Em 30 de setembro de 1954, o USS Nautilus (SSN-571) foi comissionado na US Navy, sob o comando do Capitão-de-Fragata (CDR) Eugene P. Wilkinson.

Em julho de 1951, o Congresso dos EUA autorizou a construção de um submarino de propulsão nuclear, que foi seguido pelo anúncio em 12 de Dezembro de 1951, que o submarino seria batizado de Nautilus, sendo o quarto navio da Marinha dos EUA a ostentar este nome.

A construção do Nautilus só foi possível graças ao êxito do desenvolvimento de uma planta de propulsão nuclear, por um grupo de cientistas e engenheiros do Naval Reactors Branch of the Atomic Energy Commission, sob o Comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra (Captain) Hyman G. Rickover, USN.

FONTE e FOTOS: Submarine Force Museum and USS Nautilus

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

Será que quando completarem 70 anos nós teremos nosso primeiro?

GUPPY

O “design” tem muito de um GUPPY.

Abs

Fernando "Nunão" De Martini

Gyppy, pra mim é basicamente um Classe Tang ampliado para abrigar o reator.

Mas, no fim das contas, estamos falando praticamente das mesmas coisas, pois todos (sejam eles submarinos reconstruídos como os Guppy ou novos projetos como os Tang e o Nautilus e seus irmãos menores classe Skate) herdam muito do Type XXI alemão.

GUPPY

“Gyppy, pra mim é basicamente um Classe Tang ampliado para abrigar o reator.”

Perfeito Nunão. Eu que “forcei barra” priorizando mais a semelhança com um GUPPY. A semelhança com um Tang é maior mesmo. O seu segundo parágrafo também é muito procedente.

Abraços

Vassili

Falando em Type XXl alemonico…………….. como gostaria que ele tivesse entrado em operação lá pelos meados de1943. Seria a batalha do Atlântico – fase ll?????????????????

Seriam os sonares aliados capazes de deter essa nova realidade submarina??????????????? os estaleiros de Wilhelmshaven suportariam o peso dos bombardeios estratégicos aliados????????

abraços.

FCGV

Hyman G Rickover, o homem da marinha nuclear.

Observador

Caro Vassili:

O Tipe XXI é como outras invenções alemãs na Segunda Grande Guerra:
o Messerschmitt Me-262, o Messerschmitt Me-163, o míssel de cruzeiro V-1, o míssil balístico V-2, o Panzerkampfwagen VIII Maus, o Sturmgewehr 44, o Arado Ar 240, as bombas planadoras guiadas Fritz-X e Henschel Hs 293 e muitas outras armas.

Todas armas excelentes e revolucionárias, mas em número insuficiente e com entrada muito tardia no conflito para alterar o seu rumo.

Ainda bem.