Em confronto com a Marinha, FARC matam nove fuzileiros colombianos

31

infanteria de marina - colombia

vinheta-clipping-navalUm confronto entre os guerrilheiros das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a Marinha colombiana provocou a morte de nove militares. O embate ocorreu ontem (23), na área de Puerto Tejada, município de Solano, em Caquetá. A Marinha informou, em nota oficial, que ainda há dois feridos e um desaparecido.

O conflito ocorreu no momento em que a Marinha fazia operações ofensivas em uma região dominada pelos guerrilheiros por suspeitar que reservavam armamentos para um eventual ataque no dia das eleições presidenciais – 30 de maio.

De acordo com a nota, o incidente ocorreu quando as tropas entraram em uma área que é dominada pelas Farc. O objetivo, segundo a Marinha, era localizar o esconderijo onde supostamente estavam guardados explosivos e armamentos.

Apesar das vítimas, o Ministério da Defesa informou que a Força Sul Naval que integra a 6ª Divisão do Exército Nacional, apoiado pela Força Aérea, vai manter as operações na área. A meta é encontrar o militar desaparecido da Marinha e retomar a ofensiva contra as Farc.

Segundo a nota oficial, os nove corpos de fuzileiros navais mortos pelo grupo Farc já foram transferidos para as cerimônias de velório e enterro. Os feridos, de acordo com as informações do ministério, estão sob cuidados médicos.

FONTE: Agência Brasil

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pp_muscimol

Pergunta de quem nao sabe…
porque que nao e criada uma forca sul americana tipo “SATO” de NATO para fazerem uma estrategia global com vista a atacar as FARC de todas as fronteira e duma maneira coordenada?

…ai sim que ha uma opurtunidade para o Brasil se mostrar como potencia no plano regional. Se ficarem so por criticar as forcas dos EUA na Colombia nao vao fazer muito.

sds

Leandro RQ

Que Deus abençõe as famílias dos fuzileiros colombianos que morreram pela sua pátria lutando contra TERRORISTAS membros desse grupo NARCO-TERRORISTA chamado FARC.

Não dou dez anos pra isso começar a acontecer no nosso lado da fronteira…

Mauricio Veiga

Leandro,

Isso já está acontecendo no nosso lado faz tempo!!!
O consumo de drogas no Brasil é um dos patrocinadores desse movimento.

Abraço.

Leo

Pela propaganda oficial, pensei que as FARCs já tinham desaparecido ou estavam em vias de serem extintas. Mas pelo jeito não é bem assim como gostaria o narcogoverno do Uribe.

Antonio M

“…porque que nao e criada uma forca sul americana tipo “SATO” de NATO para fazerem uma estrategia global com vista a atacar as FARC de todas as fronteira e duma maneira coordenada? ..”

E você acha que os narcogovernantes do Equador, Venezuela e Bolívia fariam isso?

lucas

Se quisessem acabar com essa guerrilha ja teriam acabado ha muito tempo muita gente poderosa lucra com essa guerrilha não é possivel uma força militar do tamanho de um exercito colombiano não ter capacidade para dar fim tem interesses por parte do governo colombiano que essa guerrilha exista.

Vitor

E sem falar que o governo atual brasileiro nao considera as FARCs como terroristas ou traficantes. Aí fica dificil juntar todos para combater essa guerrilha.

Antonio M

E está chegando outra, o EPP no Paraguai com inspiração e ajuda das farcs.

Quanto ao envolvimento dos governos, a corrupção na AL é um câncer que ainda vai matar a todos mas, se nada for feito e se não é mais possível acreditar que ainda existam instituições e gente séria, então o negócio é “pára o mundo que eu quero descer” pois não é possível pagar impostos para o Estado e “pedágio” para os Estados paralelos organizados por marginais e viver sob o medo e incerteza.

Vader

pp_muscimol disse: 25 de maio de 2010 às 10:04 “porque que nao e criada uma forca sul americana tipo “SATO” de NATO para fazerem uma estrategia global com vista a atacar as FARC de todas as fronteira e duma maneira coordenada?” Porque os governos de Venezuela, Equador e Bolívia apóiam as FARC. Simples. No mais, a tal UNASUL deveria servir também para isso, mas não passa de retórica de latrino-americano esquerdista idiota e bravata do governo petista. _______________ Leo disse: 25 de maio de 2010 às 10:30 “Pela propaganda oficial, pensei que as FARCs já tinham desaparecido ou estavam em… Read more »

pp_muscimol

“E você acha que os narcogovernantes do Equador, Venezuela e Bolívia fariam isso?”
…bom, entao e caso para chamar a ONU … senao nunca mais conseguem ver-se livres deles.

