Poder Naval faz ‘Fotex’ do novo UH-15 Super Cougar da MB – parte 1
Os editores do Poder Naval, Alexandre Galante e Guilherme Wiltgen, voaram no dia 26 de novembro em helicópteros UH-14 Super Puma, do Esquadrão HU-2 da Marinha do Brasil, para fotografar e filmar com exclusividade o primeiro UH-15 Super Cougar (EC725) que já está no Brasil.
O Pégasus 7101 é o primeiro de 16 aeronaves para a Marinha do Brasil, sendo 8 unidades designadas UH-15 Super Cougar, para realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 8 unidades designadas UH-15A Super Cougar, para executar também missões de esclarecimento e ataque em guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR) e Guerra Eletrônica.
O Poder Naval agradece à Marinha do Brasil, especialmente ao Comandante do Esquadrão HU-2, CF Paulo Renato Rohwer Santos, seus pilotos e tripulações, pelo profissionalismo e cooperação na produção das fotos.
Alexandre Galante e Guilherme Wiltgen então nos responda :Como é a “jaca” francesa em voo?
Jakson, a “Jaca” voa bem! 🙂
Será uma ótima adição às três Forças. É uma evolução do Super Puma já usado pela MB e espera-se que atenderá às necessidades brasileiras.
Nossos pilotos e tripulações estão animados com a nova aeronave.
EU vi no dia que o pessoal do Poder Naval estavam no HU-2 para efetuar as fotos do EC 725, os caras se esmeram para publicasr uma boa materia. O EC 725 irá revolucionar o HU-2. Parabens a equipe do Poder Naval. O EC 725 é uma exelente aeronave. agora tem mui leigo que nunca vi um super puma de perto e fica falando mal do EC 725 sem ao menos conhcer a aeronave.
Parabéns pelas fotos Galante!
Agora, a pergunta que não quer calar: Deixaram vocês tirarem fotos do interior do EC725?
Tenho orgulho de ter um novo helicoptero na MB….
E nosa otimas fotos a ultima e a ante penultima foram add aqui papel de parede novo pro meu PC. Parabens ao blog as fotos dos helicopteros e caças estão de +.
Realmente unicas…
Parabens ao Naval pelas maravilhosas imagens…
Gostei do grandalhão……………
Ahhh, as fotografias estão excelentes, nota 10, parabéns……
Excelente cobertura!!!!!!!!!!!!!! Tomara pudéssemos ter uma cobertura fotográfica tão completa e qualificada de cada novo equipamento incorporado às nossas forças………torço e clamo por isto!!!!
Galante, eles falaram que vão instalar Flir nessa aeronave das imagens e em todas as outras?! Grande abraço! Ótimas imagens!
Parabéns, Galante e Wiltgen, pelo belo trabalho junto à Marinha. Estamos muito orgulhosos de ter profissionais dedicados como vocês, que nos presenteiam sempre com excelentes matérias.
As fotos estão, simplesmente, perfeitas!
Agradecemos, também, à Marinha, por nos ter permitido a realização desse trabalho, que divulga o profissionalismo desses militares que engrandecem a nossa nação.
Cordiais saudações,
Ricardo T. Ogata
Os dois são muitos parecidos ,mas reparando bem tem muitas diferenças tamanho as entradas de ar ,as janelas , excelentes fotos parabéns mais uma vez ao blog .
Off-topic Royal Navy colocou o HMS Invincible a venda na internet .
http://migre.me/2AnaF
Belíssima matéria, jornalismo especializado nota 10!
E esses helis são lindos… e novos e virão com capacidades que agregarão muitas coisas boas à força. O Brasil está de parabéns!
Parabéns pelas fotos e pelo “furo”. Os amigos irão disponibilizar algum vídeo também? __________________________________________ Python, vou tomar a liberdade de passar a vc o que saiu publicado na última edição da revista ASAS sobre o que vc perguntou: “…O EC-725 da MB tem duas versões. Uma básica, mais para operações de emprego geral, busca e salvamento, e apoio aos fuzileiros navais, que receberá a denominação de UH-15; e uma versão completa, o UH-15A, que é a que vai ficar aqui na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, subordinada ao ComForAerNav. Para as básicas, a MB estuda a criação… Read more »
Alexandre Galante e Guilherme Wiltgen
PARABÉNS PELA MATÉRIA.
Vamos ver se aqueles que diziam que não tinha ninguem com CPF para assinar o contrato, aqueles que diziam que eram um lixo, que diziam que vinham pelado…..que ninguem na MB queria ……
DIGAM alguma coisa….
Valeu Paulo! Abraço!
nosso EC-725 vai chegar a este padrão aqui??
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Eurocopter_EC-725_Cougar_MkII.jpg
espero que fique um pouco igual….
MatheusTS,
O último comentário de Paulo Andrade responde a sua questao.
Parabéns a MB pela bela aquisição e aos editores pelo “furo” de reportagem.
Sei que a matéria não foi de voces, mas quanto a criação de um esquadrão em Rio Grande, Seriam dois esquadrões lá, pois já existe um, o HU-5 Albatroz. Ou o HU-5 passará a operar também os EC-725 em parceria com os Esquilos?
Parabéns belas fotos,
O interessante é comparar o atual e o novo lado a lado, dá ateé para fazer um jogo dos “7 erros” ou mais …
quem se habilita em apontar ??
