Para presidente, assento permanente no Conselho de Segurança pode favorecer Reino Unido na disputa

vinheta-clipping-navalCANCÚN – Em um forte discurso, durante sua intervenção na reunião de cúpula dos países latino-americanos e do Caribe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a Organização das Nações Unidas e o Conselho de Segurança da ONU por não se posicionarem a favor da soberania das Ilhas Malvinas pela Argentina.

“A nossa atitude é de solidariedade à Argentina”, avisou Lula, que indagou “qual é a explicação geográfica, política e econômica da Inglaterra estar na Malvinas?”. E emendou: “qual é a explicação de as Nações Unidas nunca terem tomado esta decisão? Não é possível que a Argentina não seja dona (das Malvinas) e seja a Inglaterra a 14 mil quilômetros de distância”.

Lula questionou se a ONU age desta forma não é justamente porque a Inglaterra é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele voltou a defender uma reformulação do órgão, ampliando sua representatividade.”Será por que a Inglaterra é membro permanente que a eles pode tudo e aos outros nada? É preciso que a gente comece a instigar para que o secretário das Nações Unidas reabra este debate”, afirmou.

Lula criticou ainda a reunião do clima de Copenhagen ter sido “a mais desorganizada” que ele já participou e da “pobreza de espírito” dos “governantes de países importantes” que dedicavam horas de discussões em parágrafos ou artigos do tratado. “Copenhagen não deu certo porque não tinha organização e coordenação”, acusou, cobrando ainda dos países que poluíram, responsabilidade na ajuda aos países em desenvolvimento.”Não é favor”, disse.

A disputa

A Argentina diz que a autorização para a exploração de petróleo na região viola sua soberania e impôs restrições à navegação no entorno da ilha, localizada no Atlântico Sul. A companhia britânica Desire Petroleum alega que não quer se envolver nas disputas entre a Grã-Bretanha e a Argentina. A plataforma está localizada firmemente dentro das águas britânicas”, afirma o porta-voz da companhia. Segundo ele, a Argentina está começando seu próprio programa de exploração de petróleo nas águas a oeste das ilhas.

FONTE: Estadão

malvinas

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu

Talvez essa seja a unica coisa que concordo com o molusco…

Mas não vem de hoje a ONU nunca funcionou, pelo menos como deveria no papel.

Qualquer país membro permanente faz o que quer individualmente.

Já vi 2 secretários gerais da ONU falar isso só que com palavras bem mais comportadas, e não viro nada….kkk

abraço

ezeca

Concordo com o Lula, esta sendo coerente
com sua política de respeito a acortos
internacionais. A população esta do lado
do Reino Unido, mas não muda o fato de
se ter descunprido um acordo internacional.

Wolfpack

Jogou na cara da ONU sua incompetência e irrelevância na atualidade. Um clubinho de velhos que não consegue enchergar que o Mundo mudou muito neste começo de século e desde do Pós Guerra.
A Inglaterra conseguiu colocar novamente na mesa o tema das Malvinas, o tiro pode sair pela culatra, pois o movimento atual é contra as nações que detém o título de super potências pelo simples fato de deter armas nucleares, mas nada mais que isso.

Edgar

Como disse o Godoy no vídeo da TV Estadão, a AR querer as Malvinas é como o BR querer re-anexar o Uruguai ao RS…

Lula deveria ficar na dele, daqui a pouco vai reivindicar a libertação do Tibet, da Ossétia do Sul, reintegrar a Califórnia no México, conquistar no mínimo 20 centros estratégicos e 10 territórios na áfrica com 50 exércitos em cada um, aiai…

Miguel

Edgar em 23 fev, 2010 às 23:44

O amigo há de convir que a Ossétia do Sul,o Tibet e a Califórnia não estão no nosso “quintal”.

Concordo com o Lula em relação à relevância da ONU nos dias de hoje,mas vejo motivo para tanto empenho no apoio à Argentina.
Eles nunca facilitaram nossas vidas,sempre se impondo à nós.
Se eles pudessem jogariam uma bomba nuclear aqui.
Deixemos eles resolverem seus próprios problemas.

Edgar

Bom, o fato de estar ou não em nosso quintal não influencia em nada na política externa pregada pelo Governo Lula de um lugar permanente no CS, vide o apoio do mesmo ao Irã, mas garanto, pelo histórico de relacionamentos protecionistas, que se os ingleses tivessem invadido de forma bem sucedida Fernando de Noronha e hoje estivéssemos requerendo este território, não teríamos o mesmo apoio da Argentina que Lula e a AL estão fornecendo-os.

