Chile: base naval foi duramente atingida pelo terremoto

1

Diversos navios foram avariados e dois submarinos podem não voltar mais a operar

vinheta-destaqueA Marinha do Chile, através da Dirección de Comunicaciones de la Armada, informou que o violento terremoto que abalou boa parte do país no dia 27 de fevereiro último, seguido de um evento do tipo Tsunami, afetou seriamente as instalações da Base Naval de Talcahuano, a principal base daquele país, e o estaleiro ASMAR, onde algumas unidades estavam em reparos.

Três pessoas morreram no desastre dentro da base. Boa parte das casas dos militares que moravam ali foi afetada e cerca de 100 delas sofreram danos graves.

SaarIV-chilena-terremotoOs dois diques secos sofreram graves danos estruturais e quatro diques flutuantes foram atingidos. O dique flutuante ARD recebeu o impacto de uma escolta já desativada (poderia ser o Cochrane da classe County ou uma Leander) depois que as amarras da mesma se soltaram.

A esquadra principal não foi atingida, pois lançou-se ao mar. Dois submarinos da classe Scorpene (Higgins” y “Carrera) e um Tipo 209 (Thompson) deixaram a base um pouco  antes do desastre, mas o Carrera foi sacudido por uma onda e atingiu o leito marinho com violência, voltando à superfície logo em seguida. Seus danos não puderam ser avaliados no momento.

Menos sorte tiveram dois subarinos que estavam no dique seco. O outro Tipo 209 do Chile (Simpson) e mais um 209 da Marinha do Equador (Shyri) que estavam recebendo modernizações foram duramente castigados e ambos  podem ter recebido danos que inviabilizem seu reparo.

BaseTahc.1Também foi noticiado que pelo menos uma FAC da classe Saar IV recebeu danos e diversas outras embarcações menores e rebocadores da Marinha tenham sido danificados.

O centro de comunicações da base desapareceu. Perderam-se diversos laboratórios. Algumas estimativas preliminares dão conta de que os reparos às instalações custariam perto de um bilhão de dólares e a reconstrução levaria vários anos.

A Marinha ainda enviou 300 fuzileiros navais a Talcahuano para reforçar a segurança na cidade, onde também foram registrados saques de mercados e lojas.

ASMAR

Na imagem acima aparece o Base Naval e o estaleiro ASMAR. Bem no canto inferior esquerdo da foto existe um contratorpedeiro classe County e uma fragata classe Leander. Possívelmente são as duas que se soltaram e atingiram o dique flutuante.

Huáscar

O navio histórico Huáscar, capturado pelo Chile em 1879 durante a Guerra do Pacífico, também foi deslocado de sua posição original, mas não informados danos maiores a esta histórica embarcação.

FONTE: Marinha do Chile e Agências Internacionais

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Apesar de todos os problemas que enfrentamos no Brasil como violência, corrupção, péssimos políticos, e etc… podemos dizer:
EU AMO MUITO ESSE MEU BRASIL.