O Jornal Nacional anunciou com destaque o deslocamento do USS Kearsarge (LHD 3) para a costa da Líbia. O navio, que aparece na foto de 16.02 sendo reabastecido pelo USNS Lewis and Clark (T-AKE 1), estava operando na área de responsabilidade da 5ª Frota, no Mar Arábico.

FOTO: US Navy

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores em tempo real no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Mestre Dalton, Voltando a nossa polêmica… 🙂 … o primeiro navio a atravessar o Canal de Suez em direção da Líbia é justamente um LHD – Landing Helicopter Dock, com meia dúzia de AV-8B Harrier II no convôo. Não dá para ocupar o espaço aéreo no Golfo de Sidra, mas já permite operações humanitárias no Nordeste, entre Benghazi e Tobruk, com um mínimo de cobertura aérea se contar com uma ou duas escoltas Aegis. Além de representar mais um fator a ser considerado pelas forças leais ao velho coronel Kadafi. Desculpe a provocação, mas é um privilégio discutir com o… Read more »

daltonl

Grande Ivan… o privilégio é todo meu… o USS Kearsarge é um navio magnifico e as instalações médicas a bordo só perdem para os navios hospitais americanos, portanto são mais do que adequados para retirada de civis e ajuda humanitária. Os EUA também podem se dar ao luxo de embarcar 20 AV-8B ou transforma-lo em um NAe ASW, mas mesmo assim é prudente ter apoio de aeronaves baseadas em terra ou de um NAe proximo. Isso tudo vc sabe, mas, a minha” implicancia” com os “porta-harriers” europeus é que dificilmente há verbas para embarcar tantos AV-8B e todo o combustivel… Read more »

Rodrigo

Dalton, faça uma revisão da Allied Force e da Desert Storm somente com os europeus, sem o guarda-chuva dos gringos se teriam sido o passeio que foram.

Wagner

Não dá para mandar Efas para Malta e de lá apoiar esse navio ???

Afinal os Efas fazem de tudo um pouco: Atacam o solo, pistas, navios, aviões, tanques, jogam xadrez com o piloto, dão conselhos espirituais…

🙂

Ivan

Wagner, Não basta mandar os Typhoons para Malta. Na verdade as bases de Malta, Sicília e Sul da Itália seriam adequadas para cobrir o Noroeste da Líbia, a região de Trípoli. Para cobrir o Nordeste, entre Benghazi e Tobruk, seria melhor operar a partir de Creta, da parte grega da ilha evidentemente. Mesmo assim, além dos Typhoons que seria o caça a ser empregado nas PAC (patrulha aérea de combate), haveria necessidade de vigilância radar constante, a ser obtida com os Boeing E-3 Sentry, supressão de defesas, a ser alcançada com os Tornados revisados e Mirage 2000 D, além de… Read more »

Wagner

“””Preferem deixar algumas dezenas de milhares de pessoas morrendo e depois criar campanhas filantrópicas de apoio às vítimas… com show de rock e tudo mais… “”” vergonhoso, né ?? A Europa sempre se faz de santinha, mas na verdade ainda tem muito que evoluir moralmente. Sabe, se a Líbia fosse habitada por brancos de olhos azuis, descendentes de Europeus, garanto quer todas as MK e ” Le merdé” estariam na área. Acho que tem um pouco de Racismo no meio. Não que a Europa seja realmente obrigada a intervir, mas, poxa, quem deu grana para o Kadafi todos esses anos… Read more »

Rodrigo

Wagner disse:
3 de março de 2011 às 15:21

Russos e chineses são guardiões da bondade, verdade, moral e bons costumes…

Por que não vão lá dar uma pressionada ?

Ninguém deu dinheiro para o Khadaffi, o nome disto é comércio.

GUPPY

Prezado Ivan,

A ilha de Creta não é totalmente grega não? Porque no seu segundo comentário parece que tem uma parte não grega em Creta. Ou você confundiu com a ilha de Chipre? De qualquer forma eu admito estar desatualizado, afinal minha área é outra.

Abraços de um recifense.

Ivan

GUPPY,

Conterrâneo, vc tem toda a razão.
Fiz uma confusão com Chipre, como vc percebeu.

Grato pela correção,
Ivan, do Recife.