Home Operações Aeronavais Harriers de volta ao ‘Ark Royal’

Harriers de volta ao ‘Ark Royal’

467
5

Harriers pousam no Ark Royal - foto RN

Nas fotos divulgadas no início do mês pela Royal Navy (Marinha Real), o navio aeródromo britânico HMS Ark Royal recebe 6 jatos Harrier GR9 da Ala Naval de Ataque (Naval Strike Wing – NSW), no dia primeiro de março. As aeronaves permanecerão embarcadas pelas três primeiras semanas deste mês, em conjunto com helicópteros, fomando o Grupo Aéreo de asas fixas e rotativas na fase de treinamento operacional no mar (Operational Sea Training) do navio. Os helicópteros são modelos Merlin e Lynx dos esquadrões 814 e 815.

A fase de treinamento está sendo realizada no Mar do Norte, e conta com a colaboração de elementos da equipe de aviação do HMS Illustrious, o outro navio-aeródromo britânico em serviço (vale lembrar que o terceiro da classe, o HMS Invincible, está na reserva, e atualmente os britânicos mantém os dois restantes em revezamento: enquanto um opera, o outro faz manutenção).

Os Harriers GR9 (versão especializada em ataque do jato de decolagem curta e pouso vertical – STOVL, operados tanto pela RAF – Força Aérea Real quanto pela RN, como Joint Force Harrier) serão embarcados também para o Exercício Joint Warrior, programado para abril, e para o exercício multinacional Auriga, agendado para o meio do ano. Essas oportunidades serão aproveitadas não só para requalificação dos pilotos em pousos tanto diurnos quanto noturnos, mas para praticar missões que requerem voos operacionais a baixa altitude, emprego de armas e reconhecimento a média altitude.

Harriers no Ark Royal - foto RN

Harrier decola do Ark Royal - foto RN

FONTE / FOTOS: Royal Navy

VEJA MAIS:

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
‘FINDEP’ pronta para a ‘Joint Warrior’ | Poder NavalMauricio R.ivanDeividInvincible Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Invincible
Visitante
Invincible

Coisa linda!!!

Abre o olho Argentina… La nuerte negra volvio…

Deivid
Visitante
Deivid

a como eu quiria que o Brasil tivese un desses,mas venca oque ouve nas malvinas o argentinos atacran primeiro,os ingleses ja estavan na ilha,porque fiseran isso?

ivan
Visitante
ivan

É lindo mesmo…o Marcelo Ostra sabe que sou suspeito para falar, mas a Royal Navy foi iniciada pelo Rei Alfredo, o Grande há mais de 1000 anos. A Royal Navy é, junto com as Marinhas dos EUA e França as únicas capazes de fazer diversas operações concomitantes no mundo inteiro. É um exemplo para as Marinhas! Vi o lindo site da RN, que mostra a História de muitos Almirantes importantes, como o “nosso” Cocrhane, que foi um dos iniciadores da Marinha do Brasil. No site é possivel ver também a História de diversas Guerras e Batalhas importantes. A Guerra das… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Interessante essas aeronaves não disporem dos radares dos antigos Sea Harrier F/A-2, como foi feito pelos americanos c/ o AV-8B Plus, que usa um antigo radar de F/A-18.
Importantes capacidades de combate não seriam perdidas.

trackback

[…] Harriers de volta ao ‘Ark Royal’ […]