Luan

Então a França não tem direito algum de ficar com a Guiana francesa,estão longes…a Guina francesa é nossa,ta ai,encostadinha e a frança a um oceano de distancia.

A Lula…¿Por qué no te callas?

[]’s

Edgar

No meu Google Earth deram 7.000 km de Paris até Caiena, será que essa distância já é mais aceitável para o Lula? De repente de Paris até a Polinésia Francesa (17.000 km) tb seja mais compreensível…

Ah, tb pelo meu Google Earth, de Stanley até Londres deram 12.000 km.

Devem existir argumentos melhores, presida.

tomas

O Lula lançou a política externa da “língua de trapo”. O que o Lula quer é aparecer mais do que o Chávez nessas cúpulas de meia-pataca que não levam a lugar algum! O Lula até parece que está em campanha eleitoral para ser o presidente da América Latina…convenhamos minha gente, o homem adora um palanque! Agora tá querendo comprar briga dos outros, “até briga de argentino”…não vai dar outra: vai apanhar feio como apanhou no caso de Honduras. Se a Inglaterra não pode ter as Falklands, a França também não pode ter a Guiana, nem a Holanda pode ter as… Read more »

Rogério

“conquistar no mínimo 20 centros estratégicos e 10 territórios na áfrica com 50 exércitos em cada um, aiai…”

Ótimo o seu comentário, kkkkk.

[]s

joao

faz uma bomba atômica pra ver se não ganha uma cadeira permanente.

Fuzila

Na verdade essa é a metade da declaração dele, o complemento, e que para mim é a parte mais coerente, está abaixo: “Coragem O presidente pediu aos 32 chefes de Estado e representantes de governo que participam da cúpula que “instiguem” a ONU a “reabrir a discussão” sobre a disputa territorial entre Argentina e Grã-Bretanha. Lula aproveitou o debate em torno das Malvinas para sugerir a reforma do Conselho de Segurança da ONU, uma de suas principais reivindicações no cenário internacional. “[b]Não é possível que a ONU continue com o Conselho de Segurança representado pelos interesses geopolíticos da Segunda Guerra… Read more »

Fuzila

O HTML falhou …

Edcreek

Olá,
1º Voçês estã confundindo as coisas, Guiana não se compara ao Malvinas, vejam:
-A Guiana não quer a independencia, e possui 210 mil habitantes que estão satisfeitos.
-A renda per-capital é maior do que o Brasil.
-O IDH é maior que o do Brasil.
-Para eles é muito melhor continuar como colonia, não é nada vantajoso se separar da França e eles sabem e não querem.

Parabens ao Molusco, desse vez eu concordo com ele, já era hora de variar.

Abraços,

Caipira

Edcreek em 24 fev, 2010 às 7:48

Os Keplers também não querem as Falklands com soberania Argentina.

Dois pesos, duas medidas?

Giordani RS

O celso amorim e o marco aurelio garcia chegaram ao orgasmo com as palavras do molusco! A declaração do excelentíssimo presidente da república federativa do brasil foi o ápice da burra política externa deste governo! Foi a maior oportunidade de ficar quieto! Porquê não te calas…lula?! Apoiar a argentina é gastar recursos com morto! A mesma argentina que só prejudica as empresas brasileiras…a mesma argentina que apoia o paraguai na questão de itaipu…a mesma argentina que apoiou a bolívia…e o mais interessante, a esquerda sempre lutou com ódio e dentes serrilhados contra a DITADURA e hoje, a mesma esquerda, está… Read more »

humberto

Creio que o Lulin esteja certo em apoiar a Argentina, pois querendo ou não, são os nossos queridos vizinhos, alguns exageram em dizer irmãos..Sempre temos que apoiar os nossos amigos.. Dito isto, todos já acostumaram com as palavras do Lula, que é jogado ao vento mas de pouco efeito prático, a diplomacia britanica vai fingir que não ouviu nada, os jornais argentinos vão divulgar o discurso (os mais exaltados) e só..Palavras de um politico.. Estamos bem de amigos (excetuando a Argentina, juro que não estou sendo ironico), Bolivia (que nacionalizou refinarias brasileiras), Paraguai (que vive torrando o saco por causa… Read more »

massa

Dizer que a ONU não funciona é uma piada ! Se a ONU não presta, por que então o nosso querido Presidente insiste em entrar no CS(Conselho de Segurança) como membro permanente, que faz parte justamente desta maldita organização? Não seria porque existe um grupo com poder de VETO que este orgão não anda Presidente??? Agora fala sério Presidente, se o Brasil for membro desde grupo espécial então a situação irá melhorar para a ONU ??? Senhores, é só ver a situação do Irã ! Independente do mérito da questão, há anos que alguns países tentam impor sanções mais rigorasas… Read more »

