Não é só a versão B do F-35 que enfrenta sérios problemas de projeto. O F-35C, versão naval CTOL (Conventional Take-off and Landing), em oito pousos de teste em Lakehurst, não conseguiu enganchar nenhuma vez o cabo de retenção.

De acordo com o “Quick Look Review” sobre o programa Joint Strike Fighter publicado recentemente, a geometria do F-35C apresenta uma distância muito curta entre o gancho e o trem de pouso principal quando baixado, que não levou em conta o posicionamento dos cabos e tem um amortecedor ineficaz que não leva em consideração as irregularidades do convés de voo.

Segundo o “Quick Look Review”, o gancho terá que ser redesenhado e isso demandará mais atrasos e custos adicionais ao problemático programa do F-35. Ver mais problemas do F-35 aqui.

Compare na foto abaixo a distância do gancho no Super Hornet em relação ao trem de pouso principal e seu posicionamento.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
maxi47

Projeto problemático…

jacubao

Tá de sacanagem. O maior operador de aeródromos do mundo e com os melhores engenheiros aeronáuticos no assunto não perceberam isso?????
A bruxa tá solta mesmo nesse projeto.

MO

o F 35a(C) da FAAC pousa …

Ricardo Cascaldi

Agora exagerou em Lockheed?

Leonardo

Segundo o “Quick Look Review”, o gancho terá que ser redesenhado e isso demandará mais atrasos e “custos adicionais” ao problemático programa do F-35.

Problemas acontecem, mas isso já virou sacanagem, parece as obras de infra estrutura realizadas aqui no Brasil, sempre tem algo a ser modificado e os custos aumentam a cada dia, em minha opinião tem muita gente agindo de má fé na LM e no governo de lá, a propina deve estar rolando solta, não é possível.

Vader

Tem alguma coisa muito errada aí. Isso é um erro muito básico para se deixar passar. A LM não é a lanternaria do Serjão: se aconteceu algo assim, podem ter certeza que motivo tem…

Ou o gancho era “versão beta”, rsrsrs… 🙂

Clésio Luiz

É por essas e outras que tradicionalmente um fabricante com experiência em aeronaves embarcadas é responsável pelas versões navais de certos aeroplanos. Foi o caso por exemplo dos projetos do programa ATF, YF-16 e YF-17, quando navalizados, contaram com a experiência da Vought e da McDonnel Douglas, respectivamente. Só que a Lockheed tem experiência nessa área, seu último modelo a operar embarcado foi o S-3 Viking, dos anos 1970, mas nesse caso ela contou com o apoio da Vought (LTV). No caso do F-35, ela tem um parceiro experiente em aeronaves navais (a Northrop absorveu a Grumman) e mesmo assim… Read more »

Vader

Hummmm… nada como pesquisar um pouquinho mais a fonte para saber de onde veio a “notícia”… 😉 Comenta-se nos fóruns estrangeiros que quem escreveu este artigo (Eric L. Palmer) é um “famoso” anti-F35 dos fóruns gringos (do naipe de um certo “jornalista” que temos aqui), e pior: plagiou informações de um tal de Peter Goon, um dos caras do Air Power Australia, do famoso “Dr.” Carlo Kopp… Parece que o redator “olvidou-se” de dizer que no mesmo relatório do DOD (departamento de defesa dos “USA”) já são propostas soluções para o problema no gancho de cauda. E que os ganchos… Read more »

mmartins2

Vader, espero que isso seja verdade, porque se não for, o engenheiro responsável pelo projeto deve ser demitido.
Seria um erro grosseiro demais não perceberem que a roda toca o solo antes do gancho de parada.
Não pode ser mesmo verdade………..

Mauricio R.

Se eu me recordo do “Top Gun”, o filme, a haste do gancho se extende, não é fixa…
É só ver pela foto do SH, o gancho está um tanto abaixo, além dos pneus.

Vader

Ah sim, para quem tiver paciência de ler a íntegra do QLR, ele está aqui:

http://s3.documentcloud.org/documents/274217/dod-quick-look-ahern-report.pdf

A propósito, está lá na pág 7, item 3.1:

I. The team identified no fundamental design risks sufficient to preclude further production (a equipe não identificou nenhum risco no desenho fundamental, suficiente para obstaculizar a produção).

Sds.

giordani1974

Que saudade da MacDonnell Douglas…Vought Corporation…Northrop…Grummann…

Trolagem essa informação do gancho…

Marcelo

mais um problema causado devido ao projeto basico servir à versão B, STOVL…deveriam ter feito uma aeronave separada para os Marines e o JSF poderia ser um avião muito mais otimizado, só para a USAF e US Navy.

joseboscojr

Nada que uma régua, uma cegueta, um pedaço de cano, um soldador e duas horas de trabalho não dê conta.
Rsrsrs

joseboscojr

Nada que uma régua, uma cegueta, um pedaço de cano, um soldador e duas horas de trabalho não dê conta.
Ou então deixa o ganch do jeito que está e rebaixa a suspensão.
Rsrsrs

Observador

Se a história tem fundamento ou não eu não sei, mas realmente o gancho de frenagem do F-35 é bem mais próximo do trem de pouso não só do F-18, mas do F-4 e do F-14, outros tradicionalíssimos caças embarcados.

É possível que haja um fundo de verdade na história, dada a complexidade do projeto. Uma máquina assim inovadora não nasce pronta.

Mesmo assim, não é nada que o inviabilize e não será o desafio mais difícil já entrentado pelos engenheiros envolvidos

paulsnows

A questão não se podera ser resolvido.

Certamente sera, e facilmente.

Mas isso foi um erro bisonho. Incrivel ter acontecido.

E se acontece em um item tão exposto e obvio, o não podera estar escondido no resto da aeronave?

Moriah

minha nossa…isso pq são os mais experientes….