O Governo do Uruguai informou à oposição do “assédio” que supostamente os navios da Marinha sofrem no Atlântico Sul por parte de navios argentinos e colocará o assunto na reunião entre os chanceleres dos dois países amanhã em Buenos Aires, informou nesta terça-feira a imprensa local.

Segundo o jornal “El País”, o ministro da Defesa uruguaio, Luis Rosadilla, que foi hoje à Comissão de Defesa do Senado para falar dos tratados e convênios bilaterais assinados pela nação sul-americana, colocou a questão para os legisladores e qualificou de “atitude grave” o suposto comportamento argentino.

Fontes do Senado uruguaio consultadas pela Àgência Efe não puderam confirmar isso, enquanto a Chancelaria indicou que o ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro, não vai fazer nenhuma declaração até se reunir com seu colega argentino, Héctor Timerman, nesta quarta-feira.

Segundo o “El País”, Rosadilla disse a Câmara Alta que a cerca de 20 dias se registram “interferências” na navegação dos navios uruguaios, que constituem uma atitude de “prepotência” por parte da Argentina.

Aparentemente, a informação veio da divisão de inteligência da Armada, após receber a denúncia dos navios militares supostamente prejudicados.

O periódico acrescenta que a Marinha argentina realizou mensagens de advertência nas quais exorta os navios uruguaios a se retirarem dessa área de navegação com o argumento de que encontram-se em águas de jurisdição argentina.

Para o “El País”, o suposto incidente desponta como “um novo episódio da difícil relação bilateral os dois países mantêm”, que nos últimos anos sofre o pior conflito em décadas devido a instalação de uma fábrica de celulose de capital finlandês no lado uruguaio da fronteira comum.

FONTE: EFE

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
hdsicm

Os Argentinos tem que respeitar os seus vizinhos.

Aldo Ghisolfi

Dificilmente os uruguaios iriam invadir águas territoriais argentinas, pois os castelhanos conhecem muito bem o seu mar territorial e a foz do Prata; a interferência, seguramente, é uma forma argentina de pressão e revanchismo pela sua derrota no tribunal internacional que liberou a construção da fábrica de papel finlandesa na margem uruguaia do rio Uruguai. Certamente, como costumam fazer, os argentinos estão apostando em que não vai se passar nada, só bate-boca sem maiores conseqüências.

Felipe Martins

Pois é Aldo. Mas seria interessante se a Marinha Uruguaia respondesse de uma forma uma pouco mais “dura” frente a Armada Argentina, seria interessante ver se os nossos “Los Hermanos” arredariam ou manteriam a sua postura de intimidação ao Uruguai. Na verdade, eu nem sei ao certo, se o Uruguai teria uma força de dissuação para tal. Abs.

Paulo

No encontro entre os ministros de relações exteriores dos dois países, provavelmente o argentino vai garantir ao colega uruguaio que tudo não passou de um mal entendido, que a presidente Cristina Kurshner lamenta muito o incidente, Argentina e Uruguai são dois países irmãos e precisam colaborar juntos para o desenvolvimento harmônico da paz e da justiça social.
Pelo menos este texto é o que consta da cartilha de todos os serviços diplomáticos do mundo……..

Thiago

É só ameaçar dar suporte logístico às embarcações de Falklands, os argentinos mudam de atitude na hora…

Thiago

É só ameaçar dar suporte logístico às embarcações de Falklands, os argentinos mudam de atitude na hora…

LBacelar

Os uruguaios fazem isso frequentemente com as embarcações brasileiras, principalmente pescadores no sul…

Há inclusive o relato de disparos contra traineiras e navios pesqueiros brasileiros em águas internacionais por parte dos uruguaios!

ivanildotavares

É só ameaçar estreitar os laços militares com os britânicos. Base Aérea à disposição, Base Naval também. Não precisa por muito tempo. Um acordo por cinco anos e os argentinos iriam ficar muito parecidos com Maradona após o recente jogo com a Alemanha.

Ivanildotavares é GUPPY

Dell72

concordo com o Aldo Ghisolfi
resumindo é isso mesmo que ocorre

Jacubão

É tudo jogo de interesse.
A Argentina está fazendo uma demostração de força para o fraco Uruguay.
Isso sim, seria uma boa oportunidade para o Brasil demonstrar a sua supremacia no TO da AS. Uma intervenção rápida e sem estardalhaço sobre esse delicado problema.

