DGMM realiza cerimônia simbolizando início da construção de navio de mapeamento

 

Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos apresenta o martelo que fará o ato simbólico do batimento de quilha do navio

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, realizou o Batimento da Quilha do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”, no dia 05 de setembro, nas dependências da Indústria Naval do Ceará (INACE), estaleiro construtor, em Fortaleza (CE).

O Aviso tem como finalidade realizar a atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias da Bacia Amazônica, possibilitando melhorias na segurança da navegação. O mapeamento ocorre por meio da execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em Águas Interiores na região, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Com a presença do Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana; do Diretor-Presidente da INACE, Antônio Gil Fernandez Bezerra; e de outras autoridades, o evento foi marcado pelo ato simbólico de “martelar” a quilha, herança dos tempos em que a fixação era feita por pregos, ação executada pelo Diretor-Geral do Material da Marinha e que representa o “nascimento” da embarcação.

O Aviso é o primeiro de uma classe de quatro navios a serem construídos a partir do Relatório de Estudo de Exeqüibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval. Os navios desta classe recebem nomes de importantes rios brasileiros, e o Tocantins, em especial, é o segundo maior rio totalmente brasileiro, que se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral.

Fonte/Foto: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments