Navio-patrulha ‘Graúna’ visitará Fortaleza e ficará aberto à visitação pública
No período de 03 a 05 e de 09 a 12 de fevereiro, estará atracado no Porto de Fortaleza o Navio-Patrulha “GRAÚNA”, comandado pelo Capitão-Tenente Thiago Montilla Tavares de Almeida. O Navio estará aberto à visitação pública nos dias 04 e 05 / 11 e 12 de fevereiro no horário de 14h às 17h horas.
O Navio-Patrulha “GRAÚNA” foi construído pela Companhia Comércio e Navegação – Estaleiro Mauá em Niterói – RJ em continuação ao Programa de Reaparelhamento da Marinha, sendo o segundo Navio-Patrulha da Classe “GRAJAÚ”, tendo sido lançado ao mar em 10 de novembro de 1993.
Atualmente, o Navio-Patrulha “GRAÚNA” está subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, com sede em Natal – RN, e desenvolve tarefas de patrulha e controle de área marítima, fiscalização dos recursos e das atividades de pesquisa no Mar Territorial, Zona Contígua e na Zona Econômica Exclusiva e Controle e Segurança das Plataformas de Petróleo no mar. Anteriormente ao Navio-Patrulha “GRAÚNA”, a Marinha do Brasil teve apenas um navio com este nome. Construído por Jeffersonville Boat & Machine Co. – Jeffersonville – New York em 1942, o USS Patrol Craft 561 foi incorporado à Marinha Brasileira em 06 de dezembro de 1943, com o nome de Caça-Submarinhos “GRAÚNA”, tendo operado durante a Segunda Guerra Mundial realizando escoltas de comboios de Navios Mercantes e Patrulhas Anti-submarinos pela Costa Brasileira.
Suas principais características são:
COMPRIMENTO TOTAL ………….. 46,50 m
BOCA …………………………………… 7,50 m
CALADO ……………………………….. 2,29 m
DESLOCAMENTO …………………… 217 ton
VELOCIDADE DE CRUZEIRO …… 12 nós
VELOCIDADE MÁXIMA ……………. 24,3 nós
RAIO DE AÇÃO ………………………. 2.200 milhas
ARMAMENTO ………………………….1 Canhão Bofors 40mm
2 Metralhadoras Oerlikon 20 mm
TRIPULAÇÃO………………………….. 30 militares.
O Navio possui dois eixos e respectivos hélices de passo fixo, dois motores “MTU” Diesel Turbocarregados, com 16 cilindros em “V”, sistema de partida elétrica e potência de 2.540 hp. O Navio possui ainda os seguintes recursos de Controle de Avarias:
- Uma rede de água salgada suprida por duas bombas centrifugas;
- Um sistema de borrifo automático instalado no paiol de munição;
- Bombas portáteis para combater incêndios e esgotar compartimentos;
- Sistema de detecção de incêndio, com sensores de fumaça e temperatura; e
- Sistema fixo de gás HALON para praça de máquinas e compartimento do gerador de emergência.
DIVULGAÇÃO: Comando do 3º Distrito Naval
SAIBA MAIS: Conheça mais sobre a história do navio-patrulha Graúna no site Navios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.
Pessoal de Fortal aproveite a oportunidade!