Senado aprova acordo Brasil-França para produção de submarinos

11

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (5) acordo entre Brasil e França, firmado em dezembro de 2008, para cooperação na produção de submarinos. O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 79/11 segue agora para promulgação.

O acordo aprovado estabelece a cooperação bilateral no desenvolvimento e na construção de submarinos convencionais do tipo Scorpène (SBR), assim como de um submarino com armamento convencional destinado a receber um reator nuclear a ser desenvolvido pela parte brasileira (SNBR).

O texto estabelece a compra pelo Brasil de quatro submarinos e a transferência de tecnologia, bem como a assistência francesa para a construção de um estaleiro de submarinos e de uma base naval.

Durante a tramitação do acordo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o relator da matéria, senador João Pedro (PT-AM), observou que dois aspectos tornaram atraente para o governo brasileiro a proposta francesa: a necessidade de submarinos de propulsão nuclear para a vigilância mais adequada das águas profundas da plataforma continental brasileira, onde se encontra a camada pré-sal; e a decisão da França de fazer a transferência de tecnologia.

Segundo João Pedro, a Marinha considera que tais submarinos podem permanecer submersos por períodos mais longos, sendo mais adequados para a vigilância em águas profundas.

FONTE:Agência Senado

NOTA: a aprovação do Senado veio mais de dois anos depois do acordo ter sido firmado

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Será o “EC725” sub-aquático ?!

Antonio M

“…a aprovação do Senado veio mais de dois anos depois do acordo ter sido firmado …”

Obviamente que tinham coisas muito mais importantes, prioritárias, de interesse da nação a serem aprovadas, como por exemplo, aumentar os próprios salários …..

fsneto

desculpem eu sei que está meio fora do contexto mas, qual oficial chega ao cargo de almirante-de-esquadra, pois para se chegar a cargos generais na FAB é oficial aviador (Tenente-Brigadeiro), no EB é Oficial de Infantaria e de Material Bélico (General).

edcreek

Olá,

Só agora? nessa voto com o Antonio M, para aumentar salario dá tempo coja, f….deixa queito….

Abraços,

cfsharm

No caso da Marinha apenas os Oficiais do Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais.

daltonl

fsneto…

o atual comandante do exército veio da arma de engenharia, portanto,
ser da infantaria não é obrigatório para se chegar ao topo.

O atual comandante da marinha, como seus antecessores, serviu embarcado e em terra, finalmente comandando navios, esquadrões, Distritos Navais, foi Chefe do Estado Maior, etc.

abs

klesson

Huuummm!! Por analogia, o Brasil em guerra e dois anos depois, é que o congresso vai entender e aprovar o uso da força para defender a soberania nacional. Huuummm!! Beleza, estamos seguros….

Observador

Senhores:

Voltando a falar do submarino, será que então a tecnologia das baterias dos Scorpène será transferida ao Brasil?

Não era esta sempre a promessa francesa, de “transferência irrestrita”?

Se a parceria com a França é tão boa, por que a espanhola Navantia pulou fora do barco, ou melhor, do submarino?

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

O ministério da defesa da Austrália, longe da morosidade brasileira adquiriu o Lagrs Bay.

(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/124358/australia-buys-royal-navy-ship-in-%C2%A3100m-bargain.html)

Rodrigo

Tanto faz aprovar, fazer ToT e no fim a turma aqui não libera a verba…

Wagner

Submarino de um lado e nao tem nem PM para cuidar de escola…