Marinha vai ajudar PM a combater onda de violência no Rio

79

O Ministério da Defesa autorizou nesta quarta-feira a Marinha a dar apoio logístico à Polícia Militar do Rio de Janeiro nas operações contra a atual onda violência, que já deixou pelo menos 23 mortos desde segunda-feira.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou em entrevista à “Rede Globo” que pediu o suporte de veículos e equipamentos da Marinha, mas não de tropas.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, respondeu por fax autorizando o envio de meios de transporte e do que for necessário para a operação e manutenção dos veículos, cuja natureza não foi detalhada.

Cabral explicou que os veículos vão ser usados em operações especiais nas favelas, especialmente na Vila Cruzeiro, uma das mais violentas da capital fluminense.

O dia mais violento foi esta quarta-feira, com 15 mortes registradas, com a intensificação das operações policiais, que se estenderam a 27 favelas do Rio.

A Polícia advertiu que vai “intensificar” as operações nesta quinta-feira, para as quais mobilizou 17.500 agentes, parte deles correspondentes ao pessoal de escritório.

FONTE: Terra

SAIBA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Norberto

Até que enfim.
não dá pra ver essa malandragem destruindo(até moralmente) esse estado tão bonito. já deviam ter colocado a Marinha, Exército e tudo mais no combate a isso.
é aterrador ver isso acontecendo, sou de Sao Paulo e tenho medo de ir ao RJ,e gostaria muito de ir porque o pessoal é gente boa, o que estraga o RJ é o domínio sujo da marginalidade.

Capitão Ahab

Caro Norberto, desculpe discordar, mas esta não é função das FFAA.
A responsabilidade de “Polícia” é do Poder Civil.
Não que seja contra, mas acho que a nossa Marinha gasta muito com programas sociais, quando temos tanta carência na sua atividade-fim.
Abraços

Juliano

Deveriam colocar tropas de operações especiais do EB em ação, com autorização de atirar em qualquer criminoso que não se render.

Juliano

Capitão Ahab! Eu concordo com sua opinião, mas quando falta PM e equipamentos não resta outra solução, é isso que o nossa forças armadas fazem no Haiti, lutam contra rebeldes civis, não contra outras forças armadas. abraço.

rodrigo ds

Estamos virando um novo México

raul

Os CFN tem que ir lá dar um coro nos traficante e por ordem na casa.

Rodrigo Rauta

Otima oportunidade para se testar os Mi-35 da FAB, em especial os canhões de 23mm!
Tiro na vagabundagem!!!!!!

GMC

Pelo jeito agora (finalmente) a bala vai comer solta pro lado dos marginais
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/bope-e-marinha-fazem-megaoperacao-com-blindados-no-rio.html

Sds

Dener

Alguém sabe qual o modelo desses blindados?

Rodrigo Rauta

Dener, parecem que são M-113!
Mas ouvi que tb seriam empregados alguns Urutu!

Abraços!

André

Se não foi autorizado o emprego de tropas da MB (leia-se CFN), então quem vai operar os veículos? Ou tropas, segundo a reportagem, seriam apenas infantes de marinha atuando na linha de frente contra os meliantes?

GMC

Pela foto eu acho que são os M-113 do CFN, mas como falaram em 6 e na foto tem só dois pode ser que tenham outros modelos envolvidos.

Sds

Zavva

“Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e fuzileiros navais com rostos pintatos chegaram à Avenida Brás de Pina, na entrada do Complexo de Favelas da Penha. Eles se preparam para entrar na Vila Cruzeiro. Há uma correria de carros e de moradores. As pessoas estão apavarodas. É um verdadeiro cenário de guerra urbana, nunca antes visto no Rio da democracia. Seis carros blindados do tipo M113 do Corpo de Fuzileiros navais serão usados para transporte de pessoal. A operação tem apoio de fuzileiros navais porque são as pessoas que vão conduzir os carros,… Read more »

proside

Dei risadas com os “tanques de guerra”.

Guild

Só há uma solução: decretar toque de recolher na cidade do Rio. Lei Marcial já.

