Mesmo sem “parceria estratégica” Reino Unido defende entrada do Brasil no CS

32

O chanceler britânico William Hague defendeu nesta terça-feira a entrada do Brasil no Conselho de Segurança (CS) da ONU. O chanceler afirmou que a Grã-Bretanha “continuará a pedir por uma reforma na ONU, incluindo a expansão do Conselho de Segurança com o Brasil como membro permanente” É uma questão, segundo Hague, de “legitimidade e equilíbrio” mundial de poder.

Leia mais sobre esta notícia no site das Forças Terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dinho

Tirando a composição predominante do CS, formada pelos vencedores da II Grande Guerra, não há explicação plausível para uma nova formação sem a presença do Brasil. Temos uma região enorme, e com uma população sem representatividade no modelo atual, afinal achar que os EUA podem representar a América Latina pela proximidade geográfica é ignorar as enormes diferenças étnicas e ideológicas. Por mais que o Brasil destoe na região pela origem e cultura portuguesa e não espanhola, seu papel e sua importância no sub continente é crucial, principalmente pela ausência de outro país que poderia exercer tal papel na américa espanhola.… Read more »

Dinho

Opa, errei.

Já encaminho para o Forte.

Fox Bravo

Esta corrida para cadeira permanente no CS, está começando a ficar interessante, ontem os EUA manifestaram que apoiaram a Índia, hoje o Reino Unido manifestou que apoiará o Brasil. Isso deve estar gerando rumores e inveja em muitos países que também corre para ter sua vaga garantida.

Mahan

Infelizmente há. Nos aproximamos do que há de pior no mundo. Atitudes temerárias que incetivam violadores da democracia e dos DH e patrocinadores do terrorismo, em nome de uma lembrança da época dos anos 60 por parte dos indivíduos que estão no comando do Brasil.

Ratão.com

Agora que o brasil tem mais petroleo que a arabia saudita, vai chover puxa saco de todos os lados.
Que tal uma “cadeirinha permanente” no conselho de segurança em troca de “uns barris de petroleo”.
Para o brasil fica a pergunta qual a vantagem nisto ai?
ter que mandar tropas e dinheiro para os locais em conflito.
Nos que nao consequimos resolver os problemas de educação. saude e segurança dentro da casa!!!

o patriota

não acho que seja sem parceria estratégica não,apesar de não ter nada assinado acredito que isto seja uma forma que encontraram de assinar os contratos da renovação da esquadra da MB e também de dar um “cala boca” as declarações do presidente Lula a favor da Argentina em alguns discursos sobre as ilhas malvinas,os ingleses estão explorando petroleo na ilha e pelo que vemos das ultimas descobertas na costa brasileira talves lá também seja um grande poço,sendo assim essas ilhas seriam estremamente importante para inglaterra,o Brasil se destacando como lider na américa latina e não tomando partido para nenhum dos… Read more »

MVMB

Desculpem… mas isso é “BULLSHIT”

Estranho o tímido apoio da GB após os EUA, CLARAMENTE apoiarem a INDIA. Para mim, não passa de afago para vender material bélico para o Brasil.
A INDIA vive em região conturbada, proxima a china e russia e tem armamento nuclear. E nós, temos o que?

FA sucateadas e desmotivadas.O BRASIL não tem a menor condição de ser integrante do CS – isso engloba quantidade, qualidade de materia e RH que não temos, bem como participar de ações que causam desconforto em muitos povos e nações.

AQui, qestamos mais pelo oba-oba…

Alberto

Sem FAs que temos que ter e nao a que da pra ter, nao tem cadeira no CS nunca.

Flick

De fato, este apoio está intimamente atrelado a contratos de venda de fragatas, escoltas e etc… e também ao fato de não quererem mais pagar a conta de “polícias do mundo” sozinhos, uma vez que, estamos arrotando vias de prosperidade, o que o mundo já percebeu.
Então se for pra colocar o dinheiro e disponbilizar outros recursos deles, que o bolo seja dividido com aqueles que querem comê-lo e eventualmente tenham condições de digerí-lo.

JClaudio

O que ganhamos com uma cadeira permanente no C.S.?

R: milhares de brasileiros mortos. Não temos cacife militar para bancar uma cadeira permanente e na primeira guerra que acontecesse iam nos empurrar pra ela. O que nossas Forças fariam com fuzil de sessenta nos, metralhadoras de 40 anos, caças de 30 anos etc?

