Uma fragata iraniana e um navio de apoio cruzaram hoje o Canal de Suez, fato que foi descrito pelos israelenses como “provocação”.

Os navios vão navegar ao longo da costa de Israel rumo à Síria, onde vão treinar com as forças navais daquele país.

Essa foi a primeira vez que navios iranianos passam pelo canal, desde a revolução islâmica de 1979.

O uso do canal é governado pela Convenção de Constantinopla, que permite que o canal seja aberto à passagem de navios de qualquer país, tanto mercantes como de guerra. A Marinha Iraniana pagou 290.000 dólares para poder passar.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores em tempo real no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Esta Fragata também é uma Vosper, prima das nossas Niterói (palavras do MO em um comentário de um destes posts relacionados).

valmir.ribeiro

É… parece a acho que é mesmo… mas tem algumas diferenças, pois parece não ter hangar para heli… e aquele lança mísseis imponente na popa chama atenção…

Mauricio R.

As nossas Mk-10 e essas Mk-5, tb são primas de uma Mk-7 da Líbia. Incrível como anda esse mundo, a passagem dessa fragata, mais o AOR Khrarg, causaram uma elevação de 1,8% no preço do barril de petróleo tipo Brent. Claro a bateção açoda de de sabre por parte dos israelenses, tb ajudou. Com escreveu lá o cara do Information Dissemination, bastaria um dos DDG-51 simular um passex em cima da fragatinha iraniana, e a imagem ser divulgada pelo planeta, que tdo voltaria ao normal. Agora que o Khrarg precisava de uma revista, isso precisava, p/ um petroleiro de esquadra… Read more »

GUPPY

Como eu gostaria de ser um submarinista israelense neste momento! Que alvos tentadores!

Wagner

Tanto escândalo por nada. o Irâ tem tanto direito de passara seus navio lá como qualquer outro país.