Victor

6 M113 equipados com metralhadora .50 começam a adentrar a favela

Primo

Combater bandidos nos morros é dever da polícia do Rio e eles estão fazendo isso com bravura. Mas eximir as FA da responsabilidade não dá também. Só para ilustrar, a Baía da Guanabara é uma peneira, qq barquinho entra como que quiser e desova lá nos mangues do fundo da baía, no rio de janeiro não tem fábrica da Colt, Taurus ou HK, também não tem plantação de maconha nem laboratório para coca. Então, vamos deixar de corporativismo, o EB tem que patrulhar as fronteiras, a Aeronautica meter bala naqueles aviozinhos que vem da Bolívia, a Marinha patrulhar essa Baía… Read more »

Fox Bravo

Neste momento o Estado não pode recuar, recuar é fraquejar é dar espaço as milícias, e dar terreno ao bandido. Acho valido o apoio da Marinha, com os meios logísticos, blindados pesados para levar as tropas da PM próximos dos bandidos e até uso de helicópteros da MB seria interessante. Mas a partição MB deve parar por aí, o Estado juntamente com suas forças de segurança pública tem que dar conta da situação. Pois se usarem as forças armadas, isso irá se tornar insuportável, porque assim na próxima vezes os bandidos iram atacar ainda mais fortes, é ai novamente ajuda… Read more »

Norberto

Capitão Ahab
devido a extremidade dos fatos toda ajuda é necessária.
tb sei que é função das polícias, mas nesse caso
está difícil a situação.
claro q não é papel da MARINHA, mas neste caso, qts vidas e patrimônios irão se não houver uma resposta efetiva?

Scardua

Gente como no filme Tropa de Elite 2, bandido bom é bandido morto, tem q aproveitar essa situação e acabar c eles, o rio virou zona de guerra, aproveita e passa o cerol na vagabundagem, nd de prender, como disse, bandido bom é bandido morto. Coloca os fusileiros na rua, com ordem de atirar para matar….

Rodrigo Rauta

Tb acho que essa não é a função da MB e nem das FA no geral!!!
Mas não se esqueçam que a função das FA é, acima de tudo, proteger o povo barsileiro, o cidadão de bem, proteger o Brasil, tanto de ameaças externas , quanto internas e isso, independente de ser aonde for, independente de ser no Rio, SP, Amazonas , Rio Grande do Sul é uma ameaça ao povo brasileiro!

Abraços!!

Lacerdinha

Atitude do Comando que é identificado com o Rio.
Bravo Zulu !!!

RC 1119

. Como morador do Rio e de comunidade já estava mais do que na hora de uma ofensiva do Estado e as força armadas tem mais que ajudar mesmo pois não é isso que cada militar faz no juramento a bandeira ” deidicar-se “…inteiramente a ao serviço da patria…, e cuida da intistuiçoes” bem já esta mais do que na hora dessa malandragem ir pro saco.
. Não vejo a hora de volta a vida militar

Rodrigo Rauta

M-113 Rules!!!!!!!!

J. Claro

acho que forças especiais do exército seria uma boa em apoio ao bope.

melhor ainda se fosse com ordens para varrer todo e qualquer quadrilheiro que aparecesse pela frente. e depois sair recolhendo as os esqueletos
com aparencia de peneira.

Farragut

As FFAA só deveriam ser acionadas em estrito cumprimento à Constituição e à LC97. Já se vão quase duas décadas de cambalachos dos políticos covardes, omissos e ineptos p/ driblar o que é lei. E quando dá m… , são os militares que respondem. Desculpem o ctrl+c/ctrl+v ________________________ Constituição Federal de 1988 Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um … TÍTULO III Da Organização do Estado CAPÍTULO VI DA INTERVENÇÃO Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: III – pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;… Read more »

Observador

As nossas forças armadas estão sendo transformadas em guarda nacional.

São chamadas para fazer qualquer coisa, de segurança pública à saúde.

Enquanto isto, a finalidade delas, que é a segurança da nação, é relegada ao segundo plano, pois trabalham com equipamento de segunda.

Por outro lado, tem que ir com tudo para cima da marginália. Tem que quebrar a espinha do tráfico, vagabundo não pode mandar no Rio, São Paulo ou qualquer outra cidade.

Nelson Lima

O Exército deveria emprestar o MI35, em vez desses helicópteros civis adaptados pra combate!

Nelson Lima

Desculpe, a FAB é que os opera!

Invincible

Galera.

Não da pra usar um MI-35 em uma comunidade cheia de inocentes.

O Canhão do MI-35 ia transformar as comunidades em um bolo de carne.

