Home Noticiário Internacional Batalha Naval Turquia X Israel

Batalha Naval Turquia X Israel

1001
30

O governo turco está exigindo que Israel se desculpe por se defender quando barrou navios na sua costa em 2010. Os turcos querem desculpas, compensação e o fim do bloqueio. O pedido foi feito mesmo sabendo que o Hamas é reconhecidamente uma organização terrorista e que os ativistas turcos nos navios foram filmados atacando as tropas israelenses invadindo os navios.

Os turcos não pretendem recuar e agora ameaçam enviar navios de guerra para escoltar os navios de ajuda humanitária tentando quebrar o bloqueio naval israelense. Os israelenses são tecnicamente superiores no mar e o conflito poderá escalar para uma guerra aérea onde os israelenses também são superiores.

Fonte: Strategy Page

30
Deixe um comentário

avatar
30 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
GUPPYBascheraG-LOCgiordani1974FCGV Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Esse governo fundamentalista islamico turco, está procurando sarna prá se coçar.
Ou quer ver o circo pegar fogo em casa mesmo, qndo os milicos locais voltarem prá casa c/ ambos os olhos roxos e o nariz sangrando.
E usar isto prá atacar o secularismo militar e se perpetuar no poder.

Marcelo
Visitante
Marcelo

No ar, a superioridade de Israel é incontestável, mas no mar tenho minhas dúvidas. A marinha de Israel é pequena, acho que 3 ou 4 subs e umas 5 corvetas. Não tenho certeza mas a Marinha turca é maior, e acho que possui fragatas Oliver H. Perry.

Marcelo
Visitante
Marcelo

A marinha turca é bem maior que a israelense…aliás é maior que a do Brasil.

TURKISH NAVY
Submarines (14 in service)
Frigates (17 in service)
Corvettes (7 in service)
Fast attack craft and missile boat (27 in service)

ISRAELI NAVY
Submarines (3 in service)
Corvettes (5 in service)
Fast attack craft and missile boat (10 in service)

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

A Marinha Imperial russa tb era maior que a Marinha Imperial japonesa, em Tsushima em 1905, deu no que deu.
Nas Falklands em 1982, os britânicos se impuseram, umas 15.000 milhas longe de casa.
E os turcos terão que lutar próximo a águas israelenses, longe de casa.
Mas o pto não é esse e sim, o que o regime islâmico turco atual, pretende ao antagonizar Israel.
Talvez a resposta esteja, na Turquia mesmo.

edcreek
Visitante
edcreek

Olá,

Amigos se isso realmente aconteçer(coisa que não creio) a Turquia não lutará sozinha e terá apoio de outros paises Arabes como no passado.
No mar Israel não tem chance, os Turcos são bem treinados e tem uma manutenção de acordo com as especificações, não podemos usar como parametro as guerras com os outros paises com armas obsoletas e soldados sem treinamentos, não em todos os casos mas na maioria.

Abraços,

daltonl
Membro
Active Member
daltonl

Também não creio que nada acontecerá…mas…supondo que os países arabes apoiarão a Turquia como o Ed escreveu acima, Israel não terá apoio da OTAN?

A Turquia faz parte da OTAN, mas, parece que consideraram legitima a ação de israel, então, não poderia ser a Turquia vitima de alguma ação da OTAN, expulsão, sanções ou outra coisa?

Sendo ainda mais dramático, os submarinos israelenses, não estão armados com “popeyes com ogiva nuclear” ? Os turcos pagariam para ver se é verdade?

abraços

Alfredo Araujo
Visitante
Member
Alfredo Araujo

Eu acho q a desvantagem de israel em meios navais meio q se torna irrelevante se levarmos em consideração a proximidade com a costa que esse, hipotético, conflito aconteceria. Misseis anti-navio e a aviação, baseados em terra, tem o poder de anular essa vantagem numérica turca.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Mísseis anti-navio e aviação não afundam submarinos….14×3.
Não acho que Israel chegaria a usar armas nucleares. Isso apenas se a própria existência estivesse em jogo, o que não seria o caso.

Francis Rosário
Visitante
Francis Rosário

Israel simplesmente não poderia usar armas nucleares. Aliás, hoje creio que nenhum país tenha coragem para tal.

A opinião publica mundial se voltaria contra quem por ventura usasse esse tipo de armamento e teríamos uma verdadeira cruzada.

