Home Data Comemorativa Marinha inaugura a exposição ’30 Anos da Mulher Militar na Marinha do...

Marinha inaugura a exposição ’30 Anos da Mulher Militar na Marinha do Brasil’

3749
8

A Marinha do Brasil inaugura, em 20 de agosto, às 17h, no Espaço Cultural da Marinha, a exposição que é parte das comemorações dos 30 anos da mulher militar na Instituição. São seis módulos: o primeiro mostra a cronologia da presença militar feminina na Marinha; o segundo, a importância da tecnologia e a contribuição das mulheres para uma Marinha moderna; o terceiro, a evolução dos uniformes femininos e a incorporação das mulheres aos diversos corpos e quadros já existentes; o quarto reconhece os bons resultados obtidos por elas; o quinto destaca imagens de mulheres em atividades militares; e o sexto mostra perspectivas de futuro.

Tudo começou com a criação, em 1980, do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. Era um Corpo separado, uma experiência pioneira nas Forças Armadas brasileiras. Com o passar dos anos, as mulheres se tornaram cada vez mais experientes para a execução das tarefas a elas confiadas. A Marinha reconheceu os bons resultados e o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva foi extinto em 1997, sendo as militares incorporadas a corpos existentes, onde atualmente competem em igualdade com os homens.

Elas comandam Organizações Militares ou são suas vice-diretoras; lideram equipes e gerenciam projetos e construções de navios de guerra e outras obras; chefiam departamentos, divisões e seções na administração, nos hospitais e centros de tecnologia da Marinha; realizam um excelente trabalho especializado, de nível médio e superior; viajam para locais distantes, em missões difíceis; e, assim, mostram competência, liderança, capacidade administrativa e coragem. É possível que, em breve, uma delas possa ser promovida a Contra-Almirante.

SERVIÇO:

  • Exposição “30 Anos da Mulher Militar na Marinha do Brasil” – 20 de agosto de 2010 a 13 de março de 2011 – Terça a domingo, das 12h às 17h
  • Espaço Cultural da Marinha – Rua Alfred Agache, s/n, Praça XV, Centro – Rio de Janeiro (próximo ao Mergulhão)
  • Outras informações: (21) 2104-6992
  • Realização: Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha: www.dphdm.mar.mil.br

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
FreireChallengerFernando SinzatoCalheirosDalton Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Interessante que a foto mostra o quanto o BASIL é multiracial.Dá orgulho ser brasileiro.

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Ops brasileiro.

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

E é BRASIL.hehe

Dalton
Visitante
Dalton

Parabéns às brasileiras ! O futuro é este mesmo!

Vejam o exemplo na “outra” marinha:

a Contra-Almirante Nora Tyson tornou-se este ano a primeira mulher a comandar um “grupo de ataque nucleado em porta-aviões”, o CSG 2 tendo como nau capitanea o mais novo porta-aviões nuclear, o USS George H.W. Bush.

O ” Avenger” partirá para sua primeira missão ano que vem.

Calheiros
Visitante
Calheiros

belos uniformes e bonitas mulheres, parabens a gloriosa por ter sido a primeira instituição a aceitar mulheres em seus quadros, mesmo que provisorio no entanto ai estar a resposta das mesmas todas efetivadas. Agora esperamos que chegem ao generalato com prestezas e capacidade.

Fernando Sinzato
Visitante
Fernando Sinzato

Parabéns as Guerreiras de Poseidon. Sucesso!

Abraços.

Challenger
Visitante
Challenger

A Marinha do Brasil, tá devendo mulheres Aviadoras Navais, assim com fez a FAB e outras intituições parapublicas, do Brasil.
PMRJ, DOA/PRF por exemplo.

Aí sim estará completa.

Parabéns as Mulheres da Marinha!

Freire
Visitante
Freire

Parabens “Paulinhas” fiquem com Deus.