O Japão está planejando impulsionar sua capacidade submarina, aumentando o número de submarinos utilizados pela sua força naval (Japan Maritime Self Defense Force – JMSDF).

De acordo com funcionários do Ministério da Defesa japonês, a JMSDF vai incorporar seis novos submarinos à força atual em dezesseis anos.
O plano será refletido no programa base da Defesa do Japão no ano fiscal de 2011 a 2015.

Fontes dizem que o Japão determinou a necessidade de uma maior presença de seus submarinos em suas águas costeiras, assim como no Mar da China Oriental, em meio a crescentes tensões e confrontos navais com a China.

Desde 1976, o número de submarinos do Japão nunca ultrapassou 20 unidades.

FONTE: Arirang

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Pacifico sim, mas não tem nada de bobo. 🙂

Zorann

A questão é que estamos vendo uma corrida armamentista no pacífico.Coréia do Sul, Do Norte, Japão, Taiwan, China e Índia.

Vamos ver no que vai dar…

MO

Sim, clado são Subs de DEFESA, afnals são J”D”S da JMS”D”F

O unico pais pacifico ediota fica do outro lado do mundo (deles)

Fábio Mayer

O Japão mantém 20, o Brasil não consegue manter 5 e ainda tem ex-presidente que diz que não precisa nem desses 5…

Apollo2010BR

meu sonho era o brasil à medio prazo ter 15 subs ( convencionais mesmo dando apoio a um ou dois nuc’s) mais 20 escoltas modernas divididas em duas esquadras…. Pronto uma marinha de respeito a nossa altura…. quem dera ser simples assim essa conta…

Ainda assim creio que o Brasil esta engatinhando na area de defesa, afinal ao trancos a aquisição dos subs estão indo bem e de escoltas esta (ainda) dentro do cronograma da MB.

Athos

Tudo convencional já que eles estão proibidos de ter com propulção nuclear, assim como a Alemanha.

Zorann

Fábio Mayer disse: 25 de outubro de 2010 às 16:03 É triste, mas talvez o FHC tenha razão: -Se não temos dinheiro para a manutenção -Se não temos nem pessoal para preencher a tripulação completa de nossos navios -Se compramos PA para deixarmos ele 5 anos parado (se não e engano) -Se compramos 23 A-4 para termos somente uns 3 operacionais -Se nem 5 subs conseguimos manter Então pra que ter mais? Talvez precisássemos primeiramente criar um projeto de estado, onde governo, oposição e sociedade fossem ouvidos, para assim sabermos oque de fato esperamos de nossas Forças Armadas. Agora, cada… Read more »

João Augusto

Eu acho que com o que se gasta com o A12 deve dar pra manter no mínimo 3 subs diesel-elétricos… A troca valeria a pena.
Nada me tira da cabeça que o A12 não é o melhor meio pro Brasil, no momento.

Fabio

Qual o modelo dos subs Nipônicos?

MO

Acho, acho eim !!! (num briga comigo se eu errar, pois vc sabe que sou lixo em subs) é um Oyashio

Se acetei, sao 11 de 1998 a 2008 o comissionamento

Bruno

João Augusto disse: 25 de outubro de 2010 às 18:14 Os porta-aviões são armas poderosas, intimidadoras assim como os submarinos.Mas um não cumpre a função do outro.Ambos são necessários.Eu não tenho nada contra o São Paulo em si, mas os A-4 embarcados que pra mim não passam de sucata. Apollo2010BR disse: 25 de outubro de 2010 às 17:04 O Brasil tem planos para adquirir os 15 subs que você mencionou, mas o prazo é até 2050.Não é o que eu chamaria de “médio prazo”, mas um dia eles estarão aqui.É bom que se diga que o contrato inclui que os… Read more »

Ixtli

O Japao teve problemas recentes com a China sobre a posse das ilhas Senkaku: a guarda costeira japonesa prendeu um pescador chines que supostamente atacou o navio patrulha, a China disse que ia matar 4 ‘espioes japoneses’ que tinha em seu poder… foi todo um bafafa…
No fim, ‘para nao prejudicar as relacoes sino-japonesas’, o Japao soltou o pescador, que foi recebido na China com festa – mas esse incidente desencadeou uma onda de protestos xenofobos da populacao dos dois paises.
Imagino que os submarinos jah seja algum tipo de reacao ao ocorrido.

Cor Tau

TIC……TAC……TIC…..TAC……..TIC……….TAC…………

Fabio ASC

Obrigado MO.

massa

O Japão decidiu ampliar a frota de submarinos devido à necessidade de aumentar a sua vigilância marítima contra a atividade naval intensificada pela China em águas que circundam o Japão e no Pacífico. Enquanto mantem o ritmo de um novo submarino a cada ano, a marinha planeja alargar o período de desmantelamento dos velhos submarinos existentes. Além dos previstos 22 submarinos, o Japão tem dois submarinos utilizados para fins de treinamento. Os submarinos planejados irão aumentar o tamanho das bases, um baseado em Yokosuka, Kanagawa, e outro em Kure, Hiroshima. Para conter o aumento do orçamento com o resultado das… Read more »

Bruno

Alguém ai sabe dizer de que Classe são os submarinos japoneses?

