O Navio Aeródromo São Paulo (A 12), ex-Foch (R 99) e ex-Richelieu, é o quarto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Estado e a cidade de São Paulo.

Após mais de um ano de negociações, em agosto de 2000 foi assinado um acordo entre o Brasil e a França quanto a compra do PA Foch.

O contrato de compra do Foch foi estimado em 300 milhões de francos (12 milhões de dólares), incluídos nesse total os custos dos trabalhos no Arsenal de Brest e o término da retirada dos isolamentos de amianto existentes no navio, que já vinham sendo realizados a três anos.

Em 4 setembro de 2000, o Foch iniciou em Toulon o processo de adaptação para transferência a Marinha do Brasil, tendo incluídos em sua tripulação, a partir dessa data, os primeiros marinheiros brasileiros iniciando assim o processo de familiarização com o navio, chegando a receber 50 oficiais e 250 praças a bordo.

Em 15 de novembro de 2000 foi realizada em Brest a cerimônia de transferência e incorporação a Marinha do Brasil do Navio Aeródromo São Paulo, em cerimônia presidida pelo CEMA, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli, e contou com a presença do CMG (MN) Bertrand Aubriot, comandante do Foch, e do Almirante-de-Esquadra Jean-Louis Battet, Major General de la Marine Française.

Nesta ocasião, assumiu o 1º comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antônio Alberto Marinho Nigro e o seu atual Comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Renato de Oliveira.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do NAe São Paulo acessando o NGB. O São Paulo também permacerá aberto a visitação pública durante o próximo final de semana em Santos/SP.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments