Empresa de dragagem do Rio arrematou em leilão a fragata Dodsworth, que a Marinha comprou da Inglaterra em 1996 e baixou ao estaleiro em 2004, por falta de verba para manutenção. Estava toda ok.

FONTE: www.claudiohumberto.com.br / FOTO: Poder Naval

 

Nota do Editor: Segue extrato do DOU referente ao leilão do casco da Dodsworth

LEILÃO N EGPN-044/2011

  Por ordem do Diretor-Presidente da EMGEPRON faço público que será publicado o Resultado da Licitação EGPN N 044/2011, modalidade Leilão, conforme segue: 1.Objeto – Alienação por venda, de 01 (um) casco da Ex-Draga Ipanema, pertencente à Base Hidrográfica da Marinha em Niterói – BHMN e 01 (um) casco Ex- Fragata Dodsworth, pertencente ao Comando do 2º Esquadrão de Escolta – COMESQDE-2; 2.Vencedor do lote 01: Empresa COROA GRANDE DRAGAGEM LTDA., CNPJ n 42.426.007/0001-10, no valor total de R$ 1.380.000,00 (um milhão, trezentos e oitenta mil reais).

LUIS ANGELO DE CARVALHO FILIPPO

Presidente da Comissão de Licitação

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Esse é mais um dos inúmeros absurdos que ocorrem em setores do Estado brasileiro, no caso, a Defesa. Navio com longa jornada na Esquadra, aposentado precocemente porque não podia ser manutenido. Mas existem outros: a perda de oportunidade da compra das T-22 B2 para substituir as obsoletas Garcia/Pará, a preço de banana.

martins

A coisa tá cada vez pior.
Com a baixa da Fragata para onde vai a tripulação do navio? Foram transferidos para outra embarcação ou estão todos em terra?

martins

Quando eu ganhar na Mega-sena vou comprar um navio da Marinha do Brasil hehehhehe

MO

Provavelemtente scrap em niteroi

ainda mais pelo preço, caracteristico deste fim, apesar do LDT dela ser baixo (light ship)

Wiltgen

Martins,

A Dods deu baixa em 11.03.2004 e sua tripulação já foi absorvida por outra OM.

Abs,

Guilherme Poggio

A história não é bem essa.

O navio não estava ok, como diz o texto. A foto já dá uma ideia disso.

Além do mais, quem é que forneceria peças para as outras três que estão navegando?

Uma pena. Lá vai a Brilliant para o “scrap”.

Mauricio R.

Bem, uma hora ou outra isso aí, acontece c/ qualquer navio.

marciomacedo

Acontece com qualquer navio, sem dúvida, mas não com uma fragata recém-incorporada como a Dods.

daltonl

É a chamada “canibalização”, último recurso para se manter o restante de uma classe em boas condições já que a Dods tinha quase 25 anos
e não estavam mais construindo fragatas T-22.

Ano passado a US Navy descomissionou com 25 anos a USS Hawes
como fonte de peças.

Em outros casos, “canibalizar” poupa dinheiro, como no caso de uma ancora e as duas amarras que foram retirados do USS Independence
quando este encontrava-se na reserva e foram colocadas no novo USS
George H.W. Bush.

GUPPY

MO,

LDT ?

Abraços

MO

LDT (Light Displacement Tonn) – light ship = peso base de alculo para embarcações vendidas para scrap

o light ship dela eh baixo proporcional a um mercante, por isso CREIO que a relação custo x preço foi boa

GUPPY

Ok, MO.

Obrigado.

Abraços

Mauricio R.

Péssimas notícias:

(http://www.defpro.com/news/details/29089/)

Aguentem a DCNS, pretendendo empurrar essa coisa p/ a MB…
Se bem que o design tem um certo apelo, como possível substituto da classe “Bracuí”.