Especial 95 anos da Aviação Naval: Esquadrão HU-1 (Esquadrão Águia)

1

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), é primeira unidade aérea operativa da MB e foi criado em06 de junho de 1961 e desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.

Dispõe de helicópteros Helibras Esquilo monomotor (UH-12) e Esquilo biturbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento ; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro); busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO” ou “TUDÃO”.

Este ano o HU-1, primeira unidade aérea da MB completou  50 anos.

Seu atual Comandante é o CF José Vicente de Alvarenga Filho.

” IN OMNIA PARATUS”

(Pronto para Tudo)

NOTA do EDITOR: Iniciamos hoje uma série de matérias, alusivas aos 95 anos da Aviação Naval Brasileira, que irão ao ar todos os dias durante esta semana iniciando com o Esquadrão HU-1, mais antiga das unidades aéreas da Marinha do Brasil.

NOTA 2: Leia a matéria especial do Jubileu de Ouro do Esquadrão HU-1 na revista Forças de Defesa.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] no esquadrão HU-1, o “Tudão”, que recentemente completou 50 anos (veja mais no Poder Naval e na revista Forças de Defesa 2). E a sensação de entrar  numa velha aeronave como essa é […]