Chile: Bolívia ‘sofrerá consequências’ por aspiração marítima

5

bolivia mar

O governo chileno assinalou nesta quinta-feira que a Bolívia vai “sofrer as consequências” do caminho que escolheu tomar, em resposta ao anúncio do presidente Evo Morales de que viajará a Haia para obter informações sobre um futuro processo contra o Chile a fim de obter uma saída ao mar.

“Nós pensamos que há outras possibilidades para buscar coisas em benefício mútuo. No entanto, é a Bolívia quem tem de decidir os caminhos que vai seguir e sofrer suas consequências”, avaliou o chanceler chileno, Alfredo Moreno.

Em declarações à edição digital da Radio Cooperativa, o ministro das Relações Exteriores do Chile ressaltou que para seu país “o caminho correto é o do respeito e dos tratados vigentes”. “O caminho para conversar sobre qualquer outro elemento é o caminho do diálogo, da conversa e da busca por interesses comuns”, acrescentou.

O líder boliviano anunciou nesta quinta-feira que viajará a Haia em fevereiro para buscar informações que sustentem o processo que seu Governo planeja interpor contra o Chile na Corte Internacional de Justiça (CIJ) para obter uma saída soberana ao Pacífico.

A Bolívia perdeu sua saída ao oceano após uma guerra travada contra o Chile no século XIX, o que azeda os vínculos entre as duas nações. Por isso, os dois países não têm relações diplomáticas em nível de embaixadores desde 1978. O Chile já enfrenta na CIJ um processo apresentado pelo Peru em 2008 a fim de modificar o limite marítimo com seu vizinho do sul.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Se fosse o Mollusco ladrão já teria entregue.

Que o Chile coloque o cocaleiro em seu devido lugar.

Blind Man's Bluff

Com qual de seus vizinhos o Chile não tem problemas?

Observador

Queria ver se os bolivianos tivessem invadido refinarias chilenas, o pau ia comer bonito.

É isto Chile: mostre para o sapo barbudo e para os sonhadores do Itamaraty que diplomacia de verdade se faz com um “Big Stick”, como já ensinou Roosevelt há mais de cem anos.

Antonio M

Sera que o sr. Evo vai aproveitar para perguntar sobre o Acre ?!?! rsrsr!!!

MO

o Acre não existe ..