Um porta-aviões dos Estados Unidos está se dirigindo nesta quarta-feira para o litoral coreano, um dia depois de a Coreia do Norte ter disparado contra uma ilha sul-coreana. A iniciativa norte-americana tende a irritar o governo norte-coreano e incomodar também o maior aliado e vizinho da Coreia do Norte, a China.

Nesta quarta-feira o governo sul coreano informou que foram encontrados na ilha os corpos de dois civis mortos, aparentemente em consequencia dos ataques desfechados pela Coreia do Norte na terça-feira. Com isso, elevam-se para quatro o número de sul-coreanos mortos. A morte de civis deve aumentar ainda mais o ressentimento dos sul-coreanos contra o país vizinho, com o qual dividem a península coreana.

O porta-aviões USS George Washington, movido a energia nuclear e levando 75 aviões de guerra e 6 mil tripulantes, partiu de uma base naval ao sul de Tóquio para unir às manobras militares sul-coreanos, de domingo até a quarta-feira seguinte, informaram funcionários norte-americanos em Seul.

“Este exercício é de natureza defensiva”, afirmou o comando das forças dos EUA na península coreana. “Embora já tivesse sido planejado bem antes do ataque de artilharia de ontem, que não foi provocado, demonstra a força da aliança dos EUA com a República da Coreia (do Sul) e nosso compromisso com a estabilidade regional por meio da dissuasão”, diz um comunicado militar.

A Coreia do Norte acusou o Sul nesta quarta-feira de estar conduzindo a península “à beira da guerra” com “inconsequente provocação militar”, e também por adiar o envio de ajuda humanitária aos norte-coreanos. O comunicado não fez referência às manobras militares.

O governo sul-coreano está sendo criticado pela lenta resposta dos militares à provocação do Norte, numa repetição das queixas feitas no pais quando um navio de guerra foi afundado em março, na mesma área, causando a morte de 46 marinheiros.

O ministro da Defesa, Kim Tae-young, está sob pressão dos deputados, o quais disseram que o governo deveria ter adotado medidas retaliatórias mais rápidas e fortes contra a provocação do Norte. “Lamento que o governo não tenha desfechado um firme bombardeio com jatos de combate durante a segunda rodada de disparos do Norte”, disse o deputado Kim Jang-soo, ex-ministro da Defesa.

O bombardeio de terça-feira foi o maior na região desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53) e resultou nas primeiras mortes de civis em um ataque desde um atentado contra um avião sul-coreano, em 1987. Os Estados Unidos e o Japão fizeram um chamado à China para que intervenha para controlar a Coreia do Norte.

FONTE: Terra  FOTOS: USN (Marinha dos EUA)

COLABOROU: Eduardo

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo dos Anjos

Aew nunão, valew!

Um Abraço.

Eduardo dos Anjos

A velha “diplomacia” americana de 90.000 toneladas!

E tem mais uma noticia, a Coréia do Norte exige que a Coréia do Sul não cesse a ajuda humanitária que vem fazendo nos ultimos anos a ela! rs

Ditadorzinho folgado esse hein!

V.T.G.

Agora vamos aguardar a diplomacia chinesa se manifestar.

Flick

Blá, blá, blá…mais uma vez e não é a última que não vai dar em nada!!

Galhofas só, só!

Eduardo dos Anjos

Tb acho!

“Coleano tem missel neh! Se amelicano ataca, coleano envia missel nuclear no cabeça de amelicano! hihihihi”

Duvido que vão atacar, com certeza se fosse um pais sem armas nucleares ja estaria sendo invadido!

Um Abraço.