Gueorgui Jukov
Visitante
Gueorgui Jukov

Se a turquia entrasse em conflito com israel com certeza perderia mesmo que tenha uma marinha poderosa, israel tem mais do que poder suficiente pra negar o uso do mar partindo de terra, israel e um pais pequeno rodeado de inimigos mas e bem preparado e bem armado, alguns esquecem que israel enviou mais de uma dezena de F-15 a milhares de quilômetros bombardear uma usina nuclear, isso e mais uma tentativa do atual governo turco de tirar a atenção politica de outros assuntos dentro de seu país, nenhum país da região vai apoiar a turquia contra israel tudo que… Read more »

Ricardo Cascaldi
Visitante
Member
Ricardo Cascaldi

Supondo que ocorra um conflito, será que Síria e Egito iriam querer se envolver?

Os turcos estão fazendo propaganda de mais. Tá até parecendo um certo país que conhecemos! Podem ter uma marinha superior, mas o apoio de nações da Europa a favor de Israel seria claro e imediato.

cfsharm
Visitante
cfsharm

Bom, a grande pergunta é… afinal o que os turcos realmente querem??? Um conflito aberto com Israel, invadindo águas territoriais é assinar uma declaração de guerra como AGRESSOR. Os outros países árabes vão assinar embaixo – catalisando a Primavera Árabe e levando ao caos, pois já se sabe o resultado, vide a história… será mesmo? Quanto ao TO naval termos uma situação “interessante” se ocorrer mesmo o conflito. A marinha de superfície turca estará em desvantagem claramente devido a proximidade da costa de Israel. Mas a força de submarinos vai fazer uma diferença atroz – ameaçaria muito as ações de… Read more »

Francis Rosário
Visitante
Francis Rosário

Cfsharm, certamente se estourar uma guerra o Irã vai querer se meter.

O Egito não sei, depende muito de quando o conflito irá iniciar e quem irá ganhar as eleições por lá.

Ricardo Cascaldi
Visitante
Member
Ricardo Cascaldi

A Turquia que se cuide, brincar dessa maneira é pedir para sair da lista de países que fazem parte do programa JFS ( F-35 ) . EUA pode muito bem achar outro parceiro para produzir os componentes que os turcos já “embargaram” uma vez, quem sabe não seria o próprio Japão? Começar um conflito com o amigo preferido dos EUA no Oriente Médio só causaria problemas para os Turcos, a indústria de defesa turca depende dos EUA, logo, seus programas militares estariam ameaçados. Ao meu ver a Turquia só está fazendo propaganda, mesma coisa que qualquer outro país tosco com… Read more »

FCGV
Visitante
Member
FCGV

Não sei se pela fonte haver sido a Strategy Page, mas o artigo foi escrito de forma extremamente parcial e pró-israel, como por exemplo: “…ativistas turcos nos navios foram filmados atacando as tropas israelenses invadindo os navios…” com ênfase no tropas israelenses invandindo seus navios; é como dizer que o cara fez mal em atacar o ladrão que invadia o seu carro por exemplo! Um ponto porém que não ficou muito claro, como todos sabem, Ancara é a muito tempo um grande aliado estrategico dos EUA, sendo que a transferencia de armas nucleares americanas para a Turquia nos anos 60… Read more »

FCGV
Visitante
Member
FCGV

Respondendo ao Ricardo sobre a relaçao Turquia e EUA. A posiçao geografica da Turquia, no extreito de Marmara, representou sempre uma forte vantagem estrategica americana sobre os Sovieticos. Estes por sua vez, apesar de possuirem a maior area de todos os paises do mundo, sempre teve pouco ou dificil acesso ao oceano. Seja por Vladvostok, seja pelo GIUK gap, seja pelo estreito de Marmara. A guerra fria pode ter terminado a muito tempo, mas a posição geografica da Turquia não se desperdiça nem por um conflito da mesma contra israel.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Esse cara, o 1º ministro turco Recep T. Erdogan, tá se achando, tá a fins de tomar uns tecos…

(http://www.defensenews.com/story.php?i=7628980&c=EUR&s=SEA)

A questão é:

Serão somente dos israelenses, esses tecos???

Marcelo
Visitante
Marcelo

as forças armadas turcas tem treinamento da OTAN, não são como a Síria ou o pobre Líbano. Essa parada não seria tão fácil assim para Israel não…e a OTAN não pode atacar um estado membro, isso seria ridículo.

cfsharm
Visitante
cfsharm

Francis Rosário,

Concordo – o Irã iria entrar de cabeça no conflito. Quanto ao Egito as coisas me parecem estar se encaminhando para um governo menos simpático a Israel. Além do mais, aqueles soldados egípcios mortos por soldados israelenses com certeza serão um fator que pesará em decisões políticas mais radicais. Evidentemente que há uma larga diferença entre as posições do Irã e do Egito, só que este último já não é o fiel da balança da situação de Israel no mundo árabe.

giordani1974
Visitante
giordani1974

Isso jamais acontecerá. O governo turco está só latindo e além do mais, a turquia como membro da OTAN seria reprimida pelo Tio Sam, parceiro mais do que estratégico de Israel. Além do mais isso é uma afronta a israel. Ajuda humanitária uma ova! Mas partindo da hipótese de que um conflito seria inevitável. A marinha turca é maior, mas sem superioridade aérea, vão ser belos alvos para a IAF. Não parei para examinar mapas ou calcular distâncias, mas os F-16´s da TAF terão de voar como os Mirages argentinos em 1982 para chegarem ao TO, ou seja, com as… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Aí povo, leiam algo realmente sério, a respeito:

“…that Turkey had taken steps to stop Israel from unilaterally exploiting natural resources in the Mediterranean.”

