Clique na imagem para ampliar. (Atualizado em maio de 2009).

NOTA DO PODER NAVAL: Quais os novos meios que foram incorporados à MB de maio de 2009 até a presente data?

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro

E pensar que eu tenho em um fasciculo da enciclopédia Mirador o conteúdo naval semelhante a esse de nossa marinha em 1986.

Infelizmente, tinhamos mais unidades navais do que hoje. Claro hj algumas são bem mais modernas e eficazes do que as daquela época, mas incomoda saber que em navios de linha de combate, tenhamos apenas 14 naves, 1 PA e 5 Subs, sendo que a pouco tempo a tras, tinhamos 20 naves de linha!

Ratão.com

Tenho algumas listagens de navios e a de 1976, pela quantidade de navios que têm hoje, posso dizer que diminuiu 50% o poder naval brasileiro em 2010.
Em 1976 eram 17 contratorpedeiros, 03 contratorpedeiros de escolta (avisos oceanicos), 10 submarinos, 01 cruzador ( com um poderoso volume de fogo) , 01 porta avioes com 21 avioes de combate anti submarino (13 P16A e 8 P16E) e 6 Sea King ( os 6 primeiros).
Era na epoca uma esquadra de respeito!!!

Joker

Avisos patrulhas e o uh15, são as incorporações que eu me lembro de cabeça!

Ricardo-BH

Este quadro dá uma clara idéia da insuficiência de meios para a MB cumprir seu dever constitucional.
Com essa quantidade de navios não dá para patrulhar e defender um litoral tão extenso quanto o nosso.
Outra constatação é que formar 2 frotas com 14 navios de combate, 1 PA e 5 subs, não passa de um exercício de imaginação, ou um sonho desejado pelo alto almirantado.
Isto nos dá uma dimensão do resultado de anos seguidos de cortes e contingenciamentos do orçamento, e do quanto deverá ser feito para equipar adequadamente nossa marinha.

celio

O Ary parreiras está sendo vendido em leilão aqui no RJ.

paulomaffi

Desafio Alternativo: Identificar quais desse vasos não estão em operação plena!

Erikson

Que eu me lembre foi um navio Oceanográfico, outro era um Sir Galahad se não me engano com o nome de Garcia D´Ávila G29 e outro um ex-sir Bedivere, tb não lembro o seu nome na nossa esquadra.

Julio

Ao ver o quadro com os meios disponíveis na MB, lembrei que algum tempo atrás o Poder Naval disponibilizou um quadro comparativo entre a marinha do Japão e Coréia. Que diferença deles com a nossa Marinha.

Roberto

Desculpa a pergunta mas, aonde está o porta aviões (acho eu) “Minas Gerais” ??

João Gabriel

É e olha que a Marinha do Japão,já não é mais imperial,é apenas de autodefesa…..

claudio/Itajaí - SC

Tem os heli novos

Giordani RS

Por Zeus…ainda bem que nossos vizinhos são como cães pequenos, só latem! Ainda bem… 🙁

GHz

Incorporados desde maio de 2009:
NPa Macaé (P70)
NPa Macau (P71) – incorporado ontem!
NAsH Soares de Meirelles (U21)
UH-15 Super Cougar (na verdade, ainda está “em recebimento”).

O NTrT Ary Parreiras deu baixa ainda em 2009.

[[ ]]
GHz

GHz

AviPa Barracuda
AviPa Dourado
AviPa Marlim
(não sei os indicativos visuais destes).

[[ ]]
GHz

Alemberg

Meios da Esquadra e Outros navios adquiridos recentemente, alguns não recordo o indicativo, mais em breve postarei.

G-29 Garcia D’Avila
G-25 Almirante Saboia
V-34 Corveta Barroso
NPa Macaé (P70)
NPa Macau (P71) – incorporado ontem
NAsH Soares de Meirelles (U21)
U-14 Aspirante Moura
H-? Maximiniano
Nash Ten Maximiniano
Alguns Avipa construido na INACE
8 UH-15

Tem mais algumas aquisições que não recordo de cabeça.

Abraços a todos.

@wagner

faz muita falta ao menos dois destroieres…

Robert Smith

Atualização incompleta…. A imagen do PA ainda é do Minais Gerias! a torre do São Paulo é completamente diferente.

J.Berto

Acredito que ainda leve alguns anos mas a Marinha terá que comprar umas 4 Fragatas para substituir as Greenhalgs e umas 4 Corvetas.
As da classe Niteroí só 4 ficariam na ativa e 2 serviriam como “estoque de peças”. Provavelmente seriam no total 16 escoltas e 1 corveta híbrida (Barroso). Acho que nada mais do que isso.

Vader

Off-topic:

Sugestão de pauta pro Naval: Ex-Embaixador Americano chama Submarino Nuclear Brasileiro de “elefante-branco”:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/em-documentos-vazados-eua-criticam-plano-de-defesa-brasileiro.html

Sds.

Vader
gerson carvalho

Caros, está faltando os navios de patrulha classe MACAÉ “Macaé” e “Macau” sendo que o último foi entrgue esta semana pelo estaleiro Inace.

Dalton

“Em 1976 eram 17 contratorpedeiros, 03 contratorpedeiros de escolta (avisos oceanicos), 10 submarinos, 01 cruzador…” Caro Ratão e demais interessados na evolução da MB… pela minha lista, eram 14 cts em 1976, sendo 7 “Fletchers”, 5 “Allen M Sumners” e 2 “Gearings” e o unico de escolta ainda em atividade era o Bauru, como aviso oceanico. O cruzador Tamandaré deu baixa justamente em 1976 mas com a incorporação da Fragata Niteroi, o numero de grandes combatentes de superficie incluindo o Bauru permaneceu 16. Em 1981, tinhamos 6 Fragatas porém 2 “Fletchers” e o Bauru tinham já dado baixa, quando então… Read more »

Vader

No tópico, é impressionante: o Brasil precisava ter 10 vezes este número de submarinos para começar a negar o uso do mar a um eventual inimigo.

