Assinatura do Contrato de Construção de quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais

5

O Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, e o Diretor-Presidente da Indústria Naval do Ceará (INACE), Antonio Gil Fernandes Bezerra, assinaram, no dia 26 de maio, o contrato para a construção de quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu), em Fortaleza (CE).

Os AvHoFlu serão construídos a partir de especificações de aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval. Eles possuirão comprimento total de 25 metros, boca moldada máxima de 8,0 metros e calado máximo de 1,40 metros, comportando 12 tripulantes e devendo ser dotado de um laboratório seco e um paiol de material hidroceanográfico.

Os quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseridas no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa.

Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Antônio

Prestarão um relevante serviço que resultará, também, em ganhos militares estratégicos. Ao contrário de algumas opiniões, que são contrárias ao uso de equipamento “não militar” pela MB, a cartografia náutica da amazônia é um fator estratégico para a operação de meios naquela região. As informações levantadas, portanto, constituirão um banco de dados preciosíssimo.

klesson

Excelente notícia entre tantas decepcionantes, tão boa, é o prazo de entrega. Atitude de quem quer fazer e não enrrolar.
Parabéns a Marinha, a Inace e ao Brasil.

Mauricio R.

Teve concorrência???
Pq na FAB, só pode se for Elbit.
E na MB tá parecendo que só pode, se for do INACE.
Deveriam se espelhar na China PRC, tem navio sendo construído em tdo que é estaleiro.

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício,

Até onde sei, teve concorrência, mas não tenho tempo de ver agora que outras empresas participaram. Para quem quiser pesquisar:

CONCORRÊNCIA N 3/2010
PROCESSO N.º 63007.000475/2010-36

Mauricio R.

Nunão,

Valeu pela informação.