Skip to content
Poder Naval

Poder Naval

Marinhas de Guerra, História Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Primary Menu Poder Naval

Poder Naval

  • Arquivo
  • Regras para comentários
  • Os navios da Marinha em 2017
  • Política de privacidade
  • Publicidade / Advertising
  • Home
  • 2011
  • junho
  • 7
  • Primeiro navio porta-contêiner do país chega a Suape na quarta-feira
  • Marinha Mercante

Primeiro navio porta-contêiner do país chega a Suape na quarta-feira

Alexandre Galante 7 de junho de 2011 7

O primeiro navio porta-contêiner do país, construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aportará no Complexo de Suape amanhã, quarta-feira (8). Esta é a primeira escala que o navio Log-In Jacarandá faz na região Nordeste. O navio entrou em operação no início de maio no Terminal de Vila Velha,  no Espírito Santo, partindo em direção ao Porto de Santos, e depois seguiu para a região Sul. Após a escala em Suape, o navio seguirá para os portos de Pecém (CE) e Manaus (AM).

O Log-In Jacarandá é o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil em 20 anos. A embarcação faz parte de uma encomenda de sete navios que a Log-In tem com o Estaleiro Ilha–Eisa, localizado no Rio de Janeiro.

No total, são cinco navios do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento da Log-In na construção dos navios é de cerca de R$ 1 bilhão, financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e tendo o BNDES como agente financeiro.

Segundo Vital Jorge Lopes, diretor-presidente da Log-In Logística Intermodal, a cada viagem será possível retirar das estradas brasileiras cerca de 2,8 mil caminhões, por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de carga.

Durante dois anos, cerca de três mil trabalhadores participaram da construção do navio, que tem capacidade para transportar 2.800 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou cerca de 38 mil toneladas de porte bruto. O Log-In Jacarandá pesa cerca de 10 mil toneladas vazio e pode chegar a 47 mil toneladas carregado. Possui 218,45m de comprimento total, 29,80m de boca (largura), 11,60m de calado máximo e velocidade de 20 nós (no calado de projeto de 10,60m).

FONTE: Diário de Pernambuco(PE)

Tags: BNDES, FMM, Fundo da Marinha Mercante, Jacarandá, Log-In, Log-In Logística Intermodal, PAC, Programa de Aceleração do Crescimento

Continue Reading

Previous Ativação do Polígono do Sistema LRIT
Next Vale realiza cerimônia de batismo de dois novos navios VLOC

Publicidade

Leia também

  • Indústria Naval
  • Marinha Mercante
  • Navios Mercantes
  • Noticiário Internacional

Outro navio chinês quebra recorde destacando posição do país na exportação de veículos

Redação Forças de Defesa 17 de maio de 2025 16
  • História Naval
  • Marinha Mercante
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

O ataque ao ‘Baependi’: O torpedeamento que levou o Brasil à guerra em 1942

Redação Forças de Defesa 14 de maio de 2025 11
  • Indústria
  • Logística
  • Marinha Mercante

Brasil e China avançam em negociações para construção do Corredor Bioceânico

Redação Forças de Defesa 17 de abril de 2025 114
Subscribe
Notify of
guest

guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO
MO
13 anos atrás

primeiro porta container construido em 20 anos … ahcah .. eh sim .. oh ….

NÃO, NÂO EH NÃO !!!!!!!!!!!!!

Foi sim, construido após alguns anos dos últimos construídos,, mas não o 1o (como da a entender) e sim os últimos foram em 1993 (F/C)

0
0
Responder
Alexandre Galante
Alexandre Galante
Autor
13 anos atrás

MO, se é o que você diz, nossa situação está melhor do que imaginava. Então você não pode reclamar…rs

0
0
Responder
MO
MO
Reply to  Alexandre Galante
13 anos atrás

sim e não, pq em ambos os casos, 1993 e agora sao projetos alemães e de badeira e propriedade alemon ico/brasiliense (os de 1993)…. meramente montamos os navios e outra uma classe “montada” para apenas 3 navios …. Log Jacaranda Log Jatobá Log Jequitibá o negocio vai ser o dia que projetarmos e fizermos 40, 50, para nós e exportação, ai sim, mas … ta dificil de chear este dia em miudos = Que bom = fizeram novos, bem mais rapidos que o papo furado de construção naval da petrobras, lembram, cade o JC, o “suprassumo” da construção naval (kkkk)… Read more »

0
0
Responder
Antonio M
Antonio M
Visitante
13 anos atrás

Levando em conta outros tipos de produção e produtos, o que foi gasto nesse seria equivalente aos que são feitos em outros países?