E a MB gastando seu parco orçamento com alvos gigantes…

Como diria Boechat: “ao menos bóia”. 🙂

Sds.

MVMB

E desses poucos meios, mais da metade está com sperias restrições (são apenas cascos que boiam e mal navegam).

Realmente, precisaríamos de pelo menos 5 vezes mais meios para começar a dizer que temos uma MArinha.

As ultimas aquisições/incorporações de meios não são de meios de combate ( exceto a barroso).

Esse Napas Macae não servem pra nada…….

Fernando

O Maximiano é o H41… no site da MB, (http://www.mar.mil.br/menu_h/navios/menu_navios_mb.htm) faltam os NPa classe Macaé e o NAsH Soares de Meirelles.
Saudações marinheiras !!!
“Patrulhar, proteger e integrar !!!”
A Amazônia é nossa !!!

Fabio ASC

Triste. Muito triste.

General

Roberto,

acesse esse link e “mate” sua curiosidade

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/10310_PORTAAVIOES+A+PRECO+DE+BANANA

Almir

Sempre achei isso, concordo plenamente com o embaixador americano, a “cobiça americana pela Amazônia” é balela para esconder os interesses dos brasileiros que estão destruindo as floresta para criar gado e explorar ouro, ninguém vê a cor desse dinheiro, só os espertalhões ruralistas brasileiros e banqueiros donos de fazendas. Reaparelhar as forças armadas por causa do petrôleo do pré-sal é outra imbecilidade, como podem achar que alguém pode roubar um óleo a mais de 10KM de profundidade sem ninguém ver? E acham que isso é possível fazer na calada da noite? A Petrobrás, com toda infraestrutura e instalações perto da… Read more »

Evanio

Com certeza, o Brasil não tem que se preocupar com nada, afinal ele só tem a ultima reserva natural ainda não explorada do planeta (Amazônia), onde pode estar a cura até para o HIV, 1/3 da agua doce do mundo está em reservas brasileiras, e agora descobriu alguns dos maiores reservatórios de petróleo do planeta… Se preocupar pra que! vivemos no mundo perfeito todos são honestos, a grama é verde e o céu e azul, se nos atacarem militarmente, o papai noel esta lá pra nos defender junto com as renas encantadas! E os EUA, jamais atacaram ninguém por interesses… Read more »

Evanio

Desculpem o pelo erro!

Petróleo e só uma conseqüência disso …

Sds;

Cor Tau

Mostrem a de outros paises tambem como EUA…….

Cor Tau

“Evanio disse:
1 de dezembro de 2010 às 20:32 ”

Perfeito Evanio………Guerra de propaganda/Informação….Alias o que se discuti/expõem é meramente a opinião de um diplomata que noção alguma tem da coisa toda………..

Sabre

General, interessante o texto disse que a NAe Minas Gerais, foi retirada por que só comportava 12 aviões de caça modernos (sabemos que o motivo foi a idade,apessar de estruturalmente ainda estava pouco usado),e que foi substituido pelo S.Paulo por esse comportar 30 aviões modermos de caça! Olha como é a vida no final o São Paulo terá apenas 12 aviões de caça , motivo pelo qual aposentaram o Minas Gerais,hahahaha (repito, sabemos que não foi esse o motivo: Basicamente foram dois, ofereceram o SP, um pouco mais novo a preço de banana é o MG já estava véio!

João Batista Pietrobon

Bom dia.

Recentemente lí uma reportagem no site http://www.meretmarine.com sobre as maiores marinhas de guerra mundiais onde eles apresentavam a tonelagem total de todos os navios somados de cada marinha.
Nesta reportagem a marinha chinesa estava classificada em 3º lugar com 725.000 tons, superando já a inglesa com 445.000 tons e a francesa com 400.000 tons aproximadamente.
Vocês do site Poder Naval têm condições de somar todos os navios da nossa marinha e apresentar este dado para comparação aos internautas?

AMX

Boa tarde pessoal.
Quanto às Greenhalgh, quando elas foram compradas, foram 4 ou 3 mesmo?
Se foram 4, o que aconteceu com ela?
Alguém pode corrigir ou confirmar?

Também parabenizo o blog por lembrar que 13/12 é Dia do Marinheiro. Vamos aproveitar e divulgar. Afinal, existe tanta data meio “nada a ver” no calendário do país, que outras importantes como essa acabam sendo esquecidas

Abraços!

Leandro Mendes

Cadê a F-47 Dodsworth? ela está na reserva não?
Acho que aquelas 4 Type 22 Batch 3 e o navio de desembarque classe Bay seriam uma excelente pedida para a MB

Dalton

AMX e Leandro… A F-47 deu baixa em 2004 e foi colocada na reserva, por alguns anos, onde PRESUME-SE-se que durante este tempo ela foi convenientemente mantida para em uma emergencia poder ser rapidamente reincorporada. Passado algum tempo na reserva ela foi definitivamente desconsiderada para um possivel retorno, pois com o tempo, sem maiores manutenções canibalizada para manter as demais em serviço, hoje é um casco morto aguardando um triste fim. Na minha opinião há 3 tipos de “reserva”: Aquela onde o navio é mantido por muitos anos ainda em um razoavel estado, mesmo um núcleo de tripulantes executando manutenções,… Read more »