O Poder Naval na formação do Brasil

vinheta-destaqueO Museu Naval, situado em um prédio centenário na Rua Dom Manuel, no Centro do Rio de Janeiro, apresenta a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que ocupa sete salas do pavimento térreo.

O tema destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, a importância que teve na formação do País e nos dias atuais. O descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças vieram do mar. Daí a importância da História Naval brasileira, ainda tão pouco conhecida.

Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos.

Tudo isso é mostrado aos visitantes através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem.

Pátio D'Armas Museu Naval RJ

No Pátio d’Armas destaca-se o móbile “Aves dos Mares do Brasil”, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares. No local, pode-se conhecer 12 espécies de aves que sobrevoam os mares do Brasil.

Ao percorrer o Pátio d’Armas, o visitante também poderá “pisar” em uma mina utilizada na Segunda Guerra Mundial ou num torpedo B-57 de 1894. Esses exemplares estão em grandes vitrines construídas no piso.

Pátio d'Armas Museu Naval RJ 2

No segundo andar do prédio são realizadas exposições temporárias; há também uma Sala de Educação, para receber turmas de escolas. O Museu ainda conta com um auditório, no terceiro andar, para eventos.

O Museu Naval está localizado na Rua Dom Manuel, 15, Centro (próximo à Praça XV), Rio de Janeiro. E funciona de terça a domingo, das 12h às 17h. Entrada Franca.

Mais informações (21) 2233-9165 ou (21) 2104-6851.

Museu Naval 1

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Aproveitem todos os que puderem… é algo para ser visto e cultuada a história da Pátria.

Que fim deram ao ‘El Cristiano’?

daltonl

“El Cristiano continua no mesmo lugar, parece que é um pouco mais complicado retira-lo do local onde se encontra…mas, os paraguaios fizeram a exigencia e devem estar aguardando. Décadas atrás até a espada de Lopez já havia sido entregue e segundo me contaram, estava mal cuidada em um museu igualmente mal cuidado, vi as fotos mas não sei se continua assim, pois tive esta informação uns 15 anos atrás. Quanto a corveta brasileira “Anhabahy” e outros navios de guerra brasileiros capturados, encontram-se ainda expostos em terra firme. Mas não sei até hoje de qualquer exigencia por parte do nosso governo… Read more »

MO

Pow, quando vi PN achei que era gente !!!!! bom, eles chegam la ..

aldoghisolfi

Devolver ‘El Cristiano’ é apagar a memória nacional.