Clique na imagem para ver a reprodução do desenho de perfil dos dois tipos de fragatas da classe “Niterói” (Vosper Mk.10), a A/S (antissubmarino) no alto e a E/G (emprego geral, embaixo. Essa era a configuração original dos navios quando chegaram ao Brasil. (Mais tarde, a modernização ModFrag igualou os sistemas de armas na década de 90).

Esse desenho foi feito por Alexandre Galante quando tinha 16 anos de idade, para um poster da revista Segurança & Defesa, número 7, de 1985.

Os perfis foram feitos em grande formato, com muitos detalhes e levaram cerca de um mês de trabalho direto, desenhados a nanquim. Foram usadas fotos de perfil das fragatas para referência no “olhômetro”. Anos mais tarde pudemos comparar os desenhos com um perfil de engenharia do Navio-Escola Brasil e constatamos que as proporções estavam quase idênticas.

A classe “Niterói” já era bem conhecida da turma do Poder Naval desde 1981/82, pois morávamos em Santos-SP e naquela época os navios estavam quase sempre abertos à visitação pública, devido ao elevado número de exercícios que eram realizados na área Rio-São Paulo.

Desenhar os navios foi ao mesmo tempo uma honra e um desafio, pois era o primeiro trabalho “profissional” que faríamos usando caneta nanquim.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wiltgen

Eu tenho este poster da S&D! rsrsrsrs

daltonl

Galante…

a revista é de 1985 e não 1986 !

abs

GUPPY

É Galante, tô vendo que se você tivesse sido relacionado para cursar MR, bye bye jornalismo.
Sem puxassaquismo, a MB é quem perdeu quando da sua baixa do SAM, embora sua verdadeira ausência esteja no quadro de oficias com a volta de Nelson.

Saudações

GHz

Parabéns Galante.
O desenho ficou tão bom que serviu até para adestramentos. Rarissimamente se vê tamanha qualidade por aqui na publicação de pôsteres com vistas de navios.

[[ ]]
GHz