A Câmara dos Deputados da Itália resolveu reenviar para a comissão competente o texto do acordo de cooperação militar que o país planeja firmar com o Brasil.

Por unanimidade, os parlamentares aderiram à proposta de “congelamento” apresentada ontem pela deputada do partido governista PDL (Povo da Liberdade) e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, Fiamma Nirenstein.

Esta posição dos políticos italianos em relação à aprovação do acordo já era esperada. A atitude é vista como uma retaliação ao Brasil, que não concedeu a extradição do ex-militante italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, época em que integrava o grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

O acordo na área de Defesa prevê o desenvolvimento bilateral de projetos para a construção de navios e fragatas, além da realização de patrulhas.

A aprovação do texto pelo Parlamento italiano é o último passo para a entrada em vigor do acordo, que foi negociado em junho pelos ministros da Defesa da Itália e do Brasil, Ignazio La Russa e Nelson Jobim, respectivamente.

No próximo dia 18 de janeiro, a Câmara dos Deputados da Itália também votará uma moção apresentada pela UDC (União Democrática de Centro) pela extradição de Battisti. A decisão de manter o italiano no Brasil foi tomada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 31 de dezembro. Lula acatou o parecer da AGU (Advocacia Geral da União).

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Congelou? Que pena né? rsrsrsrsrsrs

Adios navios e sistemas italianos! Ufa! Nessa eu acho que a MB se deu bem.

Agora, voltemos as baterias para os outros concorrentes. Franceses – Ingleses e Alemães.

Deve sair de um deles o pacote de 5 NaPaOc – 6 Escoltas de 6.000t e 1 NaApaLog

Afinal o contrato é pequeno né: Uns 5 Bi só.

Dinho

Fala Sério!

A Itália deveria dar graças ao Lula de ter ficado com este sujeito por aqui, ao invés de levá-lo à Itália, agora ainda querem esfriar as relações bilaterais, com grande prejuízo para a Itália.

Tem muitos vizinhos italianos doidos para o negócio azedar de vez e herdar o contrato pretendido.

Pro Brasil tanto faz a Itália querer a parceria ou não, é só firmar a parceria com a Inglaterra, ou mesmo a França, que já até deu refúgio para o sujeito antes do Brasil.

Alguém diga para a Itália deixar de birra porque o sujeito não vale isso.

Wiltgen

Mas como vc disse Padilha, Ingleses, franceses e alemães não devem estar achando ruim a atitude italiana!

Vamos ver até onde vai…..

Ivan

“Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (William Shakespeare) Quem hoje tem o maior interesse? A Itália em vender ou o Brasil em comprar? O parlamento italiano ao vincular um acordo de defesa (que tem mais a ver com comércio) com uma querela judicial está negando a sua indústria o direito de vender. Tomam veneno esperando que outro morra. Uma tolice… Este esquecem onde fica um dos maiores mercados consumidores de FIAT ou… Read more »

Nautilus

“Luiz Padilha disse:
12 de janeiro de 2011 às 7:57
Congelou? Que pena né? rsrsrsrsrsrs

Adios navios e sistemas italianos! Ufa! Nessa eu acho que a MB se deu bem.”

Padilha, qual o problema com os navios e/ou a proposta italiana, em relação aos franceses, ingleses ou alemães?

Luiz Padilha

Na minha opinião, são equipamentos que não são o “estado da arte” como muitos gostam de dizer.

Funcionam, mas muito aquém do que existe de mais moderno no mundo hoje em dia.

Em suma, comprar equipamentos italianos nos faria ter navios ( casco ) bons, porém, os sistemas é que na minha opinião, seriam um step abaixo do que existe de mais moderno no mundo.

Já que é para comprar e gastar uma baba, que se gaste com o que existe de melhor.

Essa é a minha opinião.OK?

GUPPY

Eu estava torcendo para o acordo com a Itália ser aprovado somente para o Brasil ter o leque de opções aumentado e assim, com mais ofertas, barganhar nos preços.
Abs

GUPPY

Complementando meu comentário acima:

…quando formos às compras dos navios que pretendemos brevemente.

Abs

Nautilus

Ok, Padilha!
Como dizia o Macaco, “não precisa explicar, eu só queria entender…” 😛