Pela primeira vez na história da Grã-Bretanha, mulheres vão receber permissão para prestar serviços militares em submarinos, anunciou nesta quinta-feira o secretário de Defesa do país, Philip Hammond, após pesquisas mostrarem que não há razões para sustentar a atual proibição.

Um pequeno grupo de oficiais femininas começará o treinamento no próximo ano e vai passar a servir em submarinos nucleares da Marinha britânica (Royal Navy) no fim de 2013, afirmou Hammond. A decisão ocorre após uma revisão de 18 meses, conduzida pela Marinha, que analisou as questões sociais, técnicas e de saúde relacionadas à permissão para que mulheres prestem serviços militares em submarinos.

Embora mulheres tenham permissão para serem tripulantes nos barcos da Marinha britânica desde 1990, elas não podiam ser tripulantes de submarinos por causa da preocupação de que os níveis mais altos de dióxido de carbono nos submarinos eram um risco para a saúde delas. No entanto, o Ministério da Defesa informou que pesquisas recentes mostraram que esses riscos são infundados e que “não havia razões médicas para excluir as mulheres”.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

E aqui no Brasil? Quando que a MB vai pensar parecido com americanos e britânicos?

Seria mais agradável integrar uma tripulação mista (ou mixta?) tanto em navios de superfície como, principalmente, em submarinos.

Fico na torcida.

GUPPY

Heber Bispo (do Facebook) disse, “vao dar mais que chuchu na cerca, poucas mulheres no meio de quase 100 homens que nao veem uma mulher a no minimo 6 meses…” Não é bem assim não. Os submarinos atuais foram projetados para uma tripulação muito inferior a 100 tripulantes. Alguns, lotam menos de 50 tripulantes. Apenas os nucleares precisam de um número maior. E nunca ficam seis meses sem verem mulheres, ao contrário, poucos dias. Somente em comissões de longa duração acontece o fato da guarnição ficar sem ir à terra. Os americanos(atômicos) são os que costumam passar mais tempo em… Read more »

daltonl

Bem lembrado Guppy… o tempo de grandes tripulações em submarinos convencionais como nos Guppies que vc serviu, é coisa do passado e além do mais, submarinos convencionais não passam meses no mar, um dos motivos que foi mais fácil a incorporação de mulheres em submarinos de marinhas como a norueguesa por exemplo. Nas marinhas americana, britanica e francesa que só possuem submarinos nucleares é o seguinte: Inicialmente, mulheres irão servir apenas nos grandes submarinos armados com misseis balisticos e no caso americano, também nos balisticos convertidos em SSGNs cujo tamanho maior permite um certo grau de privacidade sem custosas modificações.… Read more »

GUPPY

Perfeito, Dalton. Como sempre.

Obrigado pelos enriquecimentos.

Abraços