GUPPY

O desagradável nisso tudo é abraçar a causa argentina como se eles fossem amáveis para conosco. Jamais os argentinos estariam do nosso lado em qualquer polêmica. Ao contrário, nos detestam de tal maneira que sempre estarão contra nós automaticamente. Sempre que puderem tentarão nos prejudicar, seja no comércio, na diplomacia ou qualquer outra área. E m qualquer relação comercial com o Brasil, eles só aceitam se estiverem levando vantagem.

Abraços

Carlito

É o seguinte, as ilhas estão sob comando britânico, e não existe meios diplomáticos e muito menos militares para a Argentina reaver as Malvinas. Nosso presidente deveria se ocupar com assuntos internos ao invés de brincar de estadista, coisa que definitivamente ele não é.

O Molusco é amigo do Chavez, colega do Zelaya, defende o Irã e agora apóia a Argentina em uma questão totalmente perdida. Só falta agora ele apoiar a Coréia do Norte.

Antonio M

Como lembraram, se a ONU não autorizasse a ação do Brasil em Honduras, LuLLa obedeceria?!?!?!

É um sujo falando de mal-lavados…

LuLLa, por que não te calas ?!?!?!?

Leo

Por favor pessoal vamos abrir os olhos, uma nova ordem mundial está se desenhando e o Brasil por intermédio de seu presidente e de suas instituições está se colocando entre os protagonistas. Atuar na defesa de causas de países mais frágeis é parte das atribuições de potências globais, vejam o exemplo dos EUA que interferem nos quatro cantos do planeta. Muitos de nós brasileiros ainda temos complexo de inferioridade e subordinação que aos poucos se dissipará. A política externa brasileira é muito menos equivocada que muitos julgam, a atuação no problema do Oriente Médio, nas Malvinas, em Honduras e no… Read more »

Edcreek

Olá, Caipira
Citação:Os Keplers também não querem as Falklands com soberania Argentina.
Dois pesos, duas medidas?

Isso exatamente, não tem como comparar 200mil habitantes, com pouco mais de 3mil, a diferença é basicamente se a Guiana quizer ela se separa da França já que possui uma população razoavel. Os 3 mil das Malvinas não tem força de pressão nenhuma.
Como eu tinha dito não tem como comparar Malvinas com Guiana Francesa.
Para mim é uma amostra que a Inglaterra, pretende começar a prospectar petroleo em todas aguas internacionais, isso pode vir a se tornar um problema para nos Brasileiros.

Abraços,

Esdras

Depois dessa os Argentinos terão um novo idolo….Lula….
O negócio é que lula não sabe nada de história e de geografia, porque se soubesse iria ponderar mais as palavras, principalemnte pelo fator histórico.

Bernardo

O Lula quer ser presidente da Argentina!!!
hahahahaha
Viva el Lulón

Fuzila

Leo, Concordo. Muitos dos que aqui criticam, precisam deixar de lado suas preferências políticas e analisar criteriosamente os caminhos seguidos pelo Brasil nos últimos anos. Entretanto, boa parte dos amigos preferem simplesmente bradar palavras como Molusco, Mula e afins, e evitam discutir o que foi falado. É inegável que a ONU já não possui o mesmo peso de outrora. A ações da OTAN no Iraque, refletem bem isso. Utilizaram provas forjadas de armas químicas para justificar a invasão e o controle das reservas iraquianas, mesmo com o inspetor geral da ONU para armas de destruição de massa, o suíço Hans… Read more »

Dalton

Desde meados dos anos 60, os britanicos estavam buscando um meio de negociar as Falklands com a Argentina e o entrave maior sempre foi o desejo dos Kelpers de continuarem britanicos. A Argentina estava fazendo progressos para conquistar a população , inclusive com voos semanais e o fornecimento de energia para os kelpers, tudo com aprovação britanica. Mas a Junta Militar não dispunha de tempo. Precisava de alguma coisa para perpetuar-se no poder e aproveitando-se que haviam menos de 100 militares britanicos, incluindo os que estavam nas Georgias do Sul, deu inicio a invasão que apesar da surpresa os argentinos… Read more »