Ilha da Trindade. Se tivéssemos bases aéreas e/ou navais nessas ilhas oceânicas já não estaríamos tão ausentes assim diante dessa “presença” britânica.
Acho a Ilha da Trindade subaproveitada militarmente já que a Marinha apenas mantém uma ocupação(Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade). Se houver determinação(investimento) dar para criar um cais e uma base. Não sei como é em Martim Vaz, mas…

Abraços

Alex Nogueira

Acredito que a única maneira da América do sul, como um todo, conseguir algum respeito mundial, é dando mais valor aos seus respectivos paises, lutando para melhorar em todas as áreas, principalmente na cultura e tecnologia e parando de agir como um povo ignorante, que briga na rua por causa de time de futebol, que joga lixo na rua, que muitas vezes é racista e acha que a vida é feita somente de diversão….. que não sabe nem cantar o hino nacional de seu país e que não investe em poderio militar, poderio que deveria ser desenvolvido no próprio país,… Read more »

Galileu

Evandro, o nael São Paulo é um grande caixão só os noobs não sabem disso, no caso do São Paulo então, praticamente não tem defesa própria e nem escolta apropriada.

Eu juro que eu gostaria de saber se algum tripulante do nael sp sabe que num conflito o caixão dele é o primeiro a ser feito, sei não mas acho que os Gen. da marinha que em sua grande maioria são todos tapados, desconhece que o sp é um caixão

Alex Nogueira

União dos Paises Sul Americanos já! A américa do Sul alimenta boa parte do mundo, nós já temos um nível técnológico capaz de grandes criações, por que continuar a ser tratados como a “segunda linha” do mundo?

Assim como os paises do Norte e da Europa, devemos manter alianças estratégicas entre os países da América do Sul e devemos trabalhar em conjunto para expulsar os ingleses do nosso litoral.

Mahan

Esqueceram o domínio colonial francês logo ali em caiena, bem na foz do amazônas de onde já invadiram e assassinaram dezenas de Brasileiros. Jobim está tão preocupado com os britânicos mas se cala com relação a uma ameaça gaulesa, ainda que fantasiosa como o mapa que ilustrou sua palestra. É ridículo!

Leonardo crestani

Que isso é verdade todos nos sabemos, mas somente 5 novos submarinos sendo um nuclear servira para projetarmos poder no mar ou sera mais uma vez gasto em vao…

Leonardo Crestani

Na minha modesta opniao, o Brasil deveria ter frotas espalhadas pelo mundo feito os estadunidenses, isso nos daria real condicoes de projetar poder no mundo inteiro, nao so comprar 36 cacas, 5 submarinos, 50 helicopteros, e outras merrecas de armas, precisamos nos posicionar no mundo, temos que saber pra que viemos ao mundo, se é pra fazer historia ou so passear… Em alguns foruns de debate de defesa na internet ja ouvi falar que cada uma das 3 frotas navais brasileiras teria um NAe que pelo menos navegue, nao o A-12 Sao Paulo, navios de proposito multiplos, submarinos nuclear e… Read more »