sábado, fevereiro 27, 2021

Saab Naval

Visitando um ‘Tango’

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Texto e fotos de Franz Neeracher

Aproveitando que estava em Hamburgo, decidi ir visitar o museu com um submarino russo da classe “Tango”. Para variar chovia sem parar e só em andar da estação de metrô mais próxima até o submarino foi suficiente para ficar completamente encharcado.

Pensei até em deixar prá lá; mas para não deixar um certo leitor do Blog triste, fui assim mesmo.

O museu fica a beira do rio Elbe onde saem os barcos que levam turistas para conhecer o gigantesco porto. A entrada custa 9 Euros, mas pagando 13 Euros vai junto um guia; resolví pagar os 13 Euros.
O guia era um russo veterano no serviço em submarinos; ele havia servido em submarinos da classe “Foxtrot”; valeu pagar pela entrada mais cara!

Só foram construídos aproximadamente uns 20 exemplares desta classe.
Interessante que pintaram “U-434” na vela; o porquê ninguém soube me responder, o indicativo dele na antiga URSS era B-515.
Este exemplar serviu de 1976 até 2002; ou seja não se pode dizer que era tão velho assim.

Já tive a oportunidade de visitar vários submarinos antes; desde americanos e alemães da II Guerra Mundial até um “Los Angeles”, passando por “Oberons” entre outros; mas juro que nunca ví um tão apertado apesar desse “Tango” ter 90 metros de comprimento.

Tenho 185cm de altura; e não achei um lugar sequer que eu pudesse ficar em pé sem bater a cabeça em algum lugar.

E certos detalhes totalmente sem lógica; por exemplo, a central de comando é separada da sala de comunicações por uma parede assim como a sala do sonar; a comunicação entre esses departamentos e a central era feita através de tubos metálicos instalados nas paredes; ou seja, quem tinha algo a dizer berrava dentro dos tubos e o sujeito do outro lado colava as orelhas nos tubos.

Claro que também havia o telefone interno; mas de acordo com o guia, ele não era lá muito confiável; além do barulho interno ser altíssimo.

A altura média dos tripulantes era de 172cm; também pudera, na sala de máquinas houve-se o tempo todo uma fita reproduzindo o barulho das máquinas. Um barulho infernal; e ainda tinha uns infelizes que dormiam alí mesmo, a temperatura atingia facilmente 40°c.

De acordo com o guia; o melhor para dormir e trabalhar era na proa; realmente existe um pouco mais de espaço, pouco barulho e menos quente.

Fica a dica para quem for a Hamburg; mais informações do museu:
http://www.u-434.de/

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Alexandre Galante

Corrigido, Franz.

Nautilus

E ainda há quem defenda a compra de equipamento russo para as nossas FAs. Eles podem até ser rústicos e bem construídos (o que duvido), mas não seguem nenhum padrão lógico de construção. Por vezes o mesmo equipamento construído em fábricas diferentes usam gabaritos diferentes e o ferramental de uma fábrica não pode ser usado no equipamento feito em outra fábrica. Deus nos livre dessas tranqueiras!

daltonl

Pena Franz que a estação de observação com aquelas janelas não seja
aberta a visitação publica, assim presumo, pois não sei de nenhum submarino onde se tenha acesso à “vela” e este local por algum motivo sempre me chamou a atenção !!!

abraços

Alexandre Galante

Coral Sea, ainda não tinha chegado a Tex nova. Vou ver amanhã de novo.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…falando de submarinos latino americanos:

(http://www.elsnorkel.com/)

MO

Franz, toma um sonrizalsen ou um lactopurgestein

foi cmer kebaba deu nissom, ná proxima, vai de pao com mantegueissen que isso nein acontace

kkkkkk

Wagner

Nautilus O equipamento russo tem qualidade comprovada, desde que se saiba usá-los. Esse navio funcionava ? Sim. Tá ótimo, para a mentalidade russa de epoca. O Tango, de qualquer forma é um navio antigo que reflete a evolução soviética na construção de navios. Não era um submarino perfeito, mas , operava e funcionava. O Objetivo não era construir uma maquina confortavel, mas sim uma maquina de guerra que fosse barata e viável para a guerra. Conseguiram. Toda a filosofia russa atendia a esse princípio, isso até 91. Atualmente, a idéia é equiparar em qualidade aos ocidentais, a prova disso são… Read more »

Joker

Coral Sea você se provou um Mergulhador de Combate, pq depois disso tudo ainda “enfrentar” a patroa, nem o Chuck Norris aguentaria!

Parabens pelos excelentes comentarios de sempre e pelas postagens!

Abrçs

Wagner

kkkkkkkkkkkkkkk

Podem vir dez árabes, mas a patroa… ááiii aí sujou !! kkkkkkkkkk !!!!!!

daltonl

Franz…

lamento muito pelo que passou, mas confesso que não pude deixar de rir
de certas coisas que escreveu…ao menos tudo acabou bem!

Quanto ao acesso a “vela”, que desconhecia o fato de ser aberto a visitação publica, não teria deixado escapar essa chance, deve ser
pela minha obsessão pelo “Seaview” e suas “janelas”,

Mas nunca esqueci quando li o livro “Kursk down”, a sensação boa que o comandante tinha quando encontrava-se só neste local abrigado do frio e dos ventos e olhando através das janelas…

abraços

Wagner

Lembra nossos quarteis aqui, que dispensam a galera no fim da tarde pois nao tem dinheiro para o jantar !!

ugh!

🙂

GUPPY

Viu, Mar de Coral ?

Quem mandou querer homenagear o Wagner!

Da próxima vez, vá aos EUA e faça uma reportagem num submarino museu GUPPY que nada de mau vai lhe acontecer. E se você falar para a sua “Patroa” que o tal GUPPY é um “Gato Class”, ela vai adorar. Afinal, ela não gosta de gato ?

Abraços e parabéns pelo belo trabalho.

Dalton,

Na minha época de embarcado, a “vela” do S11 só era frequentada praticamente pelos jogadores de “aliado”.

Abraços

Wagner

kkkkkkkkkkkkkk !! Boa, Guppy ! Esse Tango como museu, e exposto lá, na Alemanha, e sua reportagem aqui no blog, Coral, são tambem uma justa homenagem aos homens da marinha soviética que morreram em submarinos semelhantes, tudo pq o Partido insistia em lançar navios as pressas sem os devidos testes. Tambem é um monumento a paz entre germanicos e eslavos, que nunca deveriam ter brigado entre si. Agora aprenderam a lição, o Yuri Dolgoruki AINDA está em testes e hoje a Marinha russa só coloca o bicho em ação depois de muuuitos testes cuidadosos. “”В советские имена храбрых мужчин, которые… Read more »

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