P-3C da USN coloca navio da Guarda Coteira Líbia fora de ação

5

O comando do AFRICON informou nesta terça-feira que navios e aviões da Marinha dos EUA atacaram embarcações líbias que disparavam indiscriminadamente contra navios mercantes próximo à costa de Misrata na noite do dia 28 de março.

“Uma aeronave de patrulha e vigilância marítima P-3C, um A-10 Thunderbolt da USAF e o contratorpedeiro USS Barry (DDG-52) engajaram o navio Vittoria da Guarda Costeria Líbia e outras duas embarcações menores”.

O comando do AFRICON, baseado na cidade alemã de Stuttgart, informou ainda que “múltiplas explosões foram observadas no navio, forçando o mesmo a encalhar na praia”, referindo-se ao Vittoria.

Foi informado também que o P-3C lançou mísseis AGM-65F Maverick contra o Vittoria e o A-10 disparou com o seu canhão GAU-8/ Avenger de 30mm contra as outras duas embarcações menores, destruindo uma e forçando o abandono da outras pelos tripulantes.

FONTE:
AFRICON

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francis Rosário

Esse pessoal das FAs da Libia devem ser malucos para continuar nessa guerra perdida.

Vader

A-10?

RUN, FORREST, RUN!!! 🙂

Mauricio R.

Mais um glosioso design da década de 50, que mostra ao que veio, sorry P-99!!!

Observador

Pois é.

E ainda tem gente contra a aquisição/modernização do P-3 pela FAB.

Desde que armado decentemente, ainda é letal para muitos navios e submarinos.

lppassos2000

A única coisa que em minha opinião está errado é fato de não ser a MB a força a operá-lo, assim como EB que deveria operar aeronaves de asa fixa, é um absurdo, por exemplo, nossos PQD’s necessitarem das aeronaves da FAB para realizarem seus saltos, mas tem coisas que só acontecem aqui no Brasil.