Meu receio é o superfaturamento….

0
0
Responder
Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Editor
13 anos atrás

Agora há pouco, na hora do almoço, vi uma chamada do Globo Mar Pra quem não sabe, o programa passa na rede Globo, quintas-feiras à noite, uns três programas depois da novela das 21h, imediatamente antes do telejornal onde normalmente tanto os apresentadores quanto o público já estão com cara de sono. Pelo que entendi, o Log Jacarandá será o tema do programa desta quinta. Apesar de ser um programa bem curto e que talvez justamente por isso não chega (com o perdão do trocadilho) à profundidade que poderia chegar, gosto muito da iniciativa do Globo Mar, já na sua… Read more »

0
0
Responder
MO
MO
13 anos atrás

Nso tenho esta info Antonio

Não saberia lhe dizer

o ponto positiov é que sa construção para os padrões brazucas foi surpreendemente rapida

0
0
Responder
GUPPY
GUPPY
Membro
13 anos atrás

“Segundo Vital Jorge Lopes, diretor-presidente da Log-In Logística Intermodal, a cada viagem será possível retirar das estradas brasileiras cerca de 2,8 mil caminhões, por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de carga.”

Espetacular I

“Durante dois anos, cerca de três mil trabalhadores participaram da construção do navio,…”

Espetacular II

Abs

0
0
Responder
wpdiscuz   wpDiscuz

Clique nos botões e navegue pela Trilogia

ForTePoder Aéreo Poder Naval

Fale com os Editores

Alexandre Galante
alexgalante@fordefesa.com.br

Guilherme Poggio
poggio@fordefesa.com.br

Nossa Missão

Desenvolver uma Mentalidade de Defesa no Brasil

A Estratégia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade.

Nesse sentido, os blogs da “trilogia” Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br) têm como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre a Defesa Nacional como Política Pública, divulgando a História Militar e as notícias mais revelantes sobre a Indústria de Defesa e Forças Armadas, explorando suas conexões com a Geopolítica, Geoestratégia e as Relações Internacionais.

Pesquise os posts pelas datas

junho 2011
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
« maio   jul »

Arquivo de posts

Categorias

Publicidade

História Naval

  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

A Grande Frota Branca: A ascensão naval dos Estados Unidos e a diplomacia do ‘Big Stick’

Redação Forças de Defesa 20 de maio de 2025 12

Entre dezembro de 1907 e fevereiro de 1909, os Estados Unidos realizaram uma das mais ambiciosas demonstrações de poder naval da história moderna: a viagem...

Read More
  • História Naval
  • Marinha Mercante
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

O ataque ao ‘Baependi’: O torpedeamento que levou o Brasil à guerra em 1942

Redação Forças de Defesa 14 de maio de 2025 11

O acervo do Arquivo Nacional possui fotografias de algumas das 35 embarcações brasileiras atacadas durante a Segunda Guerra Mundial. A fotografia deste post mostra o...

Read More
  • Armas Nucleares
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra
  • Sistemas de Armas

Swordfish: O único disparo de ASROC nuclear na Guerra Fria

Redação Forças de Defesa 11 de maio de 2025 8

Em 11 de maio de 1962, o destróier USS Agerholm (DD-826) protagonizou um dos testes nucleares mais singulares da Guerra Fria: o lançamento de um...

Read More
  • Aviação Naval
  • Guerras Modernas
  • História Naval

O Douglas A-4Q Skyhawk na Armada Argentina

Redação Forças de Defesa 11 de maio de 2025 19

Por Luiz Reis* Eram aeronaves A-4B ex-Marinha dos EUA (US Navy) que foram revisadas e atualizadas para serem entregues aos argentinos. Recebidos em 1971, foram...

Read More
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

Um breve relato sobre a História Naval

Redação Forças de Defesa 27 de abril de 2025 37

Sérgio Vieira Reale Capitão-de-Fragata (RM1) “A arte da guerra nos ensina a não confiar na probabilidade do inimigo não vir, mas sim na capacidade de...

Read More
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Segunda Guerra Mundial
  • Submarinos

Submarino italiano ‘Archimede’: a última missão no Atlântico Sul

Redação Forças de Defesa 18 de abril de 2025 5

Em abril de 1943, o submarino italiano Archimede foi afundado por aeronaves norte-americanas na costa brasileira. A tragédia marcou o fim de uma das mais...

Read More

Publicidade

Painel

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Sobre o site

O Poder Naval é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br). On-line desde 1997, especializado em Navios de Guerra, Marinhas de Guerra, Aviação Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Arquivo

Copyright © FORÇAS DE DEFESA. All rights reserved.
wpDiscuz