….a NAto quando foi formada nao foi com todos os actuais membros …excluam os qu enao tem objectivos similares…mais tarde eles juntar-se-ao!!

…isso mostra que mais do que um sub nuclear, o verdadeiro perigo vem do narcotrafico na Amazonia que pode ser pior de eliminar do que os talibans no Afeganistao!!…voces precisam e duns 500 helicopteros e nao dum sub nuclear …ai ai ..as prioridades das grandezas!!

Vader

pp_muscimol disse: 25 de maio de 2010 às 12:02 “…isso mostra que mais do que um sub nuclear, o verdadeiro perigo vem do narcotrafico na Amazonia que pode ser pior de eliminar do que os talibans no Afeganistao!!…voces precisam e duns 500 helicopteros e nao dum sub nuclear …ai ai ..as prioridades das grandezas!!” Acho que o amigo (patrício?) não está completamente errado não, embora ainda tenha a impressão de que precisamos é de tudo junto e mais um pouco. Mas o que precisamos acima de tudo é vergonha na cara da maioria dos governantes da América Latrina, incluíndo-se o… Read more »

vinicius modolo

Bom…
As FARCs foram criadas com inspiração política, terrorista só pq os EUA querem….

Se acabarem com elas….como vão justificar a produção de coca? até pq a area que mais produz não é dominada por elas….

O Uribe tinha ligação com quem produzia….e ai? ninguém fala nada.

Pedro

A Colombia para alguns aqui é a ilha do Lost! Primeiro, as FARC estão mais interessadas no $$$ do Pó Branco que em qualquer tomada de poder, isso é fato. Segundo, o Governo Colombiano quer acabar com a FARC não para segurança da Colombia e sim para acabar com a concorrencia da mesma no trafico internacional de drogas, pois os maiores traficantes da Colombia sempre tiveram profundas relações com todos os partidos e a elite colombiana. Tenho uma amiga que ela morava em Cali, e lá o famoso cartel, sempre dava festas onde toda a elite colombiana estava sempre presente.… Read more »

pp_muscimol

“Terceiro: Formar uma expecie de OTAN aqui ninguem quer. OTAN é o que existe de mais podre do mundo, é a adaga do 1º mundo para ser usada em proveito deles. Veja no Afeguinistão, o “excelente” trabalho que fazem. E se for para bombardear algo na Colombia, aproveita e acaba com as FARC e o governo colombiano, aí sim a America Latina ficaria tranquila.” …se nao fosse a NATO o conflito dos Balcans teria virado uma guerra a serio como no incicio do sec. XX !! …se nao fosse a Nato talvez a Grecia e a Turquia estivessem em plena… Read more »

Vader

Primeiro: a produção e refino de coca na Colômbia caiu tanto no governo Uribe com o “Plano Colômbia” (dos EUA) que a Colômbia deixou de ser o maior produtor de coca do mundo, sendo superada de longe pela Bolívia e estando perto de ser ultrapassada pelo Perú, país que também luta com todas as suas forças contra tal flagelo. Repito: a Colômbia não é mais a maior produtora de coca do mundo! O governo “cocalero” do Sr. Evo Morales ultrapassou-a de longe! Os números falam por si só. Então a verdade é que essa historinha de “narcogoverno” colombiano é “coisitcha”… Read more »

marlige

Lá o bicho pega.
O Brasil não reconhece as FARC como guerrilha/terrorismo.
Já temos nucleos das FARC atravessando as fronteiras….

Cabe, principalmente, aos PEF. mandar todos pra verem DEUS.

Francisco AMX

Não apareceu ninguém dizendo que se fosse contra o soldado brasileiro amazônico, que fez CIGS, seria diferente? estranhei!…
Na verdade poderia ser, como tb poderia não ser!…

Sds!

Tito

Ou abrimos os olhos, ou logo noticias assim sairão deste lado da fronteira.

Enquanto nosso governo “esquerdopata”, passar a mão na cabeça dos seus amiguinhos (vide Foro de São Paulo) corremos esse risco.

