kuznetsov-2008-1

O navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov, único navio do tipo servindo como capitânia da Frota Russa, sofrerá um retrofit. O Kuznetsov deve ser docado em 2012 e voltar à ativa em 2017.

Originalmente o navio teve sua quilha batida como Leonid Brezhnev em 1982, depois foi lançado ao mar como Riga, renomeado Tbilisi em 1987 e o nome atual em 1990.

Novidades no grupamento aéreo embarcado

Segundo a agência russa de notícias Ria Novosti, está em estudo uma versão navalizada do novo caça de quinta geração T-50 PAK FA. Acredita-se que um grupo aéreo composto por 15 ou 20 aeronaves desse tipo deva rquipar o Kuznetsov no futuro. Atualmente nenhuma marinha no mundo emprega caças embarcados que apresentem as características furtivas do PAK-FA. A versão naval do F-35, assim que estiver operacional, será o primeiro.

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Samuel Henrique

Bem que os Russos poderiam quebrar um galho e oferece-lo como como contra partida para uma possivel compra dos SU-30 (FAB)!
nascido em 1982…..tá novinho! Os russos vão ter que fazer mais uns dois mesmo, para voltar a ter alguma representatividade naval (aeronaval)!!!!

Acredito que o Rafale não tenha problemas em decolar do Sky Jump, e se tiver….compra uns SU que todo mundo sai sorrindo desta historia!!!

Cabe até uma forcinha para os russos comprando os MiG 35!!!

Vitor

5 anos sem NAe? Pelo jeito eh verdade a historia de quem tem 1 nao tem nenhum. Mas melhor um navio atualizado do que um alvo em alto mar certo?

Galileu

Cadê a MB do brasil que acha necessário o NAe, esse aí é o que é, faz o up e manda pra MB em troca como o Samuel disse, a gente dá folego pra MIG comprando alguns mig 35, que não perde em nada pra um su35….

Mas isso é sonho…..ahahahah

Matheusts

Russia nunca gostou da ideia de ter um Nae como principal navio deles
eles gostam mais de um bom SUB uma arma mais (defensiva)

Dalton

Os russos não podem abrir mão de seu unico NAe até porque o proximo que eles construirem só deverá estar operacional bem depois que o Kuznetsov sair do estaleiro, portanto necessitam dele para manter e aperfeiçoar a doutrina. O Kuznetsov que apesar de grande não foi um sucesso, terá sua planta propulsora trocada, talvez até por propulsão nuclear, o que tornaria vantajoso a instalação de uma catapulta no convés angular e mantendo a rampa na proa. Os silos de misseis antinavio localizados na parte dianteira do convoo deverão ser removidos o que ampliará o hangar permitindo que um numero maior… Read more »

Robson

Esse até pode vir pro Brasil um dia, mais NAe Nuclear nunca, vocês acham que alguma nação se disponha a vender um NAe Nuclear?

Raphael Barros

Na verdade os russos gostam de SSN e Su-34 protefendo seus mares se bem que eles poderiam projetar uma nova classe de porta-aviões para operar uma versão naval do T-50 ou Su-35BM.

É mais fácil o Brasil fabricar sob licença um Nae ou então fabricar sua própria Nae com propulsão nuclear só tendo muita moral com Russos assim como a India e a China tem já com o ocidente mesmo com moral no máximo que vai consegui é um porta-aviões dos anos 60/70

Ozawa

“(.;.) Originalmente o navio teve sua quilha batida como Leonid Brezhnev em 1982, depois foi lançado ao mar como Riga, renomeado Tbilisi em 1987 e o nome atual em 1990 (…)”

Quando sair das docas, em 2017, será “Vladimir Putin”…

Fábio  Mayer

Só os EUA são capazes hoje de manter uma força de porta-aviões. A Rússia mantém o Kuznetsov e se livrou do Gorshkov e daquele outro que foi para China, a Inglaterra planejava 2 novos mas vai se contentar com apenas um como PA e um segundo como reserva, operando como multi-tarefa. A França tinha dois e hoje só mantém o Charles de Gaulle. Não há muito o que fazer pelo menos no curto prazo, os orçamentos militares estão em baixa no mundo todo. Penso que a Rússia voltará a ter uma força e PA(s) dentro de uns 20 ou 25… Read more »

Pedro

E pensar que um dia imaginei que esta Belonave viria dar o ar de sua graça aqui… a uns anos atrás séria uma potimacompra de oportunidade.

ABRAÇOS.

BeyondvisualRange

Acompanho a “previsão” do Ozawa (rsrsrsr…)

Mas possuir Nae sempre foi associado a projeção de poder naval e capacidade expedicionária da força naval. Ou estou enganado?
Se não, a redução (eliminação quase) de Nae pela Rússia PODE ser entendida como “despretensão” de estar presente em outras área que não a de sua imediata vizinhança?

Saudações aos do Blog.

ditongo

Será que esse consegue enfrentar o Kitty Halk?

Gutex

Provavelmente 2012 será o fim da linha para os belissimos SU-33…
A marinha russa ja sinalizou o interesse em comprar os MIG-29K pelo fato destes estarem com a linha de montagem aberta…
Não seria esta uma aeronave interessante para nosso opalão?