Paulo Costa

Mediar sozinho,como somos vizinhos aos dois paises acho dificil,pode
ser que façamos parte de um conjunto de nações para mediar o assunto,
o risco de algo acontecer acredito bem baixo,mas se acontecer,veremos
Uruguaios morando debaixo de pontes das cidades brasileiras na fronteira….

Alecsander

Bem, os argentinos sempre se alto denominaram como a Europa na América do Sul e América Latina(argentino não se acha, tem certeza rsrsrsrsrs…), não seria de se estranha se um dia eles invadissem um dos vizinhos do 3º Mundo rsrsrsrsrsrs… Agora falando serio, os argentinos tem aquele problema das Ilhas Malvinas com os britanicos, onde teve apoio maciço de todos os outros países da América Latina, principalmente do Brasil, e vimos com a invasão colombiana do território equatorial, nenhuma invasão a espaço aéreo, território ou zona maritima sera tolerado pelos sul-americanos, se isso for comprovado mesmo, vai ser um grande… Read more »

liberatoar

Hola e boas noites, eu respeito muito o Brasil e os irmaos Uruguayos, pero vc tem que entender, que vc por um lado apoia o reclamo argentino nas malvinas e por outro apoya logisticamente a colonia britanica. Argentina nao pode ordenarles a vc que fazer com sua economia, Argentina nao pode obligar o brasil a nao abastecer as naves da royal navy no direccion sul, como nao pode obligar ao Chile ou Uruguay a nao abastecer logisticamente a economia das malvinas. So espero comprendan por lo menos o malestar das nossas forcas navales no sul olhando os nossos irmaos abastecer… Read more »

bulldog

Vamos vender umas “Barroso” pro Uruguai e tá tudo resolvido. rs

Icaro

Calma pessoal! A situação está pessima tanto pra Argentina quanto pra o Uruguai (o Brasil se não se cuidar vai pelo mesmo caminho), a Argentina tem uma certa fama diplomatica de agressora (vide falklands e tensões chile/argentina) e com outros problemas socio-economicos no contexto seria suicidio. Tá certo que pra “quem não tem o que perder” uma bravata como essa que está sendo aventada pode ocorrer, mas a médio/longo prazo não justificaria e seria por demais oneroso as partes. O Brasil não faria uma interferencia diplomatica-militar sozinho não pq mal conseguimos manter a caserna em ordem, além dos custos das… Read more »

Callia

Ué não é o presidente do /uruguay que é a favor da dissolução das forças armadas?TOMA!

Aldo Ghisolfi

Realmente, o presidente do Uruguai se manifestou pela dissolução das FFAA, assim consideradas, Exército, Marinha e Aeronáutica; mas nunca falou em não ter uma força de auto defesa. Não é louco, sabe a vizinha que tem! E não acho que a situação seja bem resolvida com o Uruguai dando apoio ou qualquer tipo de solidariedade para os ingleses no caso da Malvinas, pois isso representaria colocar o UK (e tudo de problemático que representa ) bem aqui dentro das nossas fronteiras e criando um imenso transtorno na geopolítica latinoamericana, pois dificilmente alguma nação latina o acompanharia. O Uruguai ficaria sozinho… Read more »

Esdras

Depois disso a possivel venda de Pampa para o Uruguay fica como? acho que não fica.

Aldo Ghisolfi

ESDRAS: boa tarde.
O que significa ‘venda de Pampa para o Uruguay’?

leandro

Primeiro parabens a Alexandre Galante e equipe pela trilogia. Fico triste de ler muito comentarios contrarios a meus pais (Argentina) , eu estou vendo varios comentaristas (no se a palavra certa ) sugerir como em esta materia , medidas de confronto belico, sendo que muitos argentinos moram em Buenos Aires e Viceversa. Estas rixas de me advirtio / no me advirtio , sao um efeito colateral da briga das papeleras. Discrepo de Liberatoar, tanto Brasil (este blog e bem claro com as fotos do navio tanque da flota auxiliar Britanica em Santos) Brasil , Chile , e Uruguay sao paises… Read more »