Flavio Vilaça

“demonstra a força da aliança dos EUA com a República da Coreia (do Sul) e nosso compromisso com a estabilidade regional por meio da dissuasão”, diz um comunicado militar.” gostei de suas palavras desta parte da reportagem. Aliança e dissuasão. Quero ver o baixinho louco se atrever a mandar um submarino seu atacar essas ” 90.000 T de diplomacia “. Tenho certeza que ninguém racional quer uma guerra por aquelas bandas. Mas também devem haver muita gente doida para que o baixinho ataque um navio americano. Imaginem qual seria a força da reação americana a um ataque a este porta-aviões.… Read more »

Marine

Nada mais que o tipico exercicio ja agendado ha muito tempo que agora serve de recado…

Sds!

Vader

MWAHAHAHAHAHAHA!!! 🙂

Miguel

Deus salve a America! 🙂

Yasser

Pelo menos a artilharia e misseis da Coreia do Norte terão alvos mais interessantes para acertar! muhahahahaha

Por mim podia deixar os dois paises cairem na porrada sozinhos. Que vença o melhor.

emilson

acho qe nao tem nada de exercicio nao, eles vao e acabar com a usina nuclear mesmo., ta na hora de tirar esse ditador, e reunificar as coreias.

Capitain Kirk

Até hoje, ví sòmente os EUA atacarem beduínos mal armados; ( Iraque e Afeganistão ) . E ainda assim com a ajuda da OTAN. Está mais do que na hora deles brigarem com alguem mais bem armado. Caso contrário vão pegar fama de ________ e bravateiros. Aliás quando a Rússia deu um pau na Geórgia os EUA ficaram bem quietinhos! Alí estava uma ótima oportunidade de dar uns safanões no Urso decadente!! Isto,.., é claro se ele estiver mesmo decadente.

_____________________________

EDITADO

Solicitamos a gentileza de não usar termos chulos.

Administração Poder Naval

Wilhelm

Se McCain/Palin estivessem no poder, essa hora a NK já estaria de volta à idade da pedra.

proside

Os americanos não são loucos de “encostar” na CN com seu porta aviões sabendo que existem subs por perto.

J. Claro

a verdade é que não é de hoje que o norte vem provocando o sul. e como
disse o amigo do post anterior, esse ditador é mesmo folgado e o que é pior, ele tem cara de louco.

o bom mesmo é se fosse possível acertar a cabeça da grande serpente e
de seus colaboradores diretos. e por ultimo, anular o seu setor nuclear.

proside

Coitado do país que um dia afundar um PA com 6 mil tripulantes + os F-18.

roni

capitain kirk disse tudo atacar beduinos desarmados com ajuda de um monte de paises e facil muito facil

Fabio

Capitain Kirk De onde vc tira as “pérolas” que escreveu? “fama de ________ e bravateiros” Acho que anda vendo muito filme de Homem Aranha ou algo da espécie. Não existe nenhuma nação no mundo hoje capaz de aguentar um confronto contra os EUA, convencional ou nuclear. Mas olhar o planeta e pensar em conflitos em escala mundial como foi a 2 Grande Guerra é viver com a cabeça na lua. Ou você realmente acredita que a China ou mesmo a Russia vão fazer um ataque aos EUA, mesmo que a Coréia do Norte seja atacada? esta de brincadeira né? No… Read more »

Lucas

em 10 em 10 anos o EUA vão para a guerra . acho que n vai ser diferente. ate 2012 alguem ainda se mata.

Giordani RS - O Legítimo

Corta a “ajuda humanitária” ao seu “ping-pong-yang” e não é preciso disparar um único projétil…

Almeida

Também estranhei a Coréia do Sul não bombardear as posições de artilharia inimiga com seus aviões. Seria o mais correto do ponto de vista militar, neutralizar a ameaça, e um bom recado diplomático: estamos prontos, não brinquem conosco. E duvido que algum outro país ficasse contra tal retaliação pontual. Agora, sem fazer nada, deixando passar um dia pra mobilizar aviões e ganhar apoio internacional, mostra fraqueza ou no mínimo despreparo para uma reação imediata à um ataque sério por parte do norte. Com Seul a 120Km dali, um dia é muito, muito tempo para se mobilizar. Ao hesitar, transformaram uma… Read more »

roni

todo mundo ta cançado de saber que nenhum pais vence os EUA capitain kirk quis dizer que os americanos so atacam paises desarmados e com ajuda militar da otan sera que e tao dificil de entender assim esse pessoal e tao americanizado que um simples comentario que nao seja pro americano eles ja ficam de cabelo em pe

Paulo Henrique

Como fizem lá na “quebrada”, o chicote vai estralar.