@wagner

O termo comunidade é bem estranho…
Mas como hoje em dia virou crime usar aquele antigo termo… e como o correto, agora, é viver nessas ” comunidades” …

Novo artigo penal do PT: Viver numa casa com mais de 30m² : Pena- perda da propriedade para moradores de comunidades locais.

wjw

Alguem falou ai que naõ são as fa que tem que combater o trafico se as fa não intervir o rio vai ser dominado a verdade é que as forças policiais do rio de janeiro não dão conta. Muita corrupção na policia bandido bom é bandido morto se eu fosse um general eu mandaria atirar so na cabeça. quem mais matar bandido com tiro na cabeça ganha uma medalha do “pacificador” Deram muita moleza pra esses crapulas, Agora é hora de cortar o mal pela cabeça.

Mestre

CFN, Bope, PMRJ, PC RJ, Vamos sentar o dedo na malandragem!!!

É agora que malandro vira fumaça!

Brasil!

gaucho

É assim tche! Nos aqui do RS temos uma opinião, lugar de bandido é a 7 pálmos abaixo da terra e não na cadeia, eu tenho pena do pessoal do Rio que estão sofrendo nas mãos desses bandidos eu acho que a MB fez um ótimo trabalho ao emprestar esses blindados de transporte a policia e deveria mandar ainda mais e de brinde um pelotão de infantaria do riogrande do sul não precissava mais, dava 1 ou 2 dias que terminava com toda essa violencia. E se isso não resolver apela para os mi-35 ou evacua as pessoas boas da… Read more »

Victor

segundo imprensa um dos blindados já está fora de combate por ter sido atingido pelos bandidos …
Globo News abre sinal na web transmissão ao vivo
http://globonews.globo.com/videos/v/globo-news-ao-vivo/61910

André Luis

O CFN vai prestar apoio logistico, leia-se transporte da tropa do BOPE até pontos pré-determinados, manutenção de viaturas blindadas e, provavelmente, vai emprestar NVG’s.

Victor

Segundo especialista provavelmente problema mecânico…

André Luis

Não precisa do Sabre, não.
Basta o GF deixar de ser cag.. e permitir que a PM e a PC instale a minimi nos helis.
Ai sim seria interessante ver vagabundo dar tiro pro alto.
Seriam varridos do mapa.

Carlos Ivan

Blindado da Marinha é atingido por oito tiros e está fora de operação
Rio – Um dos blindados fornecidos pela Marinha, modelo M113, foi atingido por oito tiros e está fora de operação. O veículo conseguiu ser trazido de volta à Avenida Bras de Pina, onde funciona uma espécie de base para as operações policiais na Vila Cruzeiro.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/11/blindado_da_marinha_e_atingido_por_oito_tiros_e_esta_fora_de_operacao_126898.html

Carlos Ivan

Será que imobilizaram o M113 com AR 15 ???

proside

Um blindado dos FN ser tirado de combate com apenas 8 tiros? Esta correta a informação?

Mestre

M-113 fundiu!!! Só pode.

“B.aralho, que C.osta!!”

Tiros de fuzil imobilizaram o blindado??? QQ isso meu Brasil!?

@wagner

que vergonha…

Mestre

“Homem de Preto o que é que você faz?
Eu faço coisas que assustam Satanás.
Homem de preto qual é sua missão?
Entrar pela favela e deixar corpos no chão…”

@wagner

uma coluna Panzer já teria resilvido o problema, ou uma unidade SS Totenkopf já teria detonado todo mundo…

Já pensaram a SS lá ? ” Subam o morro em nome do führer! ”

não dá duas horas e tá feito…

@wagner

Brincadeiras a parte, boa sorte aos homens do BOPE, que todos voltem vivos e que acabem com essa escória !!

Yasser

Pessoal, nenhum tiro fez um dos M-113 parar. Na verdade ele enguiçou devido ao seu péssimo estado de conservação. A Marinha está dando apoio pq foi uma das forças a ter mais investimentos em 2010 e 2011… é uma forma de retribuir. Entretanto o Exército nem se prontificou a ajudar o estado. Repito, nem se PRONTIFICOU…. Sei que não é função das FA cuidar da segurança nacional, porém como o próprio Beltrame (sec. de seg.) disse, a Marinha vem somar forças com recursos que a policia não tem… e que de certa forma estava sem utilização na Marinha. Para que… Read more »

Victor

Provavelmente um problema mecânico realmente.

Nick

A princípio seria uma questão de polícia, mas aquela visão de centenas de traficantes fugindo é absurdo, aquilo está se transformando em uma organização paramilitar, um pequeno exercito, tem que acabar com aquilo enquanto é tempo.

Exercito e Marinha(Fuzileiros) não podem ficar só olhando.

[]’s