AURIVERDE

…aquela ilha velha nos roubou também…
…nos deu o trem…roubou o ouro…
…nos deu a luz…mas levou nosso tesouro….

…assim como cão que ataca o gado tem que ser morto, …piratas tembém tem que ser mortos, por não saber parar de pilhar…

Aliás, o que existe de bom feito no reinunido hoje?…nada…

Quem sabe essa não é uma forma de cunha dos estadozunidos entrarem mais ainda por aqui, já que o reinunido é um país capacho e ventríloquo…sem vontade própria, sem voz, sem dinheiro, e sem escrúpulos….

Guga

MVMB tem razão ! É pura barganha comercial … O verdadeiro aliado e a menina dos olhos para os britânicos no continente é o Chile. Todos sabem que lulla deseja ser o secretário geral da ONU e por isso a ambição cheia de vaidades para obter um assento no conselho de segurança da ONU. Coroando o fascismo sindical e seu plano de se perpetuar no É pura barganha comercial para venda de vasos de guerra e outras… O verdadeiro aliado e a menina dos olhos para os britânicos no continente é o Chile. Todos sabem que lulla deseja ser o… Read more »

celsors

Guga,

com o perdao da palavra…..querer o cara quer porem,…como um semi analfabeto, que tem ojeriza a ler e escrever, que nao eh sequer capaz de falar o idioma patrio e pior ainda…nao sabe nenhum outro idioma tem a pretensao a algum cargo da ONU ????????
MVMB e GUGA, no mais os comentarios sao por ai mesmo.

Sds

Renato

Nada haver com o tópico mas… no Blog do Cristovam Buarque saiu um post sobre os 188 anos da Esquadra Brasileira. Creio que seria interessante o blog comentar sobre o dia.

Ricardo

Prezados Guga e MVMB, Respeito o posicionamento de voces, e respeito demais o Chile – que para mim é o Pais que melhor vem fazendo as suas “lições de casa” aqui na América do sul… mas em se tratando de parceria estratégica comercial o Pais na América do Sul que sempre deve sser levado em consideração é o Brasil. Toda a economia do Chile pode ser comparada à economia da Área da Grande São Paulo (São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Osaco, Mauá e Diadema), temos mais telefones fixos e celulares nessa área do que em todo… Read more »

defourt

Sugiro um troféu de título tendencioso do ano para este título! Gostaria de saber qual a diferença entre Reino Unido, França e EUA etc? Se sempre líamos por aqui que países não têm “amigos” e sim INTERESSES somente. Converteram-se? Agora essa tentativa patética de manipular a opinião? Uma Ilustração: O Reino unido está em uma crise econômica fenomenal e histórica. Grande número de seus Jovens não sabem mais se entrarão para a universidade porque o programa de crédito do governo lhes cobra 300% de RETORNO após formados… Ou seja, lá, nesse país tão amigo, você se forma 3 vezes mas… Read more »

Alberto

As Malvinas foram invadidas pelos ingleses a partir de um ataque que saiu da base naval inglesa no Rio de Janeiro. A coroa portuguesa foi aliada da inglesa ate o ultimo rei, no comeco do sec. XX. Mesmo com a crise que o RU sofre, em um conflito, eles dariam o maior cacete nos argentinos… o interesse, obviamente, é comercial, por exemplo, vendendo material belico.

RodrigoBR

Poder aereo FORA DO AR !!!

Wellington Góes

Pode não ter uma “pareceria estratégica” como documento, mas tem muita grana envolvida isso tem, então…….

gerso carvalho

Caros, acho que os inglese querem realmente vender seus navios e estão assinalando esta vontade de ganhar esta venda com esta cadeira. Os franceses também deviam demonstrar mais apoio ao Brasil afinal já ganharam muito e ainda podem ganharmais.

MVMB

Ricardo, Não sei se vc já teve oportunidade de ir ao CHILE. EU tive, algumas vezes (a trabalho e a passeio). Em minha opinião – e respeito a sua – o q vc disse é uma “meia verdade”. Não tem como comparar mercado consumidor de países com 200M e 10M de habitantes. è claro que teremnos mais TVs, celulares, computadores e tais. Concordo que o Brasil é o mais industrializado e “motor” da AS. Mas o que falamos aqui é de FA, defesa e nação. E nisso o CHILE dá de goleada Há outras coisas que temos mais no Brasil:… Read more »

RatusNatus

Olha só que coisa, os EUA são mais corruptos que o Brasil. O Chile

Índice de corrupção mundial mostra EUA pior e Brasil, melhor
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/10/26/indice-de-corrupcao-mundial-mostra-eua-pior-brasil-melhor-922876386.asptambém.

