Museu da Aviação Naval da Base Aeronaval Comandante Espora, na Argentina

15

Convoo simulado do ARA 25 de Mayo no Museu da Aviação Naval na Base Aeronaval Comandante Espora em Bahia Blanca

Imagem do Google Earth mostrando o convoo simulado do porta-aviões ARA 25 de Mayo, pintado no Museu da Aviação Naval da Base Aeronaval Comandante Espora, em Bahia Blanca, Argentina.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Que falta que eles sentem do PA.

Alias, eles tiveram uma grande aviação embarcada com o 25 e com o Independência.

MO

que legal a representação da pista do classe Colossus (V 2)

por um minuto vi o mingão lá

MO

airacobra

tambem temos uma similar (convoo do A-12) em SPA, para toque e arremetida dos nossos A-4

so me estranhou a localização da pista, muito colada a um hangar, enquanto a nossa eh pintada na propria pista de SPA

abraços

Defourt

Olhando a foto postada do museu me veio à mente uma questão que compartilho agora (desculpem se parecer pergunta “idiota” mas não sou “especialista”):

Faria algum sentido ou teria algum valor técnico para a formação de um piloto NAVAL uma pista como esta, PORÉM com suas funcionalidades operando realmente?

Ou seja, SIMULANDO realmente um pouso ou decolagem de um Nael porém em um ambiente controlado (em terra); seria de algum valor?

Haveria uma relação custo/benefício que justificasse um investimento deste tipo?

Robson

Essa pista não é para treinamento, pelo menos não mais, ela é para decoração “digamos assim” do museu

jacubao

Eu acredito que ela nunca foi para treinamento e sim para dar um relismo maior ao museu. Uma pita de treinamento tem que ser feita sob uma pista comum, pois não haveria espaço para erros nesse “pedacinho” de asfalto. Quem tem um simulador de convôo show de bola é a USNAVY, com direito a catapulta, defletor de gases e cabos de parada.

Bernardo R.

Defourt, que pergunta intrigante meu rapaz!!! Estou aqui a pensar bastante…. Eu sei que quando do começo da utilização de NAes, pilotos treinaram sim em pistas em solo, principalmente quando alguma nova técnica estava pra ser implementada!! E esses treinamentos costumavam ser escondidos, assim como toda “inovação” em assuntos militares….. Mas estou falando de 80 anos atrás!! Tenho um ótimo livro narrado em primeira pessoa por um piloto americano da 2ª Guerra, em que conta várias de suas experiencias nesses treinamentos inéditos e também de várias operações no Pacífico!! Vou procurá-lo lá em casa(estou no trabalho) e depois posto aqui… Read more »

airacobra

Bernardo R.

como ja citei acima, os pilotos da MB treinam em uma pista similar a essa da foto, simulando o convoo do sao paulo que eh pintada na pista da base aeronaval de sao pedro da aldeia, que com a inoperabilidade do sao paulo possibilita a nossos pilotos o minimo de contato com um NAe onde fazem toque e arremetida

espero ter ajudado

Bernardo R.

Vlw airacobra,

confesso não ter prestado a devida atenção no seu post de antes!!!
obrigado pelo esclarecimento!!

Abraço

Fábio  Mayer

Defourt,

O grande desafio de pousar, arremeter ou decolar de um porta aviões é o fato dele estar em movimento ou não necessariamente parado, e isso não se simula em pista terrestre.

Mas é óbvio que uma pista assim serve para fases do treinamento.

Defourt

Obrigado a todos!

Bernardo R.,

Eu li sim teu post anterior (bem como os de todos) mas não estava claro no texto quanto ao nível de simulação em treinamento utilizando-se todos os recursos como catapulta, cabos para a frenagem etc. Agradeço.

O Jacubao respondeu que, com estes recursos, existe sim na US. Navy.

Moral da história: Sim, existe e é viável então…

Bernardo R.,

Poste o nome dele (o livro) sim pois será interessante a ainda sendo sobre o Pacífico, pra mim então será um convite.

Obrigado!

fsinzato

Procurando mais sobre ARA 25 de Mayo, encontrei o destino final do outro da mesma classe:

http://www.bobhenneman.info/vengend.htm

Aviso: Cenas fortes.

É de cortar o coração.

Abs.

fsinzato

O ideal seria não haver pista pintada, e sim, o ARA 25 de Mayo preservado como museu, assim como seu gêmeo Minas Gerais.
Desmanche é um p… desrespeito com estes navios e da memória das nações que o utilizaram.

Abs.

airacobra

fsinzato em 17 mar, 2010 às 12:36

assino embaixo…

é uma pena, pois da epoca da baixa do minas, enquanto estavamos depenando o mesmo, havia um grupo ingles querendo compra-lo para mante-lo como museu, mesmo longe seria muito bom saber que um dia poderia ve-lo novamente, principalmente levando o john alencar em anexo

imagino se o john ja viu as fotos dele sendo desmantelado em alang, pois na modernização do minas, quando tiraram os canhoes de 40mm para instalação do simbad/mistral ele se sentiu traido e chorou, imagina vendo as imagens do triste fim do saudoso Mingão

wilson

O querido e inesquecível John Alencar o qual eu tive o privilégio de servir pois eu era do departamento de aviação do Nael viu as fotos do Minas Gerais sendo desmantelado e teve uma crise de choro! Ele dizia:O que fizeram com meu Mingão!Realmente ele foi mais que um patriota;foi um sujeito que amava a Marinha e seu navio e talvez não tenha tido o reconhecimento devido! Quanta saudade sinto ao relembrá-lo cantando a música”Eu sou boy” em Recife,na casa do Marinheiro em alegres tardes de recreação no hangar do velho Nael Minas Gerais! Eu presenciei o surgimento dele como… Read more »