Abraços aos Brasileiros

Carlos Velasco

Caro Muscimol, Criar uma Nato/Otan na América Latina só daria certo se o Estado de Direito fosse um facto no continente. O problema é que quase todos os países foram tomados por gente do Foro de São Paulo. A própria Colômbia corre o risco de eleger mais um esquerdista internacionalista(Mockus); este até fala de desmontar as forças armadas, permitir a transformação das FARC em partido político e lutar pela legalização das drogas. Não é difícil perceber que a FARC, verdadeiro monopólio do refino e distribuição da cocaína que se substituiu aos cartéis (ao menos antes havia competição), teria recursos ilimitados… Read more »

Tito

É Francisco, bala não reconhece curso nem patente.

🙂

Galileu

o colega Vader tá atacando os Bolivarianos do site , isso aew!!

E tem mais, já passou da hora de o EB criar batalhões aéreos naquela região!!! 12 Mi-35 e chumbo no lombo deles ahahhaha

Só o barulho dos Mi já faz neguinho se borrar todo!! hahaah

Vader

Carlos Velasco disse:
25 de maio de 2010 às 14:26

Vou mais além meu amigo, uma “OTAN” na AS daria certo sabe quando? Quando ela toda falasse português e não fosse habitada, em larga medida (com algumas louváveis porém poucas exceções), por um bando de cucarachos “losers”, chorões, sem “cojones”, e comedores de alho, que só sabem reclamar da vida e que até hoje só causaram problemas para a América Portuguesa…

Sds.

Patriota

Estes fuzileiros morreram com bravura lutando por seu país, porem também
é verdade que o atual governo colombiano tem sido acusado de não equipar as forças armadas de maneira decente .
Hoje a Colômbia é ameaçada não só por guerrilheiros ,mas tambem pela
Venezuela e simplesmente Alvaro Uribe tem deixado o exercito colombiano
na miséria.

Leandro RQ

Sério que o candidato “vermelho” colombiano fala em acabar com as Forças Armadas da Colômbia?

Eu fico imaginando a “companheira” sendo eleita e vir com um discurso de acabar com as forças armadas. Acho que entramos numa guerra civil…

Ainda bem que os “companheiros” não são tão idiotas/ingênuos de falar uma besteira dessas.

Ou será que são?

fábio

Guerra é guerra! Lamento!

Esses caras da foto foram treinados pelas “forças especiais” dos amados “americanos”. Ah Ah Ah Ah!
Amados por alguns, que fique bem claro!
Aos “guerreiros” vindos de terras distantes (turminha que se acha dona do mundo), que talvez se aventurem um dia e tentem ocupar e tomar posse das riquezas da nossa região norte, essa cena é “café pequeno” se comparado com o que nossos “guerreiros ” farão com eles.
Vossa aventura custará caro!
Brasil, sempre!

Vader

Que coisa mais canalha para se dizer de militares que deram a vida a serviço de seu país… Lamentável.

marlige

Bota os FN colombianos para cursarem no CIGS e Comandos Anfibios.

Não vai sobrar cucaracho guerrilheiro pra contar historia……

Acorda Brasil !!!!!! Equipar a amazonia para evitar que se estabeleçam por aqui. ( a fronteira ja atravessam).

spinks

vocês virão que boa gente os companheiro das farcs que o lula respeita e adimira tanto? matarão só none soldados da marinha colombiana.. e o lula ama este tipo de gente, tudo é companheiro e companheira, só falta ele dar azilo politico para a alquaeda e os prisioneiros de guntanamo.

Flavio

marlige disse: “Bota os FN colombianos para cursarem no CIGS e Comandos Anfibios. Não vai sobrar cucaracho guerrilheiro pra contar historia……” O comentário que faço agora é com TODO RESPEITO que tenho aos queridos amigos do CIGS (moro em Manaus e tenho muitos amigos do CIGS). Fala serio mesmo? Acha mesmo que temos mais experiência em combate que os guerreiros colombianos que lutam a décadas contra essa desgraça chamada Farc? Sabe qual o problema? muita gente fala, mas quantos já vieram aqui para ver os treinos do CIGS? quantos já passaram pelas fileiras do CIGS? Temos um bom curso de… Read more »

Flavio

Que DEUS proteja e ampare as famílias destes guerreiros. e para as FARC? Super Tucanos, bala, bombas, e morte!!!

Rogério

fábio disse:
25 de maio de 2010 às 22:45

Fabio, manda abraço pra turma do banker.

[]s