Se esse conflito desenrolar, poderemos ter uma excelente batalha naval entre o GT americando/ Sul coreano e os subs da CN.
Imaginem os subs norte-coreanos caçando um porta aviões americano e afundando o mesmo.

Iriam atingiar o ego americano.

Seria uma catastrofe.

Humberto

Caro Capitain Kirk Na primeira guerra do golfo, o Iraque era muito mais bem equipado que os Coreanos, mesmo na segunda guerra (quando os gringos atacaram o Iraque já meio combalidos de anos de embargo) os Iraquianos ainda eram mais bem equipados que os Coreanos e deu no que deu..Os militares americanos estão saindo de lá ? Sim, mas estão deixando os seus mercenários, tá bom, os trabalhadores de empresa de segurança. nem de perto lembra a saida do Vietnam. Quanto a bomba nuclear dos coreanos, é claro que os especialistas podem estar errados, mas até onde eu li, a… Read more »

caiozin

Paulo Henrique disse:
24 de novembro de 2010 às 15:42

http://www.naval.com.br/blog/2010/04/02/tikuna-o-cacador-de-porta-avioes/

“Os afundamentos foram com 2 torpedos MK 48 mod 6, no primeiro e no terceiro exercícios.”

Alexandre L

Pessoal,
Estive agora na casa de uns chineses aqui na minha cidade e estava passando na TV, em um canal a cabo da china, as imagens do ataque. O estrago foi bem grande. A cidade esta sendo evacuada. Mostrou também a movimentação do exercito da CS e o exercício passado com EUA onde o CVN 73 participou. O exercício foi bem pesado (na minha opinião) com disparos de vários misseis. Mostrou também os navios da CS disparam muito. E varios F-18 em formação aérea.O bicho vai pegar.

Fábio Mayer

É um PA de um lado e o Exército do Povo do outro…

Fábio Mayer

A diplomacia da China não tem porta-aviões, mas tem alguns milhões de soldados…

Dalton

Caro Humberto… O USS George Washington é permanentemente baseado em Yokosuka no Japão e como tal, não necessitando de longas viagens de transito como os demais porta-avioes americanos, nem da obrigatoriedade de permanecer meses a fio no Mar da Arabia e adjacencias está quase sempre de prontidão para atender entre outras coisas, situações de emergencia como esta. O exercicio com a Coréia do Sul já estava programado, aliás, vários são realizados anualmente, só que agora o exercicio ganha uma outra dimensão. Grande oportunidade para a Coréia do Norte…como disse uma vez uma autoridade americana, não recordo mais o nome: “uma… Read more »

Fábio Mayer

A CS não bombardeou porque sabe que uma guerra, qualquer guerra, é desastrosa em termos econômicos. Só entra numa loucura assim em ultimo caso…e se houver guerra, melhor que seja tocada pelos EUA e pela China, para pelo menos ter com quem dividir o custo.

J. Claro

contra um exercito com tantos combatentes, umas cluster vai bem.

celsors

heheheheheh otimo alvo para os misseis cruise chineses e russos do arsenal norte coreano……..alem dos kamikaze da força aerea do povo hhahahahahhaah norte coreano….claro hhehehhe isso se realmente os caras se ofereçam pra morrer pelo gde pai hhahahahahahah

Sds

Capitain Kirk

Fábio
Os EUA incentivaram a Geórgia mexer com a Rússia. A Geórgia tomou um pau. E o que os EUA fizeram ??? Nada !!! A Coréia do Norte vive afrontando o aliado deles a Coréia do Sul . Se os EUA não fizerem nada desta vez, vão ficar sim com fama de _____. Não adianta chegar perto do ring e não subir. Por enquanto estão só se dirigindo ao ring. Vamos ver se resolvem esta pendenga de uma vez.

