Mina de emprego naval encontrada em Alagoas

12

mina-alagoas

vinheta-clipping-navalUma mina de flutuação pode ter sido encontrada na orla marítima do município de Maragogi, distante 121 quilômetros da capital Maceió. O possível artefato foi localizado por trabalhadores das obras de reurbanização e saneamento básico da cidade no início da manhã desta terça-feira (11). A Marinha do Brasil aguarda a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no local para que haja a confirmação se realmente o objeto encontrado é uma bomba.

De acordo com o sub-comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, Edson Lima Cordeiro, a Marinha foi avisada sobre o fato na manhã de hoje e ficou acordado com o Corpo de Bombeiros e com o Bope para que as equipes especializadas confirmem do que se trata o material encontrado após inspeção e, em seguida, avisem à Capitania para possíveis providências. “Não temos nenhuma informação oficial ainda. O Bope foi a Maragogi de helicóptero e seu esquadrão anti-bomba vai trabalhar no sentindo de descobrir se realmente estamos falando de um artefato. Se isso ficar comprovado, deveremos pedir o apoio de unidades da Marinha de outros estados, com profissionais especializados, para que possamos desmontar, destruir ou detonar a bomba”, explicou ele.

Ao jornalista da Gazeta de Alagoas Waldson Costa, que acompanhou a movimentação acerca da ocorrência, moradores mais antigos da cidade contaram que, há muitos anos, funcionários da Marinha já haviam localizado o referido objeto e que garantiram que se tratava de uma bomba. “O artefato, ao longo de dezenas de anos, foi parar sob o calçamento por causa das linhas de maré, que, naturalmente, movimentam qualquer coisa que esteja no mar. Pode ser que a Prefeitura, quando resolveu fazer o calçamento da orla, há anos, não o tenha percebido”, comentou um morador.

O suposto artefato foi encontrado pelos trabalhadores de uma obra de saneamento e reurbanização do Centro e da orla de Maragogi. Eles quebravam parte do calçamento da Avenida Senador Rui Palmeira, a principal da praia, quando esbarraram numa esfera grande, que se assemelha a uma mina de flutuação, bomba que era usada pela Marinha do Brasil na época da 2ª guerra mundial para afastar os navios inimigos.

“Eram artefatos usados na 2ª guerra soltados em alta profundidade. Quando as embarcações se aproximavam, as minas explodiam e destruíam parte dos navios”, detalhou o sub-comandante da Capitania dos Portos.

Após a descoberta do objeto, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para fazer o isolamento da área. Moradores da região se aglomeraram no local para observar se realmente uma mina de flutação habia sido descoberta. “Recomendamos que a área deveria ser isolada porque, se realmente se tratar de uma bomba, não sabemos se ela pode apresentar algum risco”, informou Edson Lima Cordeiro.

FONTE: Gazetaweb

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Rocha

[Modo Irônico / ligado]

Ah!… Essa nossa defesa está sempre perdendo coisa. Já foi tanques subalares, bombas, trem de pouso (quem perderia isso?), minas.
Imagine o tanto de “peçinha” que os chineses devem estar perdendo.

[Modo Irônico / desligado]

Pedro

Pena que Brasilia é longe do mar! Seria bem interessante umas centenas delas por lá esquecidas e enterradas.

Tonho

O nome deste artefato deveria ser “Seleção do Dunga”
causa pavor na descoberta e ninguém sabe o que vai dar…. kkkkk

Matheusts

pode crer…

Pedro
Robson

Os marinheiros da época confundiram uma mina de flutuação com uma terrestre e a enterraram, kkkkkk

Margot

Será que li e entendi bem???… há muitos anos, funcionários da Marinha já haviam localizado o referido objeto e que garantiram que se tratava de uma bomba. ” Agora pergunto eu:_ e não foi feito nada????? foi deixado ali fazendo a população correr um risco desnecessário????? Estão de brincadeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alfredo.Araujo

Deve ser uma mina alemã ne ??
Pq se for brasileira ou americana, qual seria o sentido de um pais, longe do teatro de guerra(europeu), minar a sua propria costa??? Para se defender de submarinos ???
Não tem sentido…

Talvez fique mais bonito dizer isso do q dizer q perderam a mina por ai…

Cristina

Não sei se é verdade, más é bom conferir!
Dizem que existem mais duas bombas da mesma em Maragogi, uma defronte ao Boticário e outra próxima ao local que estava a que foi retirada.
Moro em Maragogi e precisamos que esta providência seja tomada, pois estamos correndo perigo.
Se o estouro a 02 Km da cidade abalou a cidade, imagine dentro da cidade?
Contamos com vocês!

André Castro

O BOPE detonou a mina,abriu uma cratera de 10 metros de profundidade , e danificou algumas janelas .

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/bope-detona-mina-maritima-encontrada-em-obra-em-maragogi.html

adriano

sou de Maceio e logico faz sentido sim a presença desta mina uma vez que submarinos alemães afundaram navios aqui em alagoas, inclusive graças ao afundamento do avio ITAPAGE o Brasil entrou na guerra

Dalton

Caro Adriano…

o Itapagé foi afundado pelo U-161, em 26/09/1943, portanto mais de um ano depois da entrada do Brasil na guerra.

O U-161 foi atacado e afundado por uma aeronave americana um dia depois.

abraços