Vc sabia disso MVMB? Não se o que isso tem a ver com conselho de segurança da ONU mas parece ser importante pra vc.

BRAÇO FORTE

Será que os R$ 3 bilhões que o governo brasileiro pretende investir em fragatas para a Marinha motivaram os britânicos?

Será que a proposta da BAE Systems agora está sendo vista com outros olhos?

Nesse complexo jogo de xadrez, creio que a nossa END e, em consequência, o Brasil sairão fortalecidos.

Ricardo

“RatusNatus disse: 11 de novembro de 2010 às 16:46” A página não existe. Posições em 2009/2010: Nova Zelândia – 1º lugar Dinamarca – 2º lugar Singapura e Suécia – 3º lugar Canadá – 8º lugar EUA – 19º França – 24º Chile e Uruguai – 25º Brasil – 75º (com Colômbia, Peru e Suriname) Venezuela – 162º O Canadá é o país do continente melhor posicionado, os EUA vem depois. O Brasil está em posição muito ruim. A nota do país é 3,7 (a máxima é 10). Os melhores anos do Brasil (e aí não tem nada de partidarismo) foram… Read more »

MVMB

Te proponho um exercicio simples, RatusNatus:

Vá ao Chile e aos EUA e faça uma “CAG….” no transito. Depois tente dar uma “cervejinha” pro guarda.
Acho que vc vai concluir o “ranking” de corrupção

cordiais saudações !!!!!

RatusNatus
RatusNatus

MVMB, não precisa ir pro Chile não.

Venha a brasília e tente uma cervejinha. Aposto que vc terá uma surpresa.

Vc diz, do alto do seu complexo de inferioridade, que o brasil não tem condições para ser aceito no CS. Mas que condições são essas?
Não existem condições! O que existe é peso e relevância na comunidade internacional.

Não haverá reforma sem a inclusão do Brasil. Quando o CS for reformado, o Brasil terá sua vaga.

Ricardo

Caro MVMB, Então somos dois que admiramos o que o Chile vem fazendo a anos… mas isso não me demove o raciocinio que o parceiro estratégico para a Inglaterra na America do Sul seria o Brasil. Isso é um poço sem fim para se ganhar dinheiro, enquanto o Chile é um poço com fim conhecido para ser explorado. No capitalismo é assim que funciona. Os Ingleses sabem que um dia precisarão de nosso Petroleo e de nossas demias riquezas e como dsprezar o nosso gigantesco mercado consumidor? Dessa forma é mais inteligente se aproximar da gente para não perder o… Read more »

defourt

Vosmicês dão licença? RatusNatus disse: 12 de novembro de 2010 às 12:46 “…Vc diz, … que o brasil não tem condições para ser aceito no CS. Mas que condições são essas? NÃO EXISTEM CONDIÇÕES! O que existe é peso e relevância na comunidade internacional.” Como não existem condições RatusNatus? Se você mesmo respondeu que há tais condições, sim, ao afirmar: – “Peso” e – “Relevância” Então a questão é definir o que seja “peso” e “relevância”. Se você as definir terá achado as condições Rais já que você citou as nominais. “Não haverá reforma sem a inclusão do Brasil. Quando… Read more »

Primo

Então vamos lá, a raia é composta de Japão, Alemanha, Índia, Brasil e Africa do Sul. Putz, isso tudo vai dar em nada, as perguntas que me faço: Japão: Qual a chance da China deixar o Japão entrar no CS? ZERO, os Japas barbarizaram na China e os chineses tem duas coisas a respeito de Japa, raiva e vontade de vingança. Vcs acham que o cmdt do pesqueiro é um cara do partido chinês? na na nao, ele é realmente apenas um cmdt de navio Chines que como todo e qq outro Chines tem ódio mortal de qq coisa que… Read more »

MVMB

Sábias palavras, PRIMO.

simplificar

já que tem tropas no Haiti, que entre de vez , apesar que quando o bicho pega os integrantes da un não se respeitam, e agem por conta própria….
Ter um latino americano na bancada não deixa de ser bom