Malvinas 30 anos: submarinos nucleares britânicos partem para o Atlântico Sul

16

Após o desembarque de fuzileiros navais argentinos na ilha Georgia do Sul no dia 23 de março de 1982 para proteger funcionários argentinos e a mobilização naval para a “Operação Rosário”, o Reino Unido reagiu ordenando que o submarino nuclear de ataque HMS Spartan partisse rumo às Ilhas Falklands no dia 1 de abril, uma quinta-feira.

O Spartan  estava participando da “Operação Springtrain” no Atlântico e foi carregado com torpedos de combate em Gibraltar, zarpando logo depois para as ilhas, a fim de estabelecer uma zona de exclusão marítima.

No mesmo dia, o submarino HMS Splendid também recebeu a ordem para se deslocar à mesma área de operações. No domigo, dia 4 de abril foi a vez do HMS Conqueror. Em apenas três semanas, o submarino HMS Splendid já estava na costa argentina caçando o porta-aviões ARA 25 de Mayo.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974

Tem uma história que os argentinos conseguiram detectar um submarino, mas não possuiam naquele momento nenhum tipo de armamento capaz de por a pique a nave…será fato ou apenas mais uma estória?

O 25 de mayo tinha capacidade de se defender de um sub?

Marcelo

pois é…e tem gente que acha que estamos errados em desenvolver nossos submarinos nucleares. Quem tem, tem. Quem não tem…

giordani1974

O 25 de mayo teve foi é muita sorte de não ter sido afundado…teria até encurtado a guerra!

daltonl

Mateus do “facebook”…

Apenas 2 dos SSNs enviados pertenciam a classe Swifsure, os HMSs
Spartan e Splendid.

O HMS Conqueror, que afundou o General Belgrano o HMS Courageous e o HMS Valiant pertenciam todos a classe Valiant se bem que os 2 primeiros eram também classificados como sendo da classe Churchill.

O HMS Dreadnought, o primeiro SSN britanico ainda estava em serviço em 1982, mais os 5 Valiants/Churchills e os 6 Swiftsures, o total de SSNs
na RN era de 12 em 1982.

Marcos

giordani1974

A verdade é que os argentinos estavam muito mal equipados.
No ataque ao Belgrano, o Comandante do submarino britânico se surpreendeu que os argentinos não tomaram nenhuma contra medida.

Marcos

Marcelo O problema não é ter ou não um submarino nuclaer. O problema é você ter uma nave bem equipada, seja ele nuclear ou convencional. Um submarino nuclear se justifica se você espera fazer operações de longa distância. Até porque os modernos submarinos convencionais, de proteção costeira, podem navegar por semanas sem necessidade de reabastecimento. O que deve se levar em consideração é o custo/beneficio. Mas para um país que paga por equipamento convencional o preço de nuclear, vale tudo, inclsuive tocar fogo no dinheiro. Temo que nosso submarino nuclear não vá à lugar algum, até porque acabaram de criar… Read more »

giordani1974

Marcos disse:
5 de abril de 2012 às 11:15

Humpf…tem que garantir o Futuro…deles meu velho! Deles! Mais um cabide de empregos…só no braZil que se cria agência reguladora para gerenciar agência reguladora…

calearo

OIá!
Quanto ao assunto dos submarinos nucleares e a perseguição ao 25 de mayo e aos avistamentos de submarinos por aviões da FAA, há um livro recente que narra todos os fatos que se deram entre 2 e 10 de maio de 82. O livro é “Malvinas: Tras los submarinos ingleses”. Vale muito a leitura, porém é dificil de conseguir aqui no Brasil.

GUPPY

Muito contrariadamente vou fazer a seguinte pergunta:
Qual a melhor arma antisubmarina, ou melhor, o que seria melhor a Argentina possuir no início de 1982, mais contratorpedeiros e/ou fragatas ou submarinos (para caçar os submarinos ingleses)?

Abs

Marcos

GUPPY

Exato!

Vamos inverter a situação: os argentinos mandassem para a Inglaterra submarinos nuclares para atacar a frota britância. O que fariam os britâncios? Iam caçar os submarinos. Existem medidas e contrra medidas.

daltonl

Guppy… existem muitos “SEs”…por exemplo, partindo do principio que a situação economica na Argentina fosse ideal, e houvesse capacidade dos estaleiros alemães e franceses de atender uma grande encomenda então um maior nr de SSKs teria sido adquirido sem sacrificar muito a força de superficie, necessários para a invasão. Os argentinos tinham 2 grandes SSKs em construção na Alemanha na época que só tornaram-se efetivos em 1985 e tinham planos de construir outros 4 localmente. Mais os 2 “209s” seriam 8 SSKs modernos no final da década dos quais 5 ou 6 poderiam ser empregados ao mesmo tempo durante um… Read more »

GUPPY

Obrigado Marcos e Dalton.
Agora, se por ocasião do conflito, a Armada contasse com uma força de submarinos rigorosamente equivalente a brasileira (3 Oberons e 5 GUPPYs, 2 destes GUPPY III), teria a Inglaterra conseguido impor o bloqueio marítimo em torno das Falklands/Malvinas?

Abraços

daltonl

Guppy… especulando, creio que os britanicos lidariam de forma diferente com uma armada com mais submarinos, talvez enviando mais SSKs. Não sei a condição de nossos 8 SSKs na época, sei que o Guanabara S-10 deu baixa já no ano seguinte em 1983, mas de qualquer forma os Guppies eram considerados obsoletos Quantos dos 8 os argentinos manteriam no mar ao mesmo tempo ? Uma vez eu ouvi de um de nossos marujos submarinistas quando fui visitar o “Riachuelo” na primeira vez que os Guppies saiam pouco para o mar e me parece pelo que li no NGB que ele… Read more »

GUPPY

Ok, Dalton. De fato, os GUPPYs estavam antiguados mesmo quando de suas incorporações à Marinha, inclusive os dois GUPPY III. Claro que os Oberons, até por serem bem mais modernos, participavam de mais comissões embora, no tempo em que eu estava na Força de Submarinos, o Guanabara S10, o Rio de Janeiro S-13 e o Amazonas S-16 quase não atracavam na BACS embora o Rio deJaneiro S-13 não estivesse mergulhando, saindo mais para experiências com um torpedo alemão guiado por um cabo, segundo comentava-se na Força. Quanto aos últimos comentários acima, concluí que não tinha como os argentinos impedirem o… Read more »

giordani1974

Resumo da história: A única forma da argentina retomar as ilhas é se tornando um país forte, tanto economicamente quanto politicamente. Só assim.
Então, os ingleses podem ficar tranquilos pelos próximos 50 ou 100 anos…porque o estrago que este governo populista está fazendo, irá se refletir pelos próximos 500 anos…

joubertfreire

Tenho 52 anos, tinha 22 na época do conflito e os hermanos levaram um paú dos Ingleses,não tinham roupas adequadas, mandaram pra lá só recrutas, levaram uma surra danada, e abaixaram o topete….acabou a valentia dos hermanos….