A Rússia assinou um contrato para comprar 20 jatos navais MiG-29K e quatro treinadores MiG-29KUB. A MiG confirmou em 29 de fevereiro que o ministro da defesa Anatoly Serdyukov e o diretor da MiG Sergei Korotkov assinaram o contrato. O valor do contrato não foi revelado.

As entregas serão feitas entre 2013 e 2015, com a aeronave sendo operada no único navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov, servindo na Frota do Norte em Murmansk. O navio atualmente opera com jatos navais Sukhoi Su-33.

“A assinatura deste contrato é um passo real para o cumprimento do nosso programa para o rearmamento das forças. As forças aéreas navais vão receber uma aeronave de combate moderna – tão boa como qualquer outra no mundo”, disse Serdyukov.

O contrato vai garantir à MiG um fluxo constante de trabalho a médio prazo, acrescentou Korotkov.

O MiG-29K é uma variante navalizada do MiG-29M baseado em terra, com asas dobráveis, gancho de cauda e célula reforçada, um radar multimodo Zhuk-ME e capacidade multimissão. Pode ser armado com uma variada gama de armas ar-ar e ar-superfície, incluindo mísseis antinavio Kh-31.

A Marinha da Índia é o único cliente de exportação do tipo, que vai operar a partir do navio-aeródromo reformado de origem russa que será entregue no final deste ano.

A Marinha Russa experimentou uma versão navalizada do MiG-29 nos anos 1980 a bordo do Admiral Kuznetsov, mas optou pelo Su-33.

Ainda não se sabe se a Marinha irá operar o Su-33 ao lado do MiG-29K.

FONTE: Flightglobal

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Me parece que o MiG-29K está usando flape krueger no lerx, junto a raiz da asa. É a primeira vez que eu vejo esse tipo de flape num lerx.

Requena

Tá ai um avião bom de briga.

Com essa compra os russos mantém ativa a linha de montagem do MIG 29k por mais alguns anos. Ou seja, ainda vai ter muito Fulcrum-D sendo vendido por ai.

joseboscojr

Uma arma que dá uma ponta de inveja ao ocidente é o míssil AS-17 Krypton (versão anti-navio) Tá certo que o F-18 pode usar o HARM contra navios, mas acho interessante o conceito de ter um míssil antinavio aerotransportado para tiro a queima roupa (com alcance em torno de 100 km) com velocidade supersônica e orientação por radar ativo, vindo do alto. Somado a mísseis furtivos, subsônicos, sea-skimming, com orientação por imagem IR e teria uma combinação mortal. Um opção seria adaptar um Standard com um radar ativo e com a ogiva Mk125 de 135 kg, que foi projetada para… Read more »