@wagner

A briga é com a China mesmo, mas se eu estivesse na comando da frota do Pacífico russa ficaria um pouco atento…

Humberto

Caros Bruno e Fabio O Japão é um pais que tem uma grande tradição na fabricação e uso de submarinos (inclusive construiu um enorme na Seg, Guerra que podia trasportar e lançar um avião). Atualmente o Japão opera com 3 classes de submarinos, que são o fruto do desenvolvimento e aprimoramento de subs e não classes totalmente diferentes. O de maior quantidade é o da classe oyashio e concordo com o MO, creio que o da foto é um deles, para mais informações sobre o danado http://www.globalsecurity.org/military/world/japan/oyashio.htm A ultima classe desenvolvida é o Soryu, que é fruto do aperfeiçoamento do… Read more »

Vassili

Humberto,

Mas o sistema AIP Stirling num pertencia aos suecos???????? até onde saiba, estariam instalados nos Gotland…………..

Mas posso estar enganado, num pesquisei sobre o assunto.

abraços.

Mas, para quem opera “destróier de convés corrido” e é obrigada à se chamar Força Marítima de AUTO Defesa……………..

Como diz um ditado popular: a História é contada pelos vencedores…………. os perdedores assinam embaixo.

abraços.

Dalton

Vassili… é preciso separar a realidade do mito. os japoneses não foram obrigados a autodenominar a marinha deles como força de auto-defesa…eles escolheram este termo, mas o nome realmente não é importante, eles próprios exageraram na dose e certamente mudanças ocorrerão. Para o Japão, sempre foi conveniente ter os EUA garantindo a defesa, do ponto de vista economico e também porque com o fim da guerra se viram cercados por nações que não os toleravam e com razão: China, Coréia, Vietnã, Filipinas entre outras. Costuma-se dizer que a “bomba” japonesa está pronta, só faltam os parafusos e possivelmente em um… Read more »

Galileu

Dalton disse tudo!

Do mais fiquemos com inveja…

marcos silva

A china possui a segunda maior frotilha de submarinos do mundo,ficando atras somente da federação Russa.E ainda contando com submarinos nucleares de ataque.
Mesmo com essa empreitada submarina,o Japão parece ainda confiar a sua defesa nos Estados Unidos,o que acredito ser um erro estrategico do japão.Tendo em vista que os norte coreanos tambem, não deveriam ser substimado
O que,ja mostraram ao mundo,quando partiram ao meio a corveta sul coreana.

massa

“A china possui a segunda maior frotilha de submarinos do mundo,ficando atras somente da federação Russa”. Se não me engano, quem tem a maior frotilha de subs é os EUA (~72), logo depos vem a China (~69), Russia (~53), Koreia do Norte (~26) . Provavelmente esses números tenham variado, principalmente entre os EUA e a China. “Mesmo com essa empreitada submarina,o Japão parece ainda confiar a sua defesa nos Estados Unidos,o que acredito ser um erro estrategico do japão.Tendo em vista que os norte coreanos tambem, não deveriam ser substimado” O problema é que o Japão depende do guarda-chuva nuclear… Read more »

Bruno

Humberto disse:
26 de outubro de 2010 às 13:21

Valeu.Quanto ao “submarino-porta-aviôes” eu sabia, uma invenção fascinante, que depois foi copiada pelos EUA e afundado no Pacífico.

massa

“pussuem”
desculpe o erro, quis dizer “possuem”.

marcos silva

Massa, li essa infirmação no almanaque da abril cultural,mais suas prerrogativas são contundentes,e realmente tem variaves.

Dalton

Massa… o Japão não precisa de uranio…ele poderia utilizar o plutonio do mesmo modo que a Russia utiliza. Quanto ao nr de submarinos, os EUA com 70 unidades é o país com maior numero, mas o mais significativo é a disponibilidade dos mesmos mais da metade estão longe de suas bases e pelo menos 6 dos grandes SSBNs em condições de lançar seus misseis nucleares, mais do que os demais paises possuidores combinados. Quanto ao almanaque que o marcos leu e demais fontes, alguns incluem o nr de mini-submarinos, a Coreia do Norte tem vários, mas também incluem submarinos antigos… Read more »

Dalton

O conceito de submarino porta-avioes na verdade não foi ideia japonesa…os britanicos já haviam testado a ideia durante a Primeira Guerra e aperfeiçoaram durante os anos 20 no seu submarino M-2
mas abandonaram a ideia não apenas pelo naufragio do M-2, mas
por não terem necessidade.

Os japoneses tiveram mais sucesso, apesar de que vários de seus submarinos tiveram os hangares retirados ou convertidos para outras funções , portanto apesar de impressionantes, pouca utilidade tiveram.

abs

@wagner

Ja imaginaram a grana para manter todos esses submarinos EUA, China e Russia ?? Haja dinheiro !! Rios de dinheiro !!! Dinheiro que não acaba mais ! E mais dinheiro !!!!
O kremlin tá certo, banque o camarada de todos ali, e venda petroleo ! Para China e Japão, se quiserem se matar, problema deles, o que importa é a grana entrando no BC de Moscou !!
Enquanto isso, no Brasil…

lucileide

a marinha tem um importante papel para o mundo meus parabs lindo trabalho que vcs fazem continui assim e sucesso