Curvo

Realmente Gutex gostei da sua idéia quanto às aeronaves para o “Opalão”, mas só iria vingar quando ele sair dos reparos, talvez aí por 2050 … 2060 (brincadeirinha) !!! Falando sério, a Marinha Russa vai mandar o Nae deles para reforma e vai sair dali novinho em folha com certeza, enquanto isto nós aqui, já vamos para mais de 5 anos de reparos e …. talvez fiquemos por mais 5 a depender de nosso glorioso e salve salve salve Líder que faz beicinho quando desafiado (será que o “Opalão” está docado até hoje por haver sido comprado pelo FHC ?… Read more »

Andre

com o desenvolvimento da tecnologia necessária para os reatores do SSN Brasileiro, não é possível aplicaar a mesma tecnologia num Navio Aeródromo?

ditongo

Ao adquirir o opalão (casco + motor + sistemas de navegação), bem baratinho, Acho que o FHC foi quem deu o ponta pé inicial nessa parceria militar Brasil/França.

JapaMan

Quanto tempo nosso opalinha ta parado? o q? foi comprado de quem? e tem gente aqui que ainda acha bacana parcerias com a França…

Pois é….

Curvo

Concordo contigo JapaMan, já pensou se ocorrer algo semelhante com o caso dos Rafales ???!!!!

leo

eu vi isso em um outro site, o admiral vai ficar com mig-29k,26 migs mais presisamente,vai ganhar catapultas,porem permanecendo com o ski-jump,e ate mesmo propulsao nuclear

MA

Dalton, não mudaram de idéia não, como você mesmo disse, o Kuznetsov é praticamente um cruzador de mísseis dispondo de aviação embarcada de asa fixa. Veio com a mesma doutrina soviética de contrapor os CG americanos com mísseis anti-navio de longo alcance, mas com aeronaves de caça para complementar tanto a capacidade anti-navio como a defesa aerea da frota! Eu acho que você sabe tudo isso, mas estou falando só porque não entendi esse posicionamento no seu comentário. Se me lembro bem foi o classe Kiev que foi enviado à China. Será que o Mistral adaptado não pode levar aeronaves… Read more »

Rafael

Essa clase russa não seria mais interessante que a Kitty Hawk no Brasil?

Se ele tiver essa capacidade de “cruzador”, seria uma grande tecnologia pra a MB adiquirir

Danilo

Só se o brasil tiver interesse em produzir um cruzador lançador de misseis, como porta aviões acho que não seria o mais indicado.

Vader

Sempre me pergunto porque um país com 17 milhões de quilômetros quadrados e que toma metade do maior continente do mundo precisa de arma para projeção de poder. Só se quiser conquistar o mundo mesmo (grande sonho dos czares, desde os tempos da Moscóvia).

Fábio Mayer, não creio que a Rússia saia da “draga” tão cedo, o principal problema deles não é econômico, é populacional: pra quem não sabe, a Rússia tem uma população bastante menor que a do Brasil, e uma taxa de natalidade baixíssima e decrescente.

Sds.

Dalton

MA… o que quis dizer é que os sovieticos TINHAM planos para além do Kuznetsov, isto é, seriam porta-avioes tradicionais semelhantes aos que os EUA tinham, abandonando de vez o conceito hibrido dos Kievs e dos Kuznetsovs, mas com o fim da URSS, estes planos foram engavetados e quase que o Kuznetsov foi para o ferro velho. Quanto ao Mistral russo, levará muito tempo ainda para que ele seja comissionado, talvez mesmo depois que o Kuznetsov saia do estaleiro. O que importa é que a Russia não perdeu o interesse em porta-avioes tradicionais, apenas durante muitos anos não teve os… Read more »

[…] mais e comente sobre a reforma do Kuznetov no site do Poder Naval. Tagged with: […]

Edgar

Eu sempre imaginei que os russos iriam querer algo para combater comercialmente o F-35 (que possui versões navais) mas pelo tamanho do PAK-FA nunca imaginei que cogitariam uma versão naval para ele, até cheguei a comentar aqui no blog sobre esta possibilidade mas os colegas, com razão, duvidaram da validade deste tipo de projeto.

Fábio  Mayer

Vader,

Eu sei, ms a Rússia tem algo que a coloca anos-luz adiante do Brasil: um sistema educacional muito mais eficiente!

Alex Nogueira

É um passo natural uma futura versão naval do PAK-FA, sobre o tamanho do caça, pelas fotos demonstradas em conjunto, ele é menor que o SU-33.

Dalton

Há grande possibilidade sim que haja uma versão naval do PAK-FA e que ao menos 3 NAes de 60.000 toneladas sejam construidos… ao menos intenção existe, se orçamento dará para tudo isso é outra estoria. O fato é que mesmo os navios da classe Kiev de mais de 40.000 toneladas dos anos 70 mostraram que as ideias dos anos 60 que previam somente uma grande força de submarinos, estavam caindo por terra e os Kuznetsovs foram um passo além no sentido da URSS ter NAes mais tradicionais…mesmo catapultas foram desenvolvidas para uma proposta que previu 4 NAes nucleares que estariam… Read more »

Giordani RS

Pelo menos o Opalão deles é um Diplomata…hehehehe…

MA

Vader, mas é isso, pelo que sei a doutrina deles a respeito de NAe nunca foi considerá-los embarcações de projeção de poder, apenas embarcações com a capacidade dos cruzadores portando aeronaves para proteção de frota, aumentando a capacidade de consciencia situacional e defesa aerea da mesma.

Mas até a restrita capacidade de aeronaves não torna o Kuznetsov compatível com os NAe americanos. Em minha opnião eles não iram nunca adotar este conceito. Além de ser caro é desnecessário para a Rússia, como você mesmo citou.