Submarino de mísseis balísticos RFS Dmitry Donskoy (TK-208), da Marinha Russa, da classe Akula (Typhoon na OTAN). O submarino aparece deixando Severodvinsk no dia 6 de junho.

Essa classe de submarinos ficou famosa pelo filme “Caçada ao Outubro Vermelho”, no qual um submarino Typhoon modificado foge para os EUA nos últimos anos da Guerra Fria.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Não vejam o filme que é uma lástima…, leiam o livro homônimo de Tom Clancy que é muito melhor e mais denso, não só na descrição e variedade dos personagens, como na retratação de diversas batalhas e escaramuças nem sequer mencionadas no filme…

daltonl

É possivel ver ao fundo a vela dos outros 2 Typhoons remanescentes
que encontram-se há mais de 5 anos na reserva, um eufemismo para
enferrujando no pier.

De qualquer forma não deixam de impressionar pelo tamanho e quem sabe os russos não mantenham um como museu, um tributo aos maiores submarinos já construidos.

Quanto ao filme, não diria ser uma lástima, muito pelo contrário, manteve minha atenção o tempo todo até porque não fazem muitos filmes abordando o tema submarinos e Connery esteve ótimo!

GUPPY

Sinceramente, acho este submarino soviético/russo muito feio. Nunca gostei desse design.

Ozawa

Continuando o off topic, com a devida licença dos editores: Bem, ainda sugiro a todos, os que não leram, que leiam o livro homônimo, vão por mim…, é muuuuuito superior…, rsrsrsrs, daí por que achei o filme uma “lástima”, não representou nem 1/10 da estória (não é com “h”), se não teria que virar série de televisão, com uns 10 capítulos…, aí sim…, agora, Sean Connery dispensa comentários, na verdade é ele quem segura o Outubro Vermelho do filme… Mas filmes de submarinos a meu ver melhores que esse: “A Raposa do Mar” – clássico; “U 371” – ficção bem… Read more »

daltonl

Bem lembrado o” K-19″ Ozawa…e também o “Maré Vermelha” com Denzel Washington e Gene Hackman que também considero superiores ao “Caçada ao outubro vermelho”.

Observador

Caro Osawa: Não é que o filme seja ruim, mas expõe as limitações do cinema: é muito difícil transpor para a tela todos os detalhes de obras elaboradas como as de Tom Clancy. Mas o filme valeu a pena ao expor o conceito de movimentação magneto-hidrodinâmica ou Magneto-hidrodinâmica. Para quem não viu ou não leu, o submarino do filme/livro tinha um sistema de propulsão eletromagnético que o tornava virtualmente indetectável pelo sonar. Este sistema existe, mas pelo que eu sei nunca saiu da fase de testes. O Japão construiu um barco, o Yamato 1, que usava este sistema de propulsão.… Read more »

Ozawa

Grande Observador ! Agora você levou o assunto à profundidades abissais ! rsrsrsrs

Desconhecia que aquele sistema propulsor fosse construído, mesmo em fase de testes, e pelos japoneses ?! Acaso era uma variante daqueles submarinos-porta-aviões da classe I400 que foram capturados pelos americanos ao fim da guerra ? Ou é um projeto mais moderno ?

Por favor, fale mais a respeito.

Observador

Caro Osawa: Primeiro tenho que corrigir a minha redação acima: é Magneto-hidrodinâmica OU Hidromagnetismo. Pelo (pouco) que sei funciona assim: você pode criar um campo magnético que induz um líquido condutor (no caso, água do mar) a criar um campo magnético próprio e o líquido movimenta-se acompanhando o fluxo do campo magnético. Assim o “motor” não tem peças móveis e é muito silencioso. No filme eles falavam em “motor de lagarta”, o que eu imagino ser um conjunto de vários eletroimãs muito poderosos, colocados em fileira. Sobre o Yamato 1 achei isto na internet: “Yamato 1, é um barco construído… Read more »

Observador

Em tempo:

É um projeto modermo, como acima mostrado. Não tem ligação com os I400 da SGM.

Nem lembrava mais dos I400, os enormes (para época) submarinos japoneses, feitos para levar três aviões Aichi Seiran M6A.

Este submarino japonês seria uma matéria interessante para o Poder Naval. Será que já foi feita?

Franz A. Neeracher

Todos os filmes acima citados são bons; mas para mim, o melhor é um filme alemão; “Das Boot”…..excelentes atores, enredo e música!!