Cronista

Flavio Vilaça disse 24 de novembro de 2010 às 13:52 (…) Tenho certeza que ninguém racional quer uma guerra por aquelas bandas. Mas também devem haver muita gente doida para que o baixinho ataque um navio americano. Imaginem qual seria a força da reação americana a um ataque a este porta-aviões. Seria o fim, de uma vez por todas, da coreia do norte. E neste caso, nem a China se meteria. Caro Flavio Vilaça, eu sou mais pessimista. Uma guerra como essa seria, infelizmente, um prato cheio para a indústria bélica e os interesses dos EUA, China e, talvez Rússia,… Read more »

Hudson

A CS deve atacar logo a CN para parecer se um ataque de retaliação pq se ñ depois vira guerra.

Dalton

“vão ficar sim com fama de _____” Talvez a Coréia do Sul fique com esta fama, mas os EUA apoiarão a decisão que a Coréia do Sul tomar, não sãoeles que irão decidir até porque a Coréia do Sul será muito mais prejudicada em uma eventual guerra do que os EUA do outro lado do Pacifico. Os EUA já diminuiram muito suas forças na Coréia do Sul e não fosse o incidente com a corveta, sua importancia teria sido ainda mais diminuida inclusive com a relocação de militares americanos mais para a retaguarda e o comando geral sendo entregue a… Read more »

Galileu

CS arrega!!! qual a diferença que se forem pro “pega” vão perder $$$, como eu disse é inevitável sedo ou tarde vai acontecer, enquanto isso a CN faz o que quer!!aahaha

taiwan é o próximo até 2050 o bicho pega lá!

Humberto

Sim sim carissimo Dalton, Eu sei que o PA está baseado lá, mas não é fácil fazer toda a estrutura começar a se movimentar, sem contar o gigantismo do mesmo (com os seus milhares de tripulantes que moram no Japão) ele tem todo uma escolta (que vão ter que estar obrigatoriamente junto com ele) os navios de apoio (estes podem seguir depois) e os aviões de patrulha que já devem estar na area do exercicos jogando sensores que escutam até os puns dos peixes. É muita prontidão.. Coisa de prima..Eu não acredito que eles iriam lá se não estivessem prontos… Read more »

Dalton

Caro Humberto…

o GW e seu grupo são mantidos em um estado de grande capacidade operacional, salvo, quando encontra-se em manutenção e a prática de deixar o porto 24 ou 48 horas após o aviso para partir é prática até comum e ao menos um outro porta-avioes baseado nos EUA é mantido também em grande estado de alerta.

abs

Humberto

Caro Capitain Kirk, Não foi bem assim..Os gringos transportaram (usando os C-17) os soldados Georgianos que estavam no Iraque logo no início do conflito e a presença destes ajudou a diminuir (não deter) o avanço Russo. Os americanos pressionaram também diplamaticamente a Russia, além disto enviaram navios e aviões com suprimentos e ajuda humanitária antes mesmo do termino das hostilidades. Este conflito foi a gota d´agua para a Ucrania tb.. http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL734916-5602,00-NAVIO+DOS+EUA+CHEGA+A+GEORGIA+MAS+TROPAS+RUSSAS+MANTEM+OCUPACAO.html [] PS..Totalmente Off Topic …Falando em Capitain Kirk lembrei do episódio de ontem do The Big Bang Theory foi Hilário (com H maiusculo) vendo o Mr Sulu e a… Read more »

