O Poder Naval mostra com exclusividade as primeiras fotos do AH-11A Super Lynx N-4011 (Lince 11), pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), já com a identificação que utilizará durante o período em que participar das operações aéreas pela Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL), cujo Comando da Força Tarefa Marítima (MTF) está a cargo do Brasil desde fevereiro.

O Lince 11 compõe o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) da Fragata União (F 45), capitânea da MTF, e proverá apoio aéreo durante as patrulhas na Operação Líbano I, afim de impedir a entrada de armas ou material conexo por via marítima para o Líbano.

O Super Lynx pode ser armado com até quatro MAS Sea Skua, para missões ASuW, além de realizar operações de VBSS (Visit, Board, Search and Seizure), MIO (Maritime Interdiction Operations) e SAR (Search and Rescue).

O Lince 11 foi a primeira aeronave a receber o imageador térmico (FLIR) Star SAFIRE III, sensor passivo muito útil na identificação positiva de alvos, tanto no período noturno como diurno, gerando imagens com o máximo de detalhamento a uma distância segura para a aeronave, além de possuir equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE/ESM – Electronic Support Measures) Orange Crop/Racal MIR II e o potente radar 360° Seaspray 3000.

FOTOS: CT Raphael Estrella Nogueira

NOTA do EDITOR: Bravo Zulu DAE UNIFIL!

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Show de imagens e é a 1ª vez que vejo um Super Lynx armado com Sea Skua real.
Parabéns ao HA-1.

Wiltgen

HA-1 em ação real!

Invincible

Belas fotos, excelente matéria.

Saindo na frente mais uma vez.

Essa missão vai ser importante para a marinha empregar seus equipamentos e pessoal em uma situação real e absolutamente diferente por ser uma região quente.

Vai ser muito bom e a Marinha vai fazer um grande trabalho.

Wiltgen

Invincible,

Sem falar na experiência operacional que vão trazer para a MB e para a Aviação Naval!

Abs,

Uitinã

Esse FLIR focou demais isso que e bom mesmo que a aeronave seja meio antiga fica muito melhor atualizada com equipamentos de primeira, Alguém sabe se os SH-70 tbm terão o FLIR, na ponta do nariz como o Lynx.

Guilherme Poggio

Pessoal

Sobre o FLIR dos AH-1 tem matéria sobre eles na Revista Forças de Defesa 1 e 2.

Wiltgen

Uitinã,

Os MH-16 (S-70B) já virão de fábrica com o FLIR.

Olha a foto dele: http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/Seahawk-MB.jpg

Abs,

jacubao

Sem dúvida, uma das melhores aeronaves naval já produzidas até hoje e podemos ter orgulho de tê-las em operação na nossa Marinha.

MO

risos jacuba espera os seahawk … kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mauricio R.

Ao contrário das tranqueiras francesas, as quais de tempos em tempos adicionam alguma parte, que veio faltando de fábrica e a revista do blog faz até matéria; os Sea Hawk virão completos!!!
Esses americanos são mesmo, uns chatos!!!
Já ouví que a US Navy nutre um certo ciúme do Lynx, isso procede ou é exagero???

Wiltgen

Procede sim Mauricio R., certa vez ouvi de um dos nossos pilotos do HA, durante manobras com a US Navy, que um piloto de Seahawk foi conhecer o nosso AH-11A e falou: “Vocês voam o melhor helicóptero naval do mundo, pudera eu poder trocar!”. Sem falar que durante o processo de substituição do LAMPS I (Seasprite), o Lynx foi considerado a malhor opção, porém foi descartado e passaram direto para a fase III, tendo como vencedor o SH-60. Não resta dúvida, que ambos são os melhores helicópteros navais do mundo, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Tenho certeza que… Read more »