“Turkey flexing some regional muscle over Israel for political points towards being seen as a regional leader in the Muslim world.”

“A NATO nation can’t conduct an act of war against another nation then invoke the mutual defense clause of the NATO charter for assistance.”

(http://www.informationdissemination.net/2011/09/diplomacy-can-be-ugly.html)

(http://www.reuters.com/article/2011/09/08/us-turkey-gaza-idUSTRE78765F20110908)

Irã, Egito, Síria???
Ah, menos vai!!!

Gueorgui Jukov
Visitante
Gueorgui Jukov

Mesmo que as tropas turcas tenham treinamento da otan, israel tem sem duvida um dos melhores treinados e equipados exércitos do mundo, o serviço militar e obrigatório em israel e é de 2 anos, sem duvida a marinha turca e mais numerosa com muito refugo americano como as OHP ou fragatas classe Meko, israel possui corvetas steathl Eilat que são os navios mais modernos do médio oriente juntamente com 3 submarinos Dolphin havia ainda a noticia de mais 2 submarinos alemães para israel, mas não sei dizer o que aconteceu.

G-LOC
Visitante
G-LOC

Israel estará na defensiva e terá mais chances de conseguir superioridade aérea. Então ficam com mais chances de ter sucesso. Como fizeram antes podem até atacar a marinha turca em terra. Os subs devem ser os alvos principais.

Baschera
Visitante
Member
Baschera

Senhores….. O caso de um conflito maior, generalizado e aberto entre os dois países me parece imponderável. Aparecerão os apaziguadores americanos e europeus como moscas por sobre o mel !! Geopoliticamente falando, a Turquia (para o bem ou para o mal) faz parte da OTAN e Israel não. Ambos são aliados importantes dos USA. Se houver um conflito generalizado, a Turquia pode fechar o estreito de Bósforo e bloquear os oleodutos que passam pelo seu território e certamente encontrará apoio de alguns países muçulmanos e árabes também. Tudo o que não se quer neste momento de crise financeira é outra… Read more »

Gueorgui Jukov
Visitante
Gueorgui Jukov

E tanto argumento, que muito gente esquece uma coisinha israel não e um paizinho qualquer apadrinhado pelo tio sam, se não se lembram lá e chamado de terra santa um lugar importante para as 3 principais religiões do mundo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, vocês acham mesmo que se a turquia meter a besta, não correria um risco de Terceira mundial, e israel não e fraco não israel e uma potencia no oriente médio incontestavelmente, o apoio americano nunca foi assíduo como alguns acham ninguém lembra da guerra do Sinai, 6 dias, Yom Kippur de independência em 1948 quando seus vizinhos árabes… Read more »

Ricardo Cascaldi
Visitante
Member
Ricardo Cascaldi
Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Por favor, leiam o link postado em 09/09/2011, abandonem vossas paixões pessoais e entendam a realidade da situação: “The problem Erdogan faces is that it is hard to imagine any Turkish Navy Captain would be foolish enough to take a warship into the territorial waters of Gaza, which under the Interim Agreement is considered Israeli controlled waters. Once inside those territorial waters, Israel would be within their legal rights to sink the Turkish Navy vessel. That won’t happen.” (http://www.informationdissemination.net/2011/09/diplomacy-can-be-ugly.html) Prá aqueles que não conhecem das coisas, Israel vetou a presença de uma divisão do exército egipicio no Sinai, os acordos… Read more »

Francis Rosário
Visitante
Francis Rosário

Mauricio, o povo do Egito está querendo guerra contra Israel.

É m… por lá vai ficar grande.

GUPPY
Membro
GUPPY

Com essas atitudes, o 1º ministro turco Recep T. Erdogan está é dificultando a aceitação/entrada da Turquia na Umião Européia. Ou já desistiram disso?

Abs

GUPPY
Membro
GUPPY

Fica o alerta para Israel:

Adquirir novas escoltas, principalmente Fragatas, e ampliar sua Força de Submarinos e de seus “Fast attack craft and missile boat”. Parece que não haviam pensado na Turquia antes, talvez pelo fato desta fazer parte da OTAN e da presença da 6ª Frota no Mediterrâneo.

Abs