Eu acho que um filme deve ser visto na língua original; toda vêz que um filme é dublado; perde um pouco da qualidade….

Franz A. Neeracher

Todos os filmes acima citados são bons; mas para mim, o melhor é um filme alemão; “Das Boot”…..excelentes atores, enredo e música!!

Eu acho que um filme deve ser visto na língua original; toda vêz que um filme é dublado; perde um pouco da qualidade….

Franz A. Neeracher

Um outro detalhe:

Na minha opinião; o livro sempre é melhor do no filme….é praticamente impossível colocar toda a trama de um livro num filme com 2 ou 3 horas de duração…

Além disso, no livro o leitor usa mais a imaginação….imagina como é por exemplo o rosto de uma tal pessoa, sons, cores e outros detalhes…

Wagner

Dalton, nunca li nada sobre ” pessimo estado de conservação” dos dois typhoons remanescentes, muito pelo contrario, eles aguentam até 2020. O problema é que são muito caros de operar… compensa mais construir um Borey novo do que opera-los. Esse submarino é uma maravilha, expressão suprema do estilo e poder soviético-russo. Russos adoram exagerar nas coisas… Quanto ao filme outubro vermelho, acho que foi o melhor de todos desde o das booat, apesar de ser uma história obviamente fictícia e IMPOSSIVEL de ocorrer na pratica. Mas os recursos sonoros, efeitos especiais… eu lembro que comecei a gostar da URSS-Russia graças… Read more »

Wagner

putz, foi mal, onde digo submarino norte americano, leia-se NORTE-COREANO.

Wagner

Aqui está a BELISSIMA CENA !!!

http://www.youtube.com/watch?v=nhj8ITvp-pw

ah ah ah ah ah !!!!

Franz A. Neeracher

Wagner; uma pequena correção:

Os Typhoons já deram baixa da marinha russa; somente o Dmitri Donskey é usado ainda para testar o novo míssel intercontinental deles.

Os únicos SSBN`s em uso na Rússia; são 6 SSBN da classe Delta IV na frota do Norte e 4 SSBN da classe Delta III no Pacífico…

De acordo com os planos atuais; os 4 primeiros SSBN da classe Yuri Dolgurik irão para o Pacífico e os 4 últimos irão para a frota do Norte…

daltonl

“Os Typhoons ainda protegem a Rússia, mas vão sair em 2020. Entretanto, deixaram seu legado na História…”

Wagner…

faz mais de 5 anos que aqueles 2 typhoons não navegam…não é tão simples assim coloca-los em serviço tipo ano que vem.

Também eles estão desarmados já que o missil “Sturgeon” foi retirado de serviço.

São os 6 Deltas IV e os 4 Deltas III estes ultimos a serem retirados de serviço a medida que os Boreis entrarem em serviço é que “protegem a Russia ”

abs

Leonardo

Li o livro a Caçada ao Outubro Vermelho, os livros em geral sempre são melhores que os filmes, mas achei o filme muito bem feito, desde a excelente atuação de Sean Connery, ainda tem a trilha sonora muito bem orquestrada com coral cantando em russo o que deu um ar ainda mais sinistro a trama. Mas falando em bons livros recomendo um neste mesmo estilo também um super submarino secreto da classe Typhoon chamado “Aurora”, extremamente silencioso com uma missão muito arriscada para tripulação, a história ocorre no fim da antiga União Soviética, em minha opinião é bem melhor do… Read more »

Ozawa

Valeu a dica Leonardo, vou comprar.

Esse Fritz Utzieri…., eu lia uma coluna dele no JB qdo ainda se vendia em bancas. Gostava do estilo dele, então o livro já tá bem encaminhado.

Vader

Que monstro esse sub hein? Um verdadeiro Leviatã…

O melhor filme de subs de todos os tempos é Das Boot ou, em português, “O barco – Inferno no mar”. Tem aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=Gf_R5VFnKpc

U-571 também é legal.

Sds.

Leonardo

Ozawa ,

Eu gostei muito deste livro, é daqueles Technotrliller que prendem do início ao fim, em nada deve as obras de Tom Clancy, espero que goste.

Sds.

marcelo

o escritor tom clancy é especialista em armamenton com profundo conhecimento.
e a urss nunca foi simbolo de democracia.

a tecnologia empregada na urss quase sempre foi cópia atrazada por motivos ideológicos.
os americanos tem seus defeitos, mas você nunca postaria um comentário desses naurss contra os urss e permaneceria livre.