Flavio Vilaça

Cronista disse: 24 de novembro de 2010 às 16:24 Colega, muito válida sua opinião, concordo bem com o que você disse. Só gostaria de acrescentar alguns itens a este pensamento. Com toda certeza a questão nuclear influencia no conflito. Ninguém quer ver uma arma nuclear detonando naquelas proximidades. Japão e China, que ficam muito próximos do local e dentro da rota de uma possivel poeira nuclear, e principalmente a Coréia do Sul – provável alvo. Os americanos possuem muito mais informações do que o público em geral sobre a real capacidade nuclear da CN, sobre os prováveis lugares onde estes… Read more »

Humberto

Pois é Dalton,
Será que algum dia teremos algo minimante perto disto? E olha que nem estou falando no São Paulo..
[]

Lucas de Matos

Olha só para alertar os CVBG dos EUA são muito vuneráveis a ataque de submarinos.

Humberto

Caro Flavio Vilaça,
Tb sou leigo, mas já li que especialistas acreditam que a CN não tem tecnologia suficiente para construir uma bomba que possa ser lançada por avião (só se for um tranporte militar) muito menos por misseis, mas os misseis que eles possuem poderiam sim ter como sua ogiva uma bomba suja ou seja, explosivo convencional com material radiotativo.
[]

paulograca

fica uma observaçao. como google chrome tradutor , leio jornais chineses, russos etc…..desde agosto os americanos e seus aliados estao fazendo manobras desproporcionais no mar amarelo, com a crítica chinesa pois a 500 km de distancia para alguns PA que tem um raio efetivo de meios eletronicos de 1 000 kms fica provocativo……..os coreanos do sul que eu saiba tem manobras na regiao da ilha de aproximadamente 70 000 homens……não sei até onde essas manobras respeitam fronteiras imaginárias….então o “ANÚNCIO” para o mundo da provocação da CN fica tipo “Estamos avisando que os do norte estão nos atacando.” no prazo… Read more »

Lucas de Matos

O GW foi sozinho para a fronteira ou com escoltas da Coréia do Sul?

Alguem sabe me informar

Flavio Vilaça

Humberto disse:
24 de novembro de 2010 às 17:57

Obrigado pela informação.

Bomba suja já teria um efeito devastar, tanto material quanto psicológico.

Seria um prato cheio para os americanos mandarem a CN para a idade da pedra lascada.

Mas, como dos dois lados existem civis e inocentes querendo paz, que a lucidez prevaleça.

Robert - PR.

Quem disse que a Coréia do Norte atacou???
Ah” as agências notícias de notícias sempre mentirosas.

Não se pode acreditar em qualquer coisas que sde lê. Temos que pesar as coisas. “papel” aceita tudo quanto é mentira.

Já não chega o Iraque??

paulograca

http://tv.globalresearch.ca/2010/11/south-korea-admits-firing-shells-north-korea Coreia do Sul admite a Firing reservatórios na Coreia do Norte por grtv Coreia do Sul, admitiu ter disparado granadas de artilharia que desencadeou um conflito de manhã cedo com a Coreia do Norte. No entanto, diz que foi parte de um exercício militar e negou que seja dirigido para o Norte. No início de Seul responsabilizou a Norte pelo que chamou de um bombardeio sem provocação da sua ilha. Pyongyang afirmou que o Sul tinha violado a sua fronteira marítima durante os exercícios militares. Seul, desde então, ameaçou o vizinho com o que chamou de “retaliação enorme”. A… Read more »

marialva

Amigos acho que desta é que vai ser, após a cimeira da Lisboa, a CN fazer isto devem estar completamente loucos e desesperados. Parece-me que é já agora, que será testada a nova parceria NATO – Rússia. Os loucos dos NC vão ter aquilo que tanto desejam, e têm procurado, porrada na carola até não poder mais. O cenário previsto será este: Os EUA dão luz verde aos ataques da CS, a CN vai responder com guerra total convencional, como a diferença de efectivos é sobejamente conhecida, a CN inicialmente terá algum sucesso, cometendo a suprema asneira de atacar as… Read more »