Otima cobertura!
Boas informacoes Paulo Andrade
Excelente matéria.Lindas fotos.Belas aeronaves.
Já que bloquearam o outro tópico, pergunto novamente, eles não tem flutuadores?
Sobre seu porte ser maior que o dos Super Pumas, isso não é excluisividade dos Super Cougar, pois os Super Pumas da FAB também já eram maiores que os da Marinha, basta observar as entradas de ar (nos da Marinha elas ficam bem acima da cabine de pilotagem, nos da FAB ficam um pouco atrás, indicando que a aeronave é mais comprida).
Hugo, os flutuadores como o FLIR e outros acessórios serão instalados aqui no Brasil pela Helibras. Esta versão que chegou ainda carece de equipamentos.
Poxa a ultima foto ficou nota 10 parabens galera do naval .
ps a camuflagem da marinha é muito mais bonita que a da fab .
sds
Quem estava pilotando o UH-15? Eram pilotos da Eurocopter? Ou eram da Marinha utilizando outro uniforme?
@eduardo: Eram pilotos da Eurocopter no UH-15.
Ué, onde está a galera do contra? De férias, ou não acreditavam que o contrato com os franceses ia ser cumprido?
Foi uma ótima aquisição para as nossas FA’s, que venham mais 50.
Mestre Galante, esta versão completa não ia substituir os sh3a na missão anti-superfície?
Apenas para complementar a resposta dada ao Hugo pelos editores a respeito dos flutuadores: Na própria edição já citada da ASAS há uma outra matéria sobre os 725. Mais especificamente nas páginas 66 a 69. Num determinado ponto há o seguinte texto: ” E essas três primeiras unidades, entregue às Forças Armadas em versão standart (básica), voltarão para a Helibrás para serem finalizadas de acordo com as especificações de cada Força. Ou seja, mesmo com a construção na França dessas primeiras aeronaves, todas receberão algum tipo de intervenção no Brasil…..” Isso apenas para demonstrar que os helicópteros não virão e… Read more »
Atirador, creio que os Sea King serão substituídos pelos Seahawk S-70B.
4 deles devem ser recebidos em 2012.
Mas quem sabe não chegamos aos 12 sonhados?
Vamos aproveitar, que por enquanto, sonhar não paga imposto.
Obs. Galante, desculpe aí a intromissão. É que dia de folga a gente fica de alerta aqui….rs.
Paulo Andrade, eu agradeço a “intromissão”. Precisamos de mais intrometidos assim. Um abraço!
Paulo Andrade e Galante, parabéns pelas informações!
e parabéns ao blog pela matéria!
Sds!
Parabens ao blog..
Boa cobertura!
Parabéns pela cobertura e pelas fotos !
poorman disse: 30 de novembro de 2010 às 9:49 Ué, onde está a galera do contra? De férias, ou não acreditavam que o contrato com os franceses ia ser cumprido? Estamos ,aqui e estaremos durante todo este projeto, pois como alguns de nós sabemos e talvez os amigos do HU 2 não saibam, a integrações para as aeronaves ASUW custarão ao erá io publico algo como 15.000.000,00 de euros, mas como diziam os experts: “está tudo incluído no contrato”, pois é, mas parece que esqueceram algumas coisas sem importância como integrações de armamentos, sistemas de missão, porcarias sem valor………. Este… Read more »
Isso na verdade nunca se confirmou. O mesmo foi assinado e os helicópteros estão ai. Caro editor, o contrato foi assinado obviamente, e com pressa para que o downpayment fosse pago logo. O enrosco é para assinar o cumprimento dos “milestones”, e assinar os “adendos” do contrato que especificam exatamente a configuração de cada helicóptero. Não sei a MB, mas a FAB não fechou ainda a configuração dos seus, e o fato de estarmos dando calote nos franceses não está ajudando. Realmente esta helicóptero cumpre bem o papel de “fotex” para o qual foi concebido. Resta saber que outro papel… Read more »
Hugo, os flutuadores como o FLIR e outros acessórios serão instalados aqui no Brasil pela Helibras.
Caro editor, qual o motivo disso? Porque algo básico como um flutuador não foi colocado logo na França?
Grifo, ” a idéia é capacitar a m/o na Helibras, pois termos 16 desses flutuadores para instalar”. Mas isso é o que reza a lenda.
Olha não postei nada antes, pq estava fazendo uma força danada p/ entender essa tal “padronização”, tão alardeada aqui. Mas foi em vão, não passou, não houve entendimento de como se compra um modelo de helicóptero de um fabricante, p/ missões de transporte (vertrep???), SAR, C-SAR e ASuW; e outro modelo de um outro fabricante p/ missões ASW. Seria alguma debilidade técnica, do modelo anterior??? E dizem que essa “padronização”, está em glass cockpit, modelo de flir, radar, etc… Será o mesmo vírus que levou a FAB a padronizar seus cockpits, do T-29 p/ o F-5, qndo normalmente, como a… Read more »
o desenho rustico dessa aeronave me encanta .pra mim é o helicoptero mais bonito do mundo.eu tambem acho o fal e o g3 incomparaveis. sera meu gosto duvidoso??
Aeronave de primeira linha,excelente aquisição das 3 forças.
Brasil.