Nota à Imprensa – Incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz

12

A Marinha do Brasil (MB), extremamente consternada, informa que, cerca das 2h (Brasília) de hoje (25), ocorreu um incêndio na Praça de Máquinas, local onde ficam os geradores de energia, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Os 15 integrantes do Grupo-Base (militares da MB responsáveis pela manutenção e operação da EACF) prontamente iniciaram o combate ao incêndio, que ainda não foi extinto. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.

O militar ferido foi transferido para a Estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e posteriormente para a Base chilena Eduardo Frei e seu quadro de saúde não apresenta risco de morte.

Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na Estação no momento do incidente, foram transferidos de helicópteros chilenos para a Base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile. Permanecem na EACF o Chefe e parte do Grupo-Base, que trabalha no combate ao incêndio.

O Navio-Polar “Almirante Maximiano”, da MB, partiu de Punta Arenas em direção à EACF para prestar o apoio necessário.

Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da EACF, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da Base chilena Eduardo Frei continuam prestando apoio.

A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil o pessoal que estava na EACF.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do incidente.

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

“É normal”; “essas coisas acontecem”; “também aconteceu na Rússia, nos EUA, na França, na Inglaterra…”

martins

O capeta ta solto

Vassili

Só podemos torcer para que os dois desaparecidos estejam bem.

Mas que urucubaca essa que a MB está passando heim……….precisa de uma sessão de descarrego urgente.

Com os geradores danificados/ destruídos pelo fogo na sala de máquinas, a Estação simplesmente para de funcionar. Seria este o CLA da Marinha do Brasil??????? do jeito que as coisas andam rápido por aqui, não duvido nada que deixem ela desativada por alguns anos.

abraços.

Marcos

Governo esconde naufrágio de barco na Antártida Acidente ocorreu em dezembro e foi mantido em sigilo para evitar repercussão internacional por Sergio Torres, O Estado de S. Paulo Uma chata rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível. Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel. O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios… Read more »

Marcos

Seriam simples acidentes?
Seriam urucubacas?
Ou seria falta de dinheiro, incompetência, ganância, desvios de verba, tudo isso junto?

Lógico que são urucubacas. Que dúvida!

GUPPY

Talvez seja preciso investir mais em CAV.

Daglian

Puxa… a marinha precisa tirar o encosto.

Mas é uma oena este incidente.

Daglian

Acabei de ver na Globo (TV) e, se não me engano, um militar morreu e dois estão feridos (provavelmente o morto e um ferido estavam desaparecidos).

juarezmartinez

Não tem encosto nenhum Daglian, isto é consequência de falta de recursos, que gera falta de gente capacitada, falta de equipamentos adequados e falta de vergonha na cara desta gentalha ptista vagabunda que esconde as _____que faz atrás dos cantos.
Gentalha suja., tenho muita pena dos Marinheiros.

Grande abraço

Grande abraço

fragatamendes

Prezado MARTINEZ, tu foi muito feliz em seu comentário, pois a culpa de tudo isto que esta acontecendo com a gloriosa MARINHA é simplismente desta corja de BRASILIA, só devemos lamentar o pessoal que se feriu e morreu no evento, quanto ao fechamento da base não acredito que aconteça pois não é só dinheiro da MARINHA que foi investido na Base pois a mesma foi modernizada a pouco tempo.Abraços do MENDES.

Baschera

Congratulation Juarez….. pelo seu comentário.

Isto é decorrente da falta de verbas e de muita falta de vergonha na cara…. da corja de Brasília !!!!

Queriam o quê ?? Com a merreca vergonhosa destinada a estação antártica, meros R$ 9 milhões/ano….. os caras tem que fazer milagre !!

Se a chata vazar combústível ou se o incêndio poluir ….. vamos ser motivo de chacota e de protestos internacionais….. Dona PresidentA…. vê se acorda !!!

Sds.

Ozawa

O Jornal O GLOBO já dá como 2 sargentos mortos… Bem, para a MB não foi só a 4ª feira de cinzas, foi a 6ª feira também… Enquanto o discurso do governo relativo à Defesa prima pelo veleidade ideológica, claramente revanchista, e nunca, nunca, nunca, um discurso proficiente, técnico, transparente e com metas claras e concretas de reposição dos materiais obsoletos. FFAA de formaturas e segurança de dignatários em eventos internacionais no solo pátrio, isso é o que temos hoje, meras “gendarmeries”. E quanto à nota (re)tirada dos clubes militares, sem adentrar na conveniência e oportunidade do